As contribuições da Revista Oficial de Educação e Ensino (1891 a 1895) para a escola primária paraense do século XIX:

aproximações ao objeto de estudo

Authors

  • Rosane Barros de Melo Universidade Federal do Pará
  • Lívia Sousa da Silva Universidade Federal do Pará/PPEB
  • Maria José Aviz do Rosário Universidade Federal do Pará/PPEB

DOI:

https://doi.org/10.36704/eef.v28i55.8380

Keywords:

Educação primária, Periódicos, Instrução Pública

Abstract

This article sought to investigate the pedagogical magazine’s contributions for the teachers work in the state of Pará, between 1891 and 1895. So, the specific targets are: discuss the role of the pedagogical press in the late nineteenth century; and reflect on the role of the magazine on the teachers methods and teaching in primary instruction in Pará. The research is qualitative and constitutes a documental study. That concluded the pedagogical magazines of the 19th century final years of the,  ended up exercising, in Brazil, and specifically in Pará, a prominent role, related to the production and propagation of different knowledge is linked to the field of education, and also had the contribution of several collaborators who were concerned to discuss about the need to invest in the population’s primary school.

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Author Biographies

Rosane Barros de Melo, Universidade Federal do Pará

Possui graduação em Licenciatura plena em Letras-Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Pará (UFPA). É pós-graduada em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal do Espeito Santo (IFES). Especialista em Ensino de Língua portuguesa pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Mestranda em Currículo e Gestão da Escola Básica - PPEB, pela Universidade Federal do Pará(UFPA). Voluntária no Grupo de Estudo em História do Livro Didático na Amazônia (GEHLDA), voluntária do Grupo de estudos HISTEDBR - Seção Pará e bolsista da Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (FAPESPA).

Lívia Sousa da Silva, Universidade Federal do Pará/PPEB

Doutora em Ciências Sociais ? Sociologia, pela Universidade Federal do Pará (UFPA) com Pós-Doc. em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED/UFPA); Mestre em Educação (Currículo e Formação de Professores), pela Universidade Federal do Pará (UFPA); Especialista em Psicopedagogia Educacional com ênfase em psicopedagogia preventiva, pela Universidade do Estado do Pará (UEPA); licenciada plena em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Coordenadora do Laboratório de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares sobre História da Educação e Formação de Professores - LABINVE. Atualmente, Professora Adjunta C- I no Instituto de Ciências da Educação da Universidade Federal do Pará - UFPA, Faculdade de Educação. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Básica - PPEB (UFPA) - Linha de Pesquisa História da Educação Básica. 

Maria José Aviz do Rosário, Universidade Federal do Pará/PPEB

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (1988), mestrado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (1998), doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2006) e Pós - Doutorado, na Universidade Católica de Brasília (2017). É professora titular do Núcleo de Estudos Transdisciplinares em Educação Básica- NEB UFPA, exercendo atividades de ensino, pesquisa e extensão nos cursos de graduação em Licenciaturas da UFPA e no Programa de Pós - Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica - PPEB. É colaboradora da Universidade Estadual de Campinas, coordenando o grupo de estudos e pesquisa HISTEDBR -PA e, é membro da Sociedade Brasileira de História da Educação SBHE, é representante da UFPA no Fórum Municipal de Educação de Ananindeua - PA e Coordenadora do Programa de Conexões de Saberes - UFPA. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, história e memória da educação, historiografia da educação brasileira, história da organização e democratização da educação básica, história da política e legislação da educação básica, instituições escolares paraenses, história das ações afirmativas e história juventude e educação.

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PARÁ. Revista de Educação e Ensino. Belém: Typ. de Tavares Cardoso & Cia. Anno V, Vol. V, Num. 9, setembro de 1894.

Published

2025-08-21

How to Cite

Barros de Melo, R., Sousa da Silva, L., & Aviz do Rosário, M. J. (2025). As contribuições da Revista Oficial de Educação e Ensino (1891 a 1895) para a escola primária paraense do século XIX:: aproximações ao objeto de estudo. Educação Em Foco, 28(55), 1–23. https://doi.org/10.36704/eef.v28i55.8380