Novos (antigos) formatos de privatização da educação básica:

o sistema apostilado

Autores

  • Dra. Edite Maria Sudbrack Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões https://orcid.org/0000-0002-9591-8038
  • Raqueline Rigo Janke Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

DOI:

https://doi.org/10.36704/eef.v27i52.7584

Palavras-chave:

Sistema apostilado. Autonomia docente. Padronização pedagógica. Avaliação.

Resumo

Este estudo lança reflexões acerca das relações entre as esferas públicas e privadas na educação brasileira. O propósito é analisar novos formatos de privatização da educação básica, a partir da utilização de sistemas de ensino apostilado (SA). Destarte, inquere-se acerca dos espaços de autonomia docente ou de padronização pedagógica que esta oferta possibilita. Pergunta-se se há indícios de evolução nos indicadores do IDEB aferidos, tendo em vista ser uma das justificativas para acolher tais modelos. Nesta direção, analisa o caso de um município do interior do Rio Grande do Sul que aderiu ao Sistema de Ensino Apostilado (SA) em sua Rede. Realizou-se a pesquisa em cinco escolas municipais, elegendo como principal critério a utilização do SA em todas as etapas do Ensino Fundamental, bem como a experiência desenvolvida, na perspectiva de atender aos propósitos do estudo, tais como a autonomia docente, a padronização pedagógica e a elevação dos escores.

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Biografia do Autor

Dra. Edite Maria Sudbrack, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

Pós-Doutorado em Educação (2020) ? Universidade de Aveiro/Portugal; Pós-Doutorado em Educação (2016) ? UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul); Doutora (2002) e Mestre em Educação (1995) pela UFRGS. Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Maria (1975). Atualmente é Pró-reitora de Ensino da URI. Atuou como Diretora Acadêmica (2002-2010); como Chefe do Departamento de Ciências Humanas (2010-2014) e como coordenadora do PPGEDU/URI (2011- 2016). É docente do PPGEDU (Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação ? Mestrado e Doutorado) e professora da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões. 

Raqueline Rigo Janke, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

Mestre em Educação -PPGEDU pela universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI (2015), Campus de Frederico Westphalen. É especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Universidade FAI -Faculdade de Itapiranga - SC (2011) e especialista em Ação Interdisciplinar no Processo Ensino - Aprendizagem com ênfase nos Paradigmas Atuais da Educação pela Universidade FAI - Faculdade de Itapiranga - SC (2007). Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI (2006).

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Publicado

21/08/2024

Como Citar

Sudbrack, E. M., & Janke, R. R. (2024). Novos (antigos) formatos de privatização da educação básica:: o sistema apostilado. Educação Em Foco, 27(52), 1–23. https://doi.org/10.36704/eef.v27i52.7584