Educação, nome (social) e políticas públicas: o caso Nazaré, uma estudante transexual na escola / Education, (social) name and a public policies: the Nazaré case, a transsexual student at school

Autores

  • Claudio Eduardo Resende Alves Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte
  • Maria Ignez Costa Moreira Programa de Pós Graduação em Psicologia da PUC Minas

DOI:

https://doi.org/10.24934/eef.v21i34.1434

Palavras-chave:

Educação, Gênero, Políticas Públicas, Transexual

Resumo

Este artigo é um recorte da pesquisa de doutorado em Psicologia que investigou as implicações subjetivas e institucionais da política pública do uso do nome (social) por estudantes transexuais em escolas do município de Belo Horizonte. Na investigação da trajetória da estudante transexual Nazaré, utilizou-se como metodologia entrevista semiestruturada,  rodas de conversação e observação participante da rotina escolar, analisadas á luz das teorias pós estruturalistas de gênero.  A Instituição Escola com seus ritos, interditos, discursos e práticas ordena sujeitos e corpos em categorias binárias numa perspectiva heteronormativa que normatiza, iguala e invisibiliza a diferença. Conclui-se que o dispositivo nome (social) é insuficiente para gerenciar as lacunas entre o texto prescrito da política pública e a prática social na escola, sendo considerado como um ponto de partida para o reconhecimento dos direitos de cidadania de transexuais no Brasil.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudio Eduardo Resende Alves, Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte

Doutor em Psicologia pela PUC Minas com estágio de doutoramento no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra/Portugal, Mestre em Ensino de Biologia pela PUC Minas, Especialista em Educação Afetivo Sexual pela FUMEC e Graduado em Ciências Biológicas pela PUC Minas. Gestor de Políticas Públicas Educacionais da Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte. Professor da Pós Graduação da Faculdade Pitágoras.

Maria Ignez Costa Moreira, Programa de Pós Graduação em Psicologia da PUC Minas

Pós-doutora pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Doutora em Psicologia Social pela PUC SP. Professora do Programa de Pós-graduação em Psicologia PUC Minas. Coordenadora do GT da ANPEPP - Psicologia socio-histórica e o contexto brasileiro de desigualdade social. 

Downloads

Publicado

20/09/2018

Como Citar

Alves, C. E. R., & Moreira, M. I. C. (2018). Educação, nome (social) e políticas públicas: o caso Nazaré, uma estudante transexual na escola / Education, (social) name and a public policies: the Nazaré case, a transsexual student at school. Educação Em Foco, 21(34), 103–123. https://doi.org/10.24934/eef.v21i34.1434