Comunidade e pertencimento no campo
a solidariedade como contribuição na educação
Palavras-chave:
Solidariedade, Educação, Campo, ComunidadeResumo
Este artigo apresenta a importância da solidariedade para o pertencimento e, consequentemente, o fortalecimento da educação tendo como referência a escola em uma comunidade do campo em Foz do Iguaçu, no Paraná. Esta intenção surge em virtude da pesquisa etnográfica na comunidade onde se localiza a Escola Municipal Eleodoro Ébano Pereira. A escola foi construída pelas famílias do bairro Lote Grande, em 1968, quando à época não havia escolas próximas das propriedades rurais. Atualmente o bairro está ganhando cada vez mais loteamentos, todavia há muitas famílias que vivem da agricultura e pecuária em pequenas propriedades. A metodologia adotada neste artigo é a pesquisa bibliográfica e análise das entrevistas realizadas durante uma pesquisa etnográfica na escola e sua comunidade. O que foi identificado nesta pesquisa é que a comunidade com sua solidariedade fortalece a escola e seus sujeitos, mostrando o quanto a sociabilidade dos sujeitos do campo trazem contribuições na educação.
Referências
BUBER, Martin. Sobre comunidade. São Paulo: Perspectiva, 2012. [Coleção Debates 203].
CÂNDIDO, Antônio. Os parceiros do Rio Bonito: estudo sobre o caipira Paulista e a transformação dos seus meios de vida. 8. ed. São Paulo: Editora 34, 1997.
FOZ DO IGUAÇU. Lei nº 2258/1999. Institui o Sistema de Orçamento Participativo no município de Foz do Iguaçu e dá outras providências.
Disponível em https://leismunicipais.com.br/a/pr/f/foz-do-iguacu/lei-ordinaria/1999/226/2258/lei-ordinaria-n-2258-1999-institui-o-sistema-de-orcamento-participativo-no-municipio-de-iguacu-e-da-outras-providencias. Acesso em 20 ago. 2023.
FREIRE, Ana Maria Araújo. In: FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. 27. ed. São Paulo/Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2020.
FREIRE, Paulo. Medo e ousadia: o cotidiano do professor. 14. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2021.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da solidariedade. 4. ed. Rio de Janeiro/ São Paulo: Paz e Terra, 2021.
FRITZEN, M. P. O olhar da etnografia no fazer pesquisa qualitativa: algumas reflexões teórico-metodológicas. In: FRITZEN, Maristela Pereira; LUCENA, Maria Inêz Probst (org.). O olhar da etnografia em contextos educacionais: interpretando prática de linguagem. Blumenau: Edifurb, 2012 (56-71).
LAUBSTEIN, F.C. A ruralidade ontem e hoje: Uma análise do rural na contemporaneidade. Fernanda Cristina Laubstein. Revista Aurora. Ano V número 8 – agosto, 2011. (92-102). Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/aurora/article/view. Acesso em: 21 ago. 2023.
LEVI-STRAUSS, Claude. Tristes trópicos. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.
MALINOWISKI, Bronislaw. Argonautas do Pacífico Ocidental: um relato do empreendimento e da aventura dos nativos nos arquipélagos da Nova Guiné melanésia. São Paulo: Ubu Editora, 2018.
OLIVEIRA, W.F. Fatalismo e conformidade: a pedagogia da opressão. In: FREIRE, Paulo. Pedagogia da solidariedade. 4. ed. Rio de Janeiro/ São Paulo: Paz e Terra, 2021 (110 a 133).
SANTOS, Milton. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. 34. ed. Rio de Janeiro: Record, 2022.