Análise do desempenho acadêmico dos estudantes de engenharia civil durante a realização do estágio obrigatório

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.36704/eef.v28i55.8011

Palabras clave:

Ensino superior privado, Projeto pedagógico, Aspectos socioeconômicos

Resumen

O objetivo desta pesquisa é demonstrar a importância da realização do estágio supervisionado para o curso de engenharia civil, em uma instituição privada localizada na cidade de São Paulo. A metodologia aplicada caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa descritiva exploratória, por meio de pesquisa de campo com aplicação de questionários com respostas fechadas e abertas, a fim de conhecer o perfil e a percepção dos entrevistados acerca da importância do estágio supervisionado. Os resultados mostram que estudantes que realizaram estágio remunerado com mais de 1000 horas na construção civil apresentaram melhor desempenho acadêmico, em relação aos estudantes que realizaram o estágio obrigatório em 300 horas e exerceram função profissional fora do setor da construção civil. Espera-se que os dados adquiridos sejam fundamentais como parâmetros de diagnósticos aplicados aos projetos políticos pedagógicos para o curso de engenharia civil, visando maior tempo de participação dos estudantes no setor da construção civil.

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Biografía del autor/a

Rodrigo Rogerio Cerqueira da Silva, Universidade Estadual de Campinas

Post-doctorado por la Universidad Estadual de Campinas en el área de inspección de estructuras por ensayos no destructivos aplicados a material de hormigón, Doctorado en el área de inspección de estructuras por ensayos no destructivos por la Universidad Estadual de Campinas, Maestría por el Instituto de Pesquisas Tecnológicas en fundaciones profundas, Especialización en Ingeniería Geotécnica por el Instituto de Enseñanza Superior de la Región Serrana, Especialista en Enseñanza Superior por la Universidad Municipal de São Caetano do Sul, Licenciatura por la Universidad Estadual de Campinas y Formación Pedagógica para Profesores por la Universidad Nove de Julho. Trabaja como Investigador Colaborador en el Laboratorio de Ensayos No Destructivos de la Facultad de Ingeniería Agronómica-UNICAMP (FEAGRI). Tiene experiencia en Ingeniería Civil, con énfasis en Ensayos No Destructivos de Materiales y Estructuras, Cimentaciones y Movimientos de Tierras. Miembro del GEPEDISC (Grupo de Estudios e Investigaciones en Educación y Diferenciación Sociocultural) de la Facultad de Educación de la Universidad Estadual de Campinas, tiene experiencia en educación superior, trabajando principalmente con la aplicación de metodologías activas de enseñanza-aprendizaje, aprendizaje basado en problemas (ABP) y evaluación del desempeño de los alumnos. Como profesora, imparte clases de Mecánica de Suelos, Cimentaciones, Movimiento de Tierras, Áridos y Propiedades del Hormigón.

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Publicado

2025-08-15

Cómo citar

Rogerio Cerqueira da Silva, R. (2025). Análise do desempenho acadêmico dos estudantes de engenharia civil durante a realização do estágio obrigatório. Educação Em Foco, 28(55), 1–22. https://doi.org/10.36704/eef.v28i55.8011