Entre o corpo e a cadeira

Modos performativos de ocupação em dança

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/sapiens.v7i2.10250

Palavras-chave:

corpo; cadeira; práticas-performativas; dança.

Resumo

A cadeira é, convencionalmente, um objeto destinado ao ato de sentar. Nós nos sentamos para fazer nossas refeições, para assistir a um espetáculo, para nos locomovermos sentados em algum automóvel e, como agora, nós nos encontramos sentados para a leitura do texto. Seria, no entanto, o sentar um modo único de relação do corpo com o objeto? Quais outros modos de relação, sob perspectiva da Dança, seriam possíveis entre ambos? Este artigo, debruçado sobre essas questões, dedica-se a examinar a relação entre o corpo e o objeto cadeira a partir de percursos prático-performativos na exposição PEDAGOGIA, do artista Paulo Nazareth; e em uma oficina performativa, com estudantes do PROFIS/Unicamp. Essas ações apresentam a relação entre o corpo e a cadeira como provocadores de modos de ocupação de espaços escolares. 

Biografia do Autor

Laís Julie Brasil Breyton, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Artista da dança (DRT 0057954/SP). Formada como Técnica em Dança pela Escola Técnica Estadual de Artes (2021). Atualmente, cursa Bacharelado e Licenciatura em Dança pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Desenvolveu pesquisa de Iniciação Científica pelo Programa de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/Unicamp), sob orientação de Ana Maria Rodrigues Costas (Ana Terra), que resultou na publicação de um capítulo de livro, intitulado "Experiências móveis no espaço escolar" (2023), junto ao Grupo de Pesquisa em Pedagogia das Artes Cênicas (GPPAC/ECA/USP). Foi contemplada com o edital de mobilidade acadêmica para a London Contemporary Dance School -The Place (Inglaterra) durante o segundo semestre de 2024.

Ana Maria Rodriguez Costas, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Professora Livre Docente do Curso de Bacharelado e Licenciatura em Dança e do Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena do Instituto de Artes da UNICAMP, atuando atua nas linhas de pesquisa Arte Contexto e Pedagogia das Artes da Cena. É graduada em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (USP), São Paulo/SP. Mestre em Artes e Doutora em Educação pela Universidade do Estado de Campinas (UNICAMP), Campinas/SP. Realizou um pós-doutoramento no PPGAC da Universidade de São Paulo (USP), São Paulo/SP. Integra o grupo "Prática como pesquisa: processos de produção da cena contemporânea". Vem se dedicando a pesquisar relações entre processos de criação, pedagogias, formação de professores/as e contextos de ensino da dança, em especial, processos artístico-pedagógicos em escolas e espaços públicos. Seus temas de trabalho envolvem, ainda, as relações entre dança, direitos humanos e estudos decoloniais; dança e estudos da deficiência. É pesquisadora colaboradora do Observatório Ibero-americano de Políticas para a Dança - OIAPODAN.

Referências

AGAMBEN, Giorgio. O que é um dispositivo? Tradução de Celso Luiz Paulini e Daniela T. Calabrone. São Paulo: Editora Boitempo, 2009.

BAITELLO JUNIOR, Norval. O pensamento sentado: sobre glúteos, cadeiras e imagens. São Leopoldo, RS: Ed. UNISINOS, 2012.

BREYTON, Laís & COSTAS, Ana. Experiências móveis no espaço escolar. IN: PUPO, Maria Lúcia de Souza Barros; CRUVINEL, Tiago; VELOSO, Verônica. Por dentro da escola: desafios das artes cênicas na educação. Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes, 2024.

CARVALHO, Valdemir Galvão de; SANTOS, Varélio Gomes dos; CARVALHO, Verônica Galvão de. Associação entre sensação de dor e desconforto pelos segmentos corporais, postura sentada do aluno em sala de aula e o mobiliário escolar (cadeira/mesa). Revista Educação em Questão, [S. l.], v. 33, n. 19, 2008.

COSTAS, Ana. Objetos para dançar. IN: RANGEL, Lenira (Org.). Coleção Corpo em Cena Vol. 3. Editora Anadarco. 2012. ENTREVISTA com Natália Mendonça: direção artística. KDEIRAZ. Sesc Campinas. Campinas: Bienal de Dança, 2025.

FERNANDES, Ciane. Do pensamento sentado ao movimento cristal: A criação coreográfica como repadronização de deficiências normativas. Revista Científica FAP. Curitiba. 2017.

FIADEIRO, João & CASPÃO, Paula. Este corpo que me ocupa. Sintra, Portugal: Teatro Chão de Oliva, 2008.

LEPECKI, André. 9 variações sobre coisas e performance. (Tradução: Sandra Mayer) Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 2, n. 19, p. 093–099, 2019.

______________. Moving as thing: choreographic critiques of the object. October. n. 140. Spring 2012, pp. 75-90, 2012.

OCUPAÇÃO Artística Paulo Nazareth: Caderno Convite para Docentes / Daniele de Sá Alves (org.). Belo Horizonte, MG: Espaço Arteducação. Faculdade de Educação. Universidade Federal de Minas Gerais. 2024. 22 p.

RIBEIRO, Antonio. Por exemplo, a cadeira: ensaio sobre as artes do corpo. Editora Cotovia. 1997.

SILVIA, Katia. O corpo sentado: notas críticas sobre o corpo e o sentar na escola. Dissertação de Mestrado. Faculdade de Educação - UNICAMP. 1994.

Downloads

Publicado

2025-12-15

Como Citar

Brasil Breyton, L. J., & Rodriguez Costas, A. M. (2025). Entre o corpo e a cadeira: Modos performativos de ocupação em dança. SAPIENS - Revista De Divulgação Científica, 7(2), 128–145. https://doi.org/10.36704/sapiens.v7i2.10250