PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE:
um mau compartilhado entre Brasil e Espanha
DOI:
https://doi.org/10.36704/eef.v28i54.8689Palavras-chave:
Ensino Superior, Infoproletários, Uberização do TrabalhoResumo
A intenção é discutir sobre a precarização do trabalho docente no ensino superior. O artigo busca analisar através de pesquisa bibliográfica, qual o cenário da precarização e flexibilização do trabalho docente em Instituições de Ensino Superior no Brasil, fazendo um contraponto com o cenário do trabalho docente em Instituições de Ensino Superior na Espanha. O trabalho tem pretensão de demonstrar quais os impactos das novas tecnologias sobre a profissão docente, diante do impacto das inovações tecnológicas e suas implicações no campo produtivo e os desdobramentos das políticas neoliberais no campo da educação superior no Brasil e na Espanha. Por fim, pretendemos lançar as bases teóricas para a defesa do seguinte argumento: a precarização do trabalho docente está presente nas instituições de ensino superior hoje. O estudo apoia-se nas discussões teóricas de autores nacionais e internacionais como Antunes (2009-2023); Castillo (2009), Srnicek (2017), Van Doorn (2021); que pesquisam sobre o tema.
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