COMO CONSTRUIR UM CURRÍCULO NEGRO?

Uma reflexão sobre a presença negra nas áreas do saber

Autores

  • Edson da Silva Rodrigues Lisboa Lisboa Centro Universitário Uninter https://orcid.org/0000-0003-0695-1248
  • Luis Fernando Lopes Centro Universitário Internacional UNINTER, Curitiba/PR - Brasil https://orcid.org/0000-0001-7925-9653
  • marcia Maria Fernandes de Oliveira Centro Universitário Internacional UNINTER, Curitiba/PR - Brasil

DOI:

https://doi.org/10.36704/eef.v27i52.6696

Palavras-chave:

Racismo. Representatividade. Universidades.

Resumo

Discorre-se sobre a necessidade de uma reconfiguração no currículo do ensino superior. Tem-se como problema que o currículo não considera pessoas negras nas distintas áreas do saber, algo que dificulta a representatividade. A hipótese se baseia no fato de haver inúmeras personalidades negras brasileiras, as quais possuem notoriedade em suas respectivas áreas do saber. Fundamenta-se esta pesquisa na noção de currículo em Sacristán (2000); representação em Arroyo (2015) e decolonialismo em Colaço e Damázio (2012) e Gomes (2019). Tem-se uma metodologia bibliográfica e exploratória, e objetiva-se apresentar autores negros que são influentes em oito áreas do saber, utilizando-se, para isso, oito ementas de universidades federais. Os resultados indicam que é possível ser representatividade uma via de transformação social. Espera-se promover a reflexão sobre o porquê da ausência de negros no currículo.

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Biografia do Autor

Edson da Silva Rodrigues Lisboa Lisboa, Centro Universitário Uninter

Edson da Silva Rodrigues Lisboa

Mestre em Educação e Novas Tecnologias pelo Centro Universitário Internacional UNINTER

Psicólogo e professor da rede básica de educação do Estado do Paraná.

E-mail: edsonrlisboa@yahoo.com.br

Link Lattes: http://lattes.cnpq.br/9052396706745151

Orcid: https://orcid.org/0000-0003-0695-1248

Grupo de pesquisa: relações entre educação, tecnologia, humanismo e ética do Centro Universitário UNINTER

Fone: (41)995681558

Luis Fernando Lopes, Centro Universitário Internacional UNINTER, Curitiba/PR - Brasil

Doutor em Educação pela Universidade Tuiuti do Paraná

Professor do Centro Universitário Internacional UNINTER

E-mail: luis.l@uninter.com

Link Lattes: http://lattes.cnpq.br/3537651145749677

Orcid: https://orcid.org/0000-0001-7925-9653

Grupo de pesquisa: relações entre educação, tecnologia, humanismo e ética do Centro Universitário UNINTER

Fone: (41) 2102-4939

marcia Maria Fernandes de Oliveira, Centro Universitário Internacional UNINTER, Curitiba/PR - Brasil

Pós doutora em Educação Superior pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS

Professora do Ensino superior

E-mail: marfernandesoliveira@gmail.com

Link Lattes: http://lattes.cnpq.br/2205522279336323

Orcid: https://orcid.org/0000-0001-9755-0612  

Associada a Rede Brasileira de Educação em Direitos Humanos – ReBEDH

Fone: (41) 99223-1719

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Publicado

23/08/2024

Como Citar

Lisboa, E. da S. R. L., Lopes, L. F., & Maria Fernandes de Oliveira, marcia . (2024). COMO CONSTRUIR UM CURRÍCULO NEGRO? Uma reflexão sobre a presença negra nas áreas do saber. Educação Em Foco, 27(52), 1–25. https://doi.org/10.36704/eef.v27i52.6696