Sistema de representações sociais sobre indisciplina escolar em pesquisas com educadores e estudantes
DOI:
https://doi.org/10.36704/eef.v28i55.8186Palavras-chave:
Educadores, Estudantes, Indisciplina escolar, Representações sociaisResumo
Este artigo analisa o Sistema de Representações Sociais (SRS) sobre a indisciplina escolar com base em um corpus de 280 participantes, provenientes de cinco investigações. O material, processado pelo software ALCESTE, inclui professores (N=78), estudantes (N=64), pedagogas (N=21), professores do contraturno e educadores sociais (N=117), que representaram a indisciplina como objeto social ou em relação a outros objetos sociais, como desgaste docente e educação de valores. A análise resultou em cinco classes discursivas: Materialidade da Indisciplina, Mediação Pedagógica, Experiências Pessoais, Ausência da Família e Universo Doméstico. A análise identificou duas representações sociais: uma causal, que atribui a indisciplina a fatores externos, e outra relacional e sistêmica, que integra fatores escolares e extraescolares. Professores destacam causas externas, alunos focam em normas e conflitos na sala, enquanto pedagogas e contraturno priorizam mediação pedagógica. Essas diferenças refletem práticas sociais distintas, posicionando a indisciplina como fenômeno dinâmico, compondo um SRS entre os atores escolares.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Luana Costa; FERRAROTTO, Luana; MALAVASI, Maria Marcia Sigrist. Escola Vista de Fora: o que dizem as famílias? Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 42, n. 2, p. 649-671, abr./jun. 2017. DOI: 10.1590/2175-623656159. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edreal/a/psLxmLCNvbbhhVxmn5ZvtPs Acesso em: 23 nov. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/2175-623656159
AQUINO, Julio Groppa. Confrontos na sala de aula: uma leitura institucional da relação professor-aluno. São Paulo: Summus, 1996.
AQUINO, Julio Groppa. Indisciplina escolar: um itinerário de um tema/problema de pesquisa. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 46, n. 161, p.664-692, jul./set. 2016. DOI: 10.1590/198053143670. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/wXBYFtgdsnsRMxPfMSWDBXC/abstract/?lang=pt. Acesso em 23 nov. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/198053143670
AUTOR1. Referência suprimida para garantir anonimato.
AUTOR2. Referência suprimida para garantir anonimato.
AUTOR3. Referência suprimida para garantir anonimato.
AUTOR4. Referência suprimida para garantir anonimato.
AUTOR5. Referência suprimida para garantir anonimato.
BARCELOS, Valdo; SILVA, Ivete Souza da. Antropofagia cultural brasileira e educação – contribuições ecologistas para uma pedagogia da “devoração”. Poiésis, Tubarão, SC, n. 1, v. 1, p. 20-41, jan./abr. 2008. Disponível em: https://pdfs.semanticscholar.org/071e/bd868ad7454b97113036e482296e1add9bb6.pdf. Acesso em: 23 nov. 2023. DOI: https://doi.org/10.19177/prppge.v1e1200820-41
CABECINHAS, Rosa. Representações sociais, relações intergrupais e cognição social. Paidéia, Ribeirão Preto, SP, v. 14, n. 28, p. 125 -137, ago. 2004. DOI: 10.1590/S0103-863X2004000200003. Disponível em: https://www.scielo.br/j/paideia/a/v5LHqbWSsgTcDDy3XhrYVRv. Acesso em: 23 nov. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-863X2004000200003
DOISE, Willem. Atitudes e representações sociais. In: JODELET, Denise (Org.). As representações sociais. Tradução de Lilian Ulup. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2001. cap. 10. p. 187-203.
FERRARI, Anderson; ALMEIDA, Marcos Adriano de. Corpo, Gênero e Sexualidade nos Registros de Indisciplina. Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 37, n. 3, p. 865-885, set./dez. 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edreal/a/WjLBP8jtgGB6wXHSQWy9DQq/#. Acesso em: 23 nov. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/S2175-62362012000300009
FERREIRA, Adriano Charles; SANTOS, Edvanderson Ramalho dos; ROSSO, Ademir José. Representação social da indisciplina escolar. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 32, n. 1, p. 199-208, jan./mar. 2016. DOI: 10.1590/0102-37722016012074199208. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ptp/a/f9Bzhc9MnmNXJ7hrLygnSww/abstract/?lang=pt#. Acesso em 23 nov. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/0102-37722016012074199208
GAZZINELLI, Maria Flávia; GAZZINELLI, Andréa; REIS, Dener Carlos dos; PENNA, Cláudia Maria de Mattos. Educação em saúde: conhecimentos, representações sociais e experiências da doença. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 21, n. 1, p. 200-206, jan./fev. 2005. DOI: 10.1590/S0102-311X2005000100022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csp/a/bNSGbY7qhSzz5rPTN6nYQYB/. Acesso em 23 nov. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-311X2005000100022
GILLY, Michel. As representações sociais no campo educativo. Tradução de Serlei M. F. Ranzi e Maclóvia C. Silva. Educar em Revista, Curitiba, n. 19, p. 231-252, 2002. DOI: 10.1590/0104-4060.257. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/X3cKj9g7qX33M5kxRRMmCzy/. Acesso em: 23 nov. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/0104-4060.257
IBÁÑEZ GRACIA, Tomás. Representaciones sociales: teoria y método. In: IBÁÑEZ GRACIA, Tomás (Coord.). Ideologías de la Vida Cotidiana. Barcelona: Sendai, 1988. p. 14-90.
HIRAMA, Leopoldo Katsuki; MONTAGNER, Paulo César. Algo para além de tirar da rua: o ensino do esporte em projeto socioeducativo. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Florianópolis, v. 34, n. 1, p. 149-164, jan./mar. 2012. DOI: 10.1590/S0101-32892012000100011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbce/a/VjrkZPssKdWZyNY3MVGVkQJ/. Acesso em: 23 nov. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-32892012000100011
JODELET, Denise. Representações Sociais: um domínio em expansão. In: JODELET, Denise (Org.). As representações sociais. Tradução de Lilian Ulup. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2001. cap. 1. p. 17-44.
JODELET, Denise. Experiência e representações sociais. In: MENIN, Maria Suzana de Stefano; SHIMIZU, Alessandra de Morais. Experiência e representação social: questões teóricas e metodológicas. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2005. P. 23-56.
JODELET, Denise. Imbricações entre representações sociais e intervenção. Tradução de Eugênia Paredes. In: MOREIRA, Antonia Silva Paredes; CAMARGO, Brígido Vizeu (Orgs.). Contribuições para a teoria e o método de estudos das representações sociais. João Pessoa: Universitária – UFPB, 2007. cap. 2. p. 45-74.
JODELET, Denise. O movimento de retorno ao sujeito e a abordagem das representações sociais. Sociedade e Estado, Brasília, v. 24, n. 3, p. 679-712, set./dez. 2009. DOI: 10.1590/S0102-69922009000300004. Disponível em: https://www.scielo.br/j/se/a/bqm4vwYnbPvPy9dDGMWHqZt/. Acesso em: 23 nov. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-69922009000300004
JODELET, Denise. Problemáticas psicossociais da abordagem da noção de sujeito. Tradução de Luciano Loprete. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 45, n. 156, p.314-327, abr./jun. 2015. DOI: 10.1590/198053143203. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/wgQhXpfQDqjPMBdqVBFfXQR/. Acesso em: 23 nov. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/198053143203
KALAMPALIKIS, Nikos. Das representações sociais: ancoragens, terrenos, tensões. Educação & Linguagem, São Paulo, v. 15, n. 25, p. 245-251, jan./jun. 2012. DOI: 10.15603/2176-1043/el.v15n25p245-251. Disponível em: https://www.metodista.br/revistas/revistas-ims/index.php/EL/article/view/3355. Acesso em: 23 nov. 2023. DOI: https://doi.org/10.15603/2176-1043/el.v15n25p245-251
LA TAILLE, Yves de. Moral e Ética: uma leitura psicológica. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 26, n. especial, p. 105-114, 2010. DOI: 10.1590/S0102-37722010000500009. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ptp/a/q3bqSwJ3MYGgzm8LcckVW6K/. Acesso em: 23 nov. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-37722010000500009
MAFFESOLI, Michel. O conhecimento comum: introdução à Sociologia Compreensiva. Porto Alegre: Sulina, 2010.
MENIN, Maria Suzana de Stefano. Desenvolvimento moral. In: MACEDO, Lino de (Org.). Cinco estudos de educação moral. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1996. p. 37-102.
MENIN, Maria Suzana de Stefano. Representação Social e Estereótipo: A Zona Muda das Representações Sociais. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 22, n. 1, p. 43-52, jan./abr. 2006. DOI: 10.1590/S0102-37722006000100006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ptp/a/NDdhJbHGFccwNG3CZX7sstr/. Acesso em: 23 nov. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-37722006000100006
MORERA, Jaime Alonso Caravaca; PADILHA, Maria Itayra; SILVA, Denise Guerreiro Vieira da; SAPAG, Jaime. Aspectos teóricos e metodológicos das representações sociais. Texto Contexto Enferm, Florianópolis, v. 24, n. 4, p. 1157-1165, out./dez. 2015. DOI: doi.org/10.1590/0104-0707201500003440014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tce/a/JHgShKjBcxLwfCGrkpjpL5j. Acesso em: 23 nov. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/0104-0707201500003440014
MOSCOVICI, Serge. Representações Sociais: investigações em psicologia social. Tradução de Pedrinho A. Guareschi. Petrópolis: Vozes, 2003.
MOSCOVICI, Serge. A psicanálise, sua imagem e seu público. Tradução de Sonia Fuhrmann. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.
NAIFF, Luciene Alves Miguez; SÁ, Celso Pereira de; NAIFF, Denis Giovanni Monteiro. Preciso estudar para ser alguém: Memória e representações sociais da educação. Paidéia, Ribeirão Preto, SP, v. 18, n. 39, p. 125-138, 2008. DOI: 10.1590/S0103-863X2008000100012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/paideia/a/ZyXmrVYQRqykYgrGJ73Njjb/. Acesso em: 23 nov. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-863X2008000100012
VALA, Jorge. Representações sociais e psicologia social do conhecimento quotidiano. In: VALA, Jorge; MONTEIRO, Maria Benedicta (Coord). Psicologia social. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2010. p. 457-502.
WACHELKE, João Fernando Rech. O vácuo no contexto das representações sociais: uma hipótese explicativa para a representação social da loucura. Estudos de Psicologia, Natal, v. 10, n. 2, p. 313-320, ago. 2005. DOI: 10.1590/S1413-294X2005000200019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/epsic/a/TT3MwghJ56t6bNY8BZLP4TM/#. Acesso em: 24 nov. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-294X2005000200019
WACHELKE, João Fernando Rech; CAMARGO, Brigido Vizeu. Representações Sociais, Representações Individuais e Comportamento. Revista Interamericana de Psicología, Porto Alegre, v. 41, n. 3, p. 379-390, dez. 2007. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-96902007000300013&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 24 nov. 2023.
WACHELKE, João; CONTARELLO, Alberta. Italian Students’ Social Representation on Aging: An Exploratory Study of a Representational System. Psicologia: Reflexão e Crítica, Porto Alegre, v. 24, n. 3, p. 551-560, 2011. DOI: 10.1590/S0102-79722011000300016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/prc/a/69LprjNtD6LSZMnXKWN7GPd/. Acesso em: 24 nov. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-79722011000300016
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.











