Implicações da pandemia do coronavírus na relação pedagógica entre professores e estudantes na universidade
DOI:
https://doi.org/10.36704/eef.v28i54.8324Keywords:
Afetividade, Ensino e aprendizagem, Relação pedagógica, TecnologiaAbstract
O presente artigo busca compreender aspectos inerentes à relação professor e estudante vivenciada no isolamento físico, causado pela pandemia do COVID 19. O estudo partiu da seguinte questão: De que forma professores e estudantes enfrentaram o isolamento físico causado pela pandemia do COVID-19? O estudo é de natureza qualitativa, tendo como dispositivo de recolha de informações a entrevista semiestruturada. A pesquisa foi desenvolvida com estudantes e professores do curso de Filosofia de uma instituição pública. O estudo traz para à baila reflexões em torno do uso das tecnologias, a relação pedagógica e afetividade. O estudo permitiu concluir que diálogo e acolhimento são necessários para a construção da relação pedagógica que possibilite o desenvolvimento de ensino e de aprendizagem. Evidenciou, também, a necessidade de haver compreensão sobre o corpo e seus limites, bem como sobre o ambiente em que estudantes e professores estão, e por fim, a importância do afeto.
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