As contribuições da Revista Oficial de Educação e Ensino (1891 a 1895) para a escola primária paraense do século XIX:
aproximações ao objeto de estudo
DOI:
https://doi.org/10.36704/eef.v28i55.8380Palavras-chave:
Educação primária, Periódicos, Instrução PúblicaResumo
Este trabalho buscou investigar as contribuições da Revista Oficial de Educação e Ensino para a escola primária no estado do Pará, entre 1891 e 1895. Para isso, os objetivos específicos são: discorrer sobre a função da imprensa pedagógica no final do século XIX; e refletir sobre o papel da revista de educação e ensino na instrução primária paraense. A investigação é qualitativa e constitui-se como um estudo de natureza documental. Conclui-se que as revistas pedagógicas do final do século XIX exerceram, no Brasil, e mais especificamente no estado do Pará, um papel de destaque em relação à produção e circulação de diversos saberes ligados ao campo da educação, e contou também com a contribuição de diversos colaboradores que se preocupavam em discutir sobre a necessidade de se investir na educação primária da população.
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