Entre o corpo e a cadeira
Modos performativos de ocupação em dança
DOI:
https://doi.org/10.36704/sapiens.v7i2.10250Palavras-chave:
corpo; cadeira; práticas-performativas; dança.Resumo
A cadeira é, convencionalmente, um objeto destinado ao ato de sentar. Nós nos sentamos para fazer nossas refeições, para assistir a um espetáculo, para nos locomovermos sentados em algum automóvel e, como agora, nós nos encontramos sentados para a leitura do texto. Seria, no entanto, o sentar um modo único de relação do corpo com o objeto? Quais outros modos de relação, sob perspectiva da Dança, seriam possíveis entre ambos? Este artigo, debruçado sobre essas questões, dedica-se a examinar a relação entre o corpo e o objeto cadeira a partir de percursos prático-performativos na exposição PEDAGOGIA, do artista Paulo Nazareth; e em uma oficina performativa, com estudantes do PROFIS/Unicamp. Essas ações apresentam a relação entre o corpo e a cadeira como provocadores de modos de ocupação de espaços escolares.
.
Referências
AGAMBEN, Giorgio. O que é um dispositivo? Tradução de Celso Luiz Paulini e Daniela T. Calabrone. São Paulo: Editora Boitempo, 2009.
BAITELLO JUNIOR, Norval. O pensamento sentado: sobre glúteos, cadeiras e imagens. São Leopoldo, RS: Ed. UNISINOS, 2012.
BREYTON, Laís & COSTAS, Ana. Experiências móveis no espaço escolar. IN: PUPO, Maria Lúcia de Souza Barros; CRUVINEL, Tiago; VELOSO, Verônica. Por dentro da escola: desafios das artes cênicas na educação. Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes, 2024.
CARVALHO, Valdemir Galvão de; SANTOS, Varélio Gomes dos; CARVALHO, Verônica Galvão de. Associação entre sensação de dor e desconforto pelos segmentos corporais, postura sentada do aluno em sala de aula e o mobiliário escolar (cadeira/mesa). Revista Educação em Questão, [S. l.], v. 33, n. 19, 2008.
COSTAS, Ana. Objetos para dançar. IN: RANGEL, Lenira (Org.). Coleção Corpo em Cena Vol. 3. Editora Anadarco. 2012. ENTREVISTA com Natália Mendonça: direção artística. KDEIRAZ. Sesc Campinas. Campinas: Bienal de Dança, 2025.
FERNANDES, Ciane. Do pensamento sentado ao movimento cristal: A criação coreográfica como repadronização de deficiências normativas. Revista Científica FAP. Curitiba. 2017.
FIADEIRO, João & CASPÃO, Paula. Este corpo que me ocupa. Sintra, Portugal: Teatro Chão de Oliva, 2008.
LEPECKI, André. 9 variações sobre coisas e performance. (Tradução: Sandra Mayer) Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 2, n. 19, p. 093–099, 2019.
______________. Moving as thing: choreographic critiques of the object. October. n. 140. Spring 2012, pp. 75-90, 2012.
OCUPAÇÃO Artística Paulo Nazareth: Caderno Convite para Docentes / Daniele de Sá Alves (org.). Belo Horizonte, MG: Espaço Arteducação. Faculdade de Educação. Universidade Federal de Minas Gerais. 2024. 22 p.
RIBEIRO, Antonio. Por exemplo, a cadeira: ensaio sobre as artes do corpo. Editora Cotovia. 1997.
SILVIA, Katia. O corpo sentado: notas críticas sobre o corpo e o sentar na escola. Dissertação de Mestrado. Faculdade de Educação - UNICAMP. 1994.


