Análise do desempenho acadêmico dos estudantes de engenharia civil durante a realização do estágio obrigatório

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/eef.v28i55.8011

Palavras-chave:

Ensino superior privado, Projeto pedagógico, Aspectos socioeconômicos

Resumo

O objetivo desta pesquisa é demonstrar a importância da realização do estágio supervisionado para o curso de engenharia civil, em uma instituição privada localizada na cidade de São Paulo. A metodologia aplicada caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa descritiva exploratória, por meio de pesquisa de campo com aplicação de questionários com respostas fechadas e abertas, a fim de conhecer o perfil e a percepção dos entrevistados acerca da importância do estágio supervisionado. Os resultados mostram que estudantes que realizaram estágio remunerado com mais de 1000 horas na construção civil apresentaram melhor desempenho acadêmico, em relação aos estudantes que realizaram o estágio obrigatório em 300 horas e exerceram função profissional fora do setor da construção civil. Espera-se que os dados adquiridos sejam fundamentais como parâmetros de diagnósticos aplicados aos projetos políticos pedagógicos para o curso de engenharia civil, visando maior tempo de participação dos estudantes no setor da construção civil.

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Biografia do Autor

Rodrigo Rogerio Cerqueira da Silva, Universidade Estadual de Campinas

Pós-doutorado pela Universidade Estadual de Campinas na área de inspeção de estruturas por ensaios não destrutivos aplicadas ao material concreto, Doutorado na área de inspeção de estruturas por ensaios não destrutivos pela Universidade Estadual de Campinas, Mestrado pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas em fundações profundas, Especialização em Engenharia Geotécnica pela Instituto de Ensino Superior da Região Serrana, Especialista em Docência do Ensino Superior pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul, Graduação pela Universidade Estadual de Campinas e Formação Pedagógica de Docentes pela Universidade Nove de Julho. Atua como Pesquisador Colaborador, junto ao Laboratório de Ensaios Não-Destrutivos da Faculdade de Engenharia Agrícola-UNICAMP (FEAGRI). Têm experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Inspeção de Materiais e Estruturas por meio de Ensaios Não Destrutivos, Fundações e Obras de Terra. Membro do GEPEDISC (Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Diferenciação Sociocultural) da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, possui experiência em educação do ensino superior, atuando principalmente com a aplicação de metodologias ativas de ensino-aprendizagem, aprendizagem baseada em problemas (PBL) e avaliação do desempenho de estudantes. Como docente ministra as disciplinas de Mecânica dos Solos, Fundações, Contenções e Obras de Terra, Agregados e Propriedades do Concreto.

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Publicado

15/08/2025

Como Citar

Rogerio Cerqueira da Silva, R. (2025). Análise do desempenho acadêmico dos estudantes de engenharia civil durante a realização do estágio obrigatório. Educação Em Foco, 28(55), 1–22. https://doi.org/10.36704/eef.v28i55.8011