Sistema de representações sociais sobre indisciplina escolar em pesquisas com educadores e estudantes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/eef.v28i55.8186

Palavras-chave:

Educadores, Estudantes, Indisciplina escolar, Representações sociais

Resumo

Este artigo analisa o Sistema de Representações Sociais (SRS) sobre a indisciplina escolar com base em um corpus de 280 participantes, provenientes de cinco investigações. O material, processado pelo software ALCESTE, inclui professores (N=78), estudantes (N=64), pedagogas (N=21), professores do contraturno e educadores sociais (N=117), que representaram a indisciplina como objeto social ou em relação a outros objetos sociais, como desgaste docente e educação de valores. A análise resultou em cinco classes discursivas: Materialidade da Indisciplina, Mediação Pedagógica, Experiências Pessoais, Ausência da Família e Universo Doméstico. A análise identificou duas representações sociais: uma causal, que atribui a indisciplina a fatores externos, e outra relacional e sistêmica, que integra fatores escolares e extraescolares. Professores destacam causas externas, alunos focam em normas e conflitos na sala, enquanto pedagogas e contraturno priorizam mediação pedagógica. Essas diferenças refletem práticas sociais distintas, posicionando a indisciplina como fenômeno dinâmico, compondo um SRS entre os atores escolares.

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Biografia do Autor

Edvanderson Ramalho dos Santos, Instituto Federal Catarinense (IFC)

Edvanderson Ramalho dos Santos. Instituto Federal Catarinense (IFC). Licenciado em Geografia, Mestre em Educação e Doutorando em Educação pela UEPG. Professor EBTT de Geografia no IFC - Campus Araquari, Araquari, SC, Brasil. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7954-0410. E-mail: edvanderson.santos@ifc.edu.br. Lattes: http://lattes.cnpq.br/2760823607426665

Adriano Charles Ferreira, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Adriano Charles Ferreira. Licenciado em Geografia. Mestre e Doutor em Educação pela UEPG. Professor Colaborador na UEPG. Professor de Geografia na Educação Básica da Rede Estadual do Paraná (SEED-PR). ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3918-3006. E-mail: adrianogeopg@gmail.com. Lattes:  http://lattes.cnpq.br/8185378412134627.

Ademir José Rosso, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Doutor em Educação pela UFSC. Pós-Doutorado em Psicologia Social (Representações Sociais) pela mesma universidade. Professor de Estágio Curricular Supervisionado da Licenciatura de Biologia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UEPG. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-7143-0433. E-mail: ajrosso@uepg.br. Lattes: http://lattes.cnpq.br/7918286769539305.  

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Publicado

17/08/2025

Como Citar

Ramalho dos Santos, E., Ferreira, A. C., & Rosso, A. J. (2025). Sistema de representações sociais sobre indisciplina escolar em pesquisas com educadores e estudantes . Educação Em Foco, 28(55), 1–28. https://doi.org/10.36704/eef.v28i55.8186