Atuações de gestores escolares em tempos de crise:

reflexões sobre o caso do município de Diadema

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/eef.v27i52.7186

Palavras-chave:

Atuação política. , Gestão Escolar. , Crise Sanitária. , Município de Diadema. , School Management.

Resumo

Este artigo apresenta resultados de pesquisa sobre as estratégias e ações de gestoras escolares durante a crise pandêmica de Covid-19. Metodologicamente, caracteriza-se como um estudo exploratório, que combinou fontes documentais e de campo, por meio de roda de conversa com diretoras de escolas da rede municipal de Diadema (SP). A análise fundamenta-se em contribuições do campo de implementação de políticas, notadamente, nos conceitos de atuação de políticas e discricionariedade dos agentes que atuam na linha de frente dos sistemas públicos de ensino. Os resultados indicam que, diante da descoordenação política entre as três esferas de governo, as equipes gestoras assumiram papel central para garantir o direito constitucional de todos de acesso à educação. Conclui-se que as lições extraídas desse período precisam iluminar o planejamento de políticas públicas para que, em eventuais novas crises, os prejuízos não recaiam sobre os mais vulneráveis de sempre.

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Biografia do Autor

Tatiane Christine Real Lamarca, USCS

Mestre em Educação pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (2022). Graduada em Direito pela Universidade Cidade de São Paulo (2004) e em Pedagogia pela USCS (2018). É professora concursada da Prefeitura Municipal de Diadema desde 2013,  onde atua como Diretora de Formação e Acompanhamento Pedagógico. Foi Secretária de Educação Adjunta da Secretaria Municipal de Educação de Diadema entre 2017 e 2020. 

Sanny Silva da Rosa, USCS

Graduada em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1983); Mestre (1990) e Doutora (1996) pelo Programa de Pós-graduação em Educação (Currículo) da PUC-SP. Realizou estudos pós-doutorais como pesquisadora visitante do Departamento de Sociologia da Educação do Instituto de Educação da University College London (UCL), sob supervisão do professor Dr. Stephen J. Ball (2010-2011). Atua como docente de cursos de graduação (Formação de Professores e Gestores) desde 1984 e em programas de pós-graduação stricto-sensu em Educação desde 2001. É professora permanente do PPGE da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), desde 2016, na Linha de Pesquisa de Política e Gestão Educacional. Líder do Grupo de Pesquisa Gestão Democrática e Qualidade Social da Educação Básica (GEPED/USCS). Temas de pesquisa: políticas públicas e reformas educacionais; políticas curriculares; justiça curricular; qualidade social da educação; gestão democrática da educação básica.

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Publicado

22/08/2024

Como Citar

Christine Real Lamarca, T., & Silva da Rosa, S. (2024). Atuações de gestores escolares em tempos de crise:: reflexões sobre o caso do município de Diadema. Educação Em Foco, 27(52), 1–20. https://doi.org/10.36704/eef.v27i52.7186