Ferramentas para potencializar a participação infantil em processos de planejamento, desenho urbano e projeto de espaços livres urbanos
DOI:
https://doi.org/10.36704/transverso.v1i15.9005Palabras clave:
Mobilidade Infantil Independente, Pesquisa Qualitativa, Percepção Ambiental, Tecnologia de GeoinformaçãoResumen
A garantia do direito das crianças à cidade pressupõe assegurar a esta parcela da população tanto oportunidades de fruição cotidiana de espaços livres de qualidade quanto de participação em processos de planejamento, desenho urbano e projeto destes espaços. Este estudo exploratório objetivou testar o potencial de uma variedade de ferramentas–entrevistas não estruturadas, mapeamento voluntariado VGI (Volunteered Geographic Information), desenho-elicitação, foto-elicitação e Análise de Multicritérios por Pesos de Evidência–na potencialização da participação infantil em processos de transformação urbana. Crianças, entre 6 e 12 anos (incompletos), que fazem uso rotineiro dos espaços livres que estruturam a região central de Belo Horizonte participaram desta pesquisa. As ferramentas testadas se mostraram suficientemente robustas para instrumentalizar processos dialógicos que visem promover a mobilidade infantil independente a partir da transformação de espaços abertos com e para as crianças.
Citas
APPLEYARD, B. Livable streets for schoolchildren: a human-centred understanding of the cognitive benefits of Safe Routes to School. Journal of Urban Design, v. 27, n. 6, p. 692–716, 2022. DOI: https://doi.org/10.1080/13574809.2022.2070145
BARKER, J.; WELLER, S. “Is it fun?” developing children centred research methods. International Journal of Sociology and Social Policy, v. 23, n. 1/2, p. 33–58, 2003. DOI: https://doi.org/10.1108/01443330310790435
BARROS, P.; GUERRA, P.H.; KHAN, M.; et al. Prospects for research, policymaking, and urban design practice on active travel to/from school. Journal of Transport & Health, v. 38, 2024. DOI: https://doi.org/10.1016/j.jth.2024.101882
BRAUN, V.; CLARKE, V. Thematic Analysis: A Practical Guide. SAGE Publications, 2021.
BROBERG, A.; KYTTÄ, M.; FAGERHOLM, N. Child-friendly urban structures: Bullerby revisited. Journal of Environmental Psychology, v. 35, p. 110–120, 2013. DOI: https://doi.org/10.1016/j.jenvp.2013.06.001
BRASIL. Lei n.º 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente. Diário Oficial da União, Brasília, 16 jul. 1990.
DAVIS JR., C. A.; MORO, M. M.; MATEVELLI, G. V.; MACHADO, N. G. Contribuições Voluntárias: Impactos Potenciais dos Cidadãos Online e seus Dispositivos Móveis. Tecnologias de Geoinformação para Representar e Planejar o Território Urbano. 1ed. Rio de Janeiro, 2016.
DRIESSNACK, M. Children’s Drawings as Facilitators of Communication: A Meta-Analysis. Journal of Pediatric Nursing, v. 20, n. 6, p. 415–423, 2005. DOI: https://doi.org/10.1016/j.pedn.2005.03.011
FARIAS, R. N. P.; MÜLLER, F.; UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA, BRAZIL. A Cidade como Espaço da Infância. Educação & Realidade, v. 42, n. 1, p. 261–282, 2017. DOI: https://doi.org/10.1590/2175-623654542
GIBSON, J.J. The Ecological Approach to Visual Perception. Boston: Houghton, 1979.
GOODCHILD, M. Citizens as sensors: The world of volunteered geography. GeoJournal, v. 69, p. 211-221, 2007. DOI: https://doi.org/10.1007/s10708-007-9111-y
HARPER, D. Talking about pictures: A case for photo elicitation. Visual Studies, v. 17, n. 1, p. 13–26, 2002. DOI: https://doi.org/10.1080/14725860220137345
HEFT, H. Affordances of children’s environments: a functional approach to environmental description. Child Environ Q, v. 5, p. 29–37, 1998.
JACOBS, J. The Death and Life of Great American Cities. New York: Random House, 1961.
KANTOMAA M. T.; TAMMELIN T. H.; DEMAKAKOS P., et al. Physical activity, emotional and behavioural problems, maternal education and self-reported educational performance of adolescents. Health Educ Res,v. 25, p. 368–79, 2010. DOI: https://doi.org/10.1093/her/cyp048
KYTTÄ, A. M.; BROBERG, A. K.; KAHILA, M. H. Urban Environment and Children’s Active Lifestyle: SoftGIS Revealing Children’s Behavioral Patterns and Meaningful Places. American Journal of Health Promotion, v. 26, n. 5, p.137–148, 2012. DOI: https://doi.org/10.4278/ajhp.100914-QUAN-310
LAM H. Y.; JAYASINGHE S.; AHUJA K. D. K.; HILLS A. P. Active School Commuting in School Children: A Narrative Review of Current Evidence and Future Research Implications. Int J Environ Res Public Health, v. 16, n. 20, 2023. DOI: https://doi.org/10.3390/ijerph20206929
LIGMANN-ZIELINSKA, A.; JANKOWISK, P. Spatially-explicit integrated uncertainty and sensitivity analysis of criteria weights in multicriteria land suitability evaluation. Environ. Model. Softw., v. 57, p. 235-247, 2014. DOI: https://doi.org/10.1016/j.envsoft.2014.03.007
NAVARRETE-HERNANDEZ, P. et al. Planning for fear of crime reduction: Assessing the impact of public space regeneration on safety perceptions in deprived neighborhoods. Landscape and Urban Planning, v. 237, p. 104-809, 2023. DOI: https://doi.org/10.1016/j.landurbplan.2023.104809
ONU. Organização das Nações Unidas. Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. 2015. Disponível em: https://brasil.un.org/pt-br/sdgs. Acesso em: 1 mar. 2024.
ONU. Organização das Nações Unidas. Convenção sobre os Direitos da Criança,1989. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/convencao-sobre-os-direitos-da-crianca. Acesso em: 5 mar. 2024.
PUNCH, S. Research with Children: The same or different from research with adults? Childhood, v. 9, n. 3, p. 321–341, 2002. DOI: https://doi.org/10.1177/0907568202009003005
ROE, J.; ASPINALL, P. The restorative benefits of walking in urban and rural settings in adults with good and poor mental health. Health & Place, v. 17, n. 1, p. 103–113, 2011. DOI: https://doi.org/10.1016/j.healthplace.2010.09.003
SCHOEPPE S.; DUNCAN M. J.; BADLAND H., et al. Associations of children’s independent mobility and active travel with physical activity, sedentary behaviour and weight status: a systematic review. J Sci Med Sport, v. 16, p. 312–319, 2013. DOI: https://doi.org/10.1016/j.jsams.2012.11.001
SHAW, B.; BICKET, M., ELLIOTT, B.; FAGAN-WATSON, B.; MOCCA, E.; HILLMAN, M. Children’s independent mobility: an international comparison and recommendations for action. Westminster University: Policy Studies Institute, 2015.
VILHEMA, J. de; BITTENCOURT, M. I. G. de F., ZAMORA, M. H., NOVAES, J. de V.a, e BONATO, M. de C. R. Medos infantis, cidade e violência: expressões em diferentes classes sociais. Psic. Clin., Rio de Janeiro, v. 23, n. 2, p.171–186, 2011. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-56652011000200011
VYGOTSKY, L.S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. Tradução: José C. Neto, Luís S. M. Barreto, Solange C. Afeche. 7ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
WAYGOOD E. O.D.; FRIMAN, M.; OLSSON L. E.; et al. Children’s incidental social interaction during travel International case studies from Canada, Japan, and Sweden. J Transp Geogr, v.63, p. 22–9, 2017. DOI: https://doi.org/10.1016/j.jtrangeo.2017.07.002
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Revista Transverso

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
O tipo de licença utilizado nessa revista é CC BY. Essa licença permite que outras pessoas distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que sejam creditadas pela criação original. Essa é a licença mais flexível oferecida. Recomendado para máxima disseminação e uso de materiais licenciados.
The type of license used in this magazine is CC BY. This license allows others to distribute, remix, adapt and develop their work, even commercially, as long as they are credited for the original creation. This is the most flexible license offered. Recommended for maximum dissemination and use of licensed materials.





