COMO CONSTRUIR UM CURRÍCULO NEGRO?
Uma reflexão sobre a presença negra nas áreas do saber
DOI:
https://doi.org/10.36704/eef.v27i52.6696Palavras-chave:
Racismo. Representatividade. Universidades.Resumo
Discorre-se sobre a necessidade de uma reconfiguração no currículo do ensino superior. Tem-se como problema que o currículo não considera pessoas negras nas distintas áreas do saber, algo que dificulta a representatividade. A hipótese se baseia no fato de haver inúmeras personalidades negras brasileiras, as quais possuem notoriedade em suas respectivas áreas do saber. Fundamenta-se esta pesquisa na noção de currículo em Sacristán (2000); representação em Arroyo (2015) e decolonialismo em Colaço e Damázio (2012) e Gomes (2019). Tem-se uma metodologia bibliográfica e exploratória, e objetiva-se apresentar autores negros que são influentes em oito áreas do saber, utilizando-se, para isso, oito ementas de universidades federais. Os resultados indicam que é possível ser representatividade uma via de transformação social. Espera-se promover a reflexão sobre o porquê da ausência de negros no currículo.
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