Implicações da pandemia do coronavírus na relação pedagógica entre professores e estudantes na universidade

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.36704/eef.v28i54.8324

Palabras clave:

Afetividade, Ensino e aprendizagem, Relação pedagógica, Tecnologia

Resumen

O presente artigo busca compreender aspectos inerentes à relação professor e estudante vivenciada no isolamento físico, causado pela pandemia do COVID 19.  O estudo partiu da seguinte questão: De que forma professores e estudantes enfrentaram o isolamento físico causado pela pandemia do COVID-19? O estudo é de natureza qualitativa, tendo como dispositivo de recolha de informações a entrevista semiestruturada. A pesquisa foi desenvolvida com estudantes e professores do curso de Filosofia de uma instituição pública. O estudo traz para à baila reflexões em torno do uso das tecnologias, a relação pedagógica e afetividade. O estudo permitiu concluir que  diálogo e acolhimento são necessários para a construção da relação pedagógica que possibilite o desenvolvimento de ensino e de aprendizagem. Evidenciou, também, a necessidade de haver compreensão sobre o corpo e seus limites, bem como sobre o ambiente em que estudantes e professores estão, e por fim, a importância do afeto.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Fabrício Oliveira da SILVA, Universidade Estadual de Feira de Santana

Pós-doutor e Doutor em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB (2017). Mestre em Língua Portuguesa e Filologia pela Universidade de São Paulo (2003). Especialista em Controle de Peso com Competições em Participação Privada pela Universidade Federal da Bahia - UFBA (2019). Especialista em Gestão Escolar pela Faculdade de Tecnologia e Ciências - FTC - (2009). Especialista em Lingüística Aplicada ao Ensino da Língua Portuguesa pela Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS (1998). Possui graduação em Bacharelado em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS (1997). É Professor Adjunto da Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS, lotado no Departamento de Educação. Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE da UEFS. Líder e Professor Pesquisador do Grupo de Pesquisa em Docência, Narrativas e Diversidade na Educação Básica - DIVERSO. Líder e Coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Pedagogia Universitária - NEPPU da Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS. Coordenador da Área do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID (2010-2014). Membro da Rede de Formação Docente: Narrativas e Experiências - (Rede Formad / Brasil), vinculada à Rede de Formação de Professores e Narrativa (Argentina). Investigadora do Fórum Nacional de Pesquisa Narrativa. Membro do GT 4 - Didática da Associação Nacional de Pesquisadores da Educação - ANPEd. Membro da Associação Nacional de Pesquisa e Prática de Ensino - ANDIPE. Tem experiência na área da Educação, como fase do Ensino Superior (graduação e pós-graduação), Atuando como docente e pesquisadora, acompanhamos os temas: formação de educadores, identidade docente, didática, leitura e produção textual, ensino de Língua Portuguesa, pesquisa em educação, ensino universitário e Educação Básica. Desenvolve estudos narrativos com perspectivas metodológicas de (auto) biografia, pesquisa narrativa e Documentação Narrativa de Experiências Pedagógicas.

Thauan Nery Braga da SILVA, Universidade Estadual de Feira de Santana

Licenciado em Filosofia pela Universidade Estadual de Feira de Santana - Ba. Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Pedagogia Universitária - NEPPU.

Citas

BAUMAN, Zygmunt. Tempos líquidos. Tradução Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2007

CANDAU, Vera. Maria. Ferrão. Diferenças Desigualdades e Educação Escolar: Desafios da perspectiva intercultural. In: RIOS, J.A.V. P. Diferenças e Desigualdades no cotidiano da Educação Básica. editora Mercado de Letras. 2017

FLUSSER. Vilém. O mundo codificado: por uma filosofia do design e da comunicação. (Org.) Rafael Cardoso; Tradução de Raquel Abi-Sâmara. São Paulo-Cosac Naify, 2007.

FREIRE Paulo. Educação e Mudança. Paz e Terra. Ed. São Paulo; 2011. 112 p.

FREIRE. Paulo. Pedagogia da autonomia. 74 ed. Rio de Janeiro: Paz e terra, 2022.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. (Org.). Pesquisa Social. Teoria, método e criatividade. 18 ed. Petrópolis: Vozes, 2008.

RIBEIRO. Marinalva. Lopes. A afetividade na relação educativa. Estudos de Psicologia I Campinas I 27(3) I 403-412 I julho - setembro 2010. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-166X2010000300012

RICOEUR, Paul. Teoria da interpretação. O discurso e o excesso de significação. Trad. por Artur Moão do original inglês Interpretation Theory: discourse and the surplus of meanig. Lisboa: Edições 70, 2000.

SANTOS, Boaventura. de Sousa. Cruel pedagogia do Vírus. Coimbra: Edições Almedina, S.A., 2020.

SANTOS, Boaventura. de Sousa. Para uma sociologia das ausências e uma sociologia das emergências. Revista crítica de Ciências Sociais, v.63, outubro de 2022. p. 237-280 DOI: https://doi.org/10.4000/rccs.1285

SILVA, Fabrício Oliveira da; SOUZA, Geruza Ferreira Ribeiro de; NASCIMENTO, Edna Gama do. Construção da identidade docente em tempos de pandemia: narrativas de professores/as do ensino fundamental. Educação, [S. l.], v. 48, n. 1, p. e73/1–23, 2023. DOI: 10.5902/1984644467754. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/67754. Acesso em: 20 mai. 2024.

ESPINOSA, Baruch. Ética. Tradução de Tomaz Tadeu. 2 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2022.

TOM, Zé. Salva a humanidade. Vídeo. Tom Zé, Vira lata Da Via Láctea. 2014. Disponível em: https://music.youtube.com/watch?v=vlIw1ZvvgfI. Acesso em: 01 de janeiro de 2022.

Publicado

2025-04-23

Cómo citar

SILVA, F. O. da, & SILVA, T. N. B. da. (2025). Implicações da pandemia do coronavírus na relação pedagógica entre professores e estudantes na universidade. Educação Em Foco, 28(54), 1–22. https://doi.org/10.36704/eef.v28i54.8324