ERROS OU LAPSOS?
Considerações sobre os impasses emergidos no processo de aquisição da língua escrita
Palavras-chave:
escrita, linguagem, língua, sujeito do inconscienteResumo
O presente artigo é fruto de uma pesquisa que visa discutir os supostos “erros” de produções de textos de crianças em processo de aquisição da língua escrita como possíveis formações do inconsciente. Assim, estudos realizados na psicanálise, linguística e no campo da aquisição da fala e da escrita nos permitiu tomar como objeto de análise os dados oriundos da dissertação de Soares (2013): cinco produções textuais de crianças com faixa etária de sete a nove anos, estudantes da segunda série do ensino fundamental de uma escola pública da cidade de Recife. Os resultados corroboram para que os erros sejam concebidos não como indicadores de disfunções de um sujeito epistêmico, forjado por uma exterioridade que o modela, mas como inerentes à heterogeneidade da língua, em que o funcionamento das leis da lingua(gem) permite o sujeito do Inconsciente operar em lapsos, mesmo que essas crianças tenham dificuldades com a escrita em função de problemas familiares e escolares.
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