Relato de experiência
uma conversa sobre design e raça
Palabras clave:
Ensino, Design, Raça, Identidade Negra no Brasil, Política, semântica do produto, atributos simbólicos, atributos de estilo.Resumen
Este texto é um relato de experiência, a partir do conhecimento adquirido no Campo do Design, com uma atuação profissional e acadêmica do autor ao longo de trinta e oito anos. Neste ensaio, o autor compartilha seus insights sobre o processo criativo e tópicos de raça, privilégio e agên- cia dentro de um contexto de prática e ensino superior de Design. A partir de estudos relacionados à semântica de produtos, busca relações entre as referências culturais pessoais e a proposição de um modelo metodológico com ênfase nos atributos perceptuais e em modelos de ensino que ressal- tem as experiências manuais. De suas experiências de infância aos estudos de graduação e pós-graduação e seus caminhos de carreira na academia e na prática, sua história impactante oferece perspectivas para estudantes e designers negros emergentes, criando um ponto de entrada para abordar as complexidades da raça no Design e trazer à luz os desafios do ensino de Design. Ao longo do texto estão imagens que mantêm significado cultural, de relíquias de família a trabalhos que destacam aspectos de sua identidade.
Citas
BARBETTA, A. P. Estatística aplicada às Ciências Sociais. 5 ed. Florianópolis: Editora da UFSC, 2003.
BARROS, José D’Assunção. As Influências da Arte Africana na Arte Moderna. Afro-Ásia, s/v, n. 44, p. 37-95, 2011.
BERGMANN, Barbara. In defense of affirmative action. New York: Basic Books, 1996.
BERMÚDEZ, Ana Carla Número de alunos negros na universidade explo- de; entre docentes, alta é tímida. UOL Educação 05/10/2020 acessado em 27/05/2021 em https://educacao.uol.com.br/noticias/2020/10/05/n-de-alunos- -negros-na-universidade-explode-entre-docentes-alta-e-timida.htm
CARDOSO, Rafael. Design para um mundo complexo. São Paulo: Cosac Naify, 2003.
CENSO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR, 2019. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, acessado em 27/05/2021 https://www. gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/pesquisas-estatisticas-e-indicadores/ censo-da-educacao-superior
DORMER, Peter. The Meanings of Modern Design. Great Britain: Butler & Tanner Ltd, 1990.
SANTOS, C. T. Requisitos de linguagem do produto: uma proposta de es- truturação para as fases iniciais do PDP. 2009, 205 fls.Tese (Doutorado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis,. 2009.
SCHON, Donald A. Educando o Profissional Reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2000.
SOUZA, A. C. de; BRANDALISE, M. Ângela T. Política de cotas e democratização do ensino superior: a visão dos implementadores. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 3, n. 3, p. 515–538, 2017. DOI: 10.22348/rie- sup.v3i3.7763. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index. php/riesup/article/view/8650621. Acesso em: 28 maio. 2021.
WALTERS, Kelly. Open Dialogue: Artists and Designers of Afro- Caribbean Descent. Design and Culture, v. 12, n.1, p. 83-101, 2020. DOI: 10.1080/17547075.2020.1690281
https://www.africandesigncentre.org https://www.grapheine.com/en/graphic-design-en/africa-design
https://designsummitsept2018.sched.com/speaker/ prof_mugendi_k_mrithaa.1yir22si
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Transverso

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
O tipo de licença utilizado nessa revista é CC BY. Essa licença permite que outras pessoas distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que sejam creditadas pela criação original. Essa é a licença mais flexível oferecida. Recomendado para máxima disseminação e uso de materiais licenciados.
The type of license used in this magazine is CC BY. This license allows others to distribute, remix, adapt and develop their work, even commercially, as long as they are credited for the original creation. This is the most flexible license offered. Recommended for maximum dissemination and use of licensed materials.





