Educação, nome (social) e políticas públicas: o caso Nazaré, uma estudante transexual na escola / Education, (social) name and a public policies: the Nazaré case, a transsexual student at school
DOI:
https://doi.org/10.24934/eef.v21i34.1434Palavras-chave:
Educação, Gênero, Políticas Públicas, TransexualResumo
Este artigo é um recorte da pesquisa de doutorado em Psicologia que investigou as implicações subjetivas e institucionais da política pública do uso do nome (social) por estudantes transexuais em escolas do município de Belo Horizonte. Na investigação da trajetória da estudante transexual Nazaré, utilizou-se como metodologia entrevista semiestruturada, rodas de conversação e observação participante da rotina escolar, analisadas á luz das teorias pós estruturalistas de gênero. A Instituição Escola com seus ritos, interditos, discursos e práticas ordena sujeitos e corpos em categorias binárias numa perspectiva heteronormativa que normatiza, iguala e invisibiliza a diferença. Conclui-se que o dispositivo nome (social) é insuficiente para gerenciar as lacunas entre o texto prescrito da política pública e a prática social na escola, sendo considerado como um ponto de partida para o reconhecimento dos direitos de cidadania de transexuais no Brasil.
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