O intelectual Pedro Gomes Nogueira e as ações educacionais, políticas e filantrópicas pelo ordenamento de Sabará – Minas Gerais (1810-1842)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/eef.v28i56.8744

Palavras-chave:

Espaços de sociabilidade, Intelectuais, Sabará.

Resumo

No âmbito dos estudos sobre os intelectuais e a educação, esta pesquisa analisa o papel de Pedro Gomes Nogueira no processo de desenvolvimento social, político e cultural da vila/cidade mineira de Sabará entre as décadas de 1810 e 1840. O período foi marcado por grande instabilidade política e pelo processo de constituição do Brasil independente. Gomes Nogueira destacou-se por várias frentes de atuação: foi coronel do Primeiro Regimento de Cavalaria; fundou a Sociedade Pacificadora e Philantropica; foi diretor e redator de jornais; contribuiu para o desenvolvimento do teatro; formou e manteve a Guarda Nacional e a Irmandade de Misericórdia; e foi vereador e presidente da Câmara Municipal. A análise documental indica que se tratava de um intelectual engajado e preocupado com a instrução pública, com inserção e influência reconhecida nas diversas instâncias em que atuou, difundindo valores voltados à defesa da ordem e dos ideais liberais moderados. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carolina Mafra de SÁ, Universidade Federal do Agreste de Pernambuco - UFAPE

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (2015), mestra em Educação pela UFMG (2009), graduada em Pedagogia também pela UFMG (2005), graduada em Design de Ambientes pela Universidade do Estado de Minas Gerais (2002) e graduada em Licenciatura em Artes Visuais pelo Claretiano Centro Universitário (2018). Professora do curso de Licenciatura em Pedagogia da UFAPE. Atua como pesquisadora na área de Educação, principalmente com os seguintes temas: história da educação; história da educação dos sentidos e das sensibilidades; história das artes do espetáculo; educação dos sentidos e das sensibilidades por meio da arte.

Mônica Yumi JINZENJI, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora em Educação pela UFMG (2008), professora da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMG. Pesquisadora da área de História da Educação, membro do Centro de Pesquisas em História da Educação (GEPHE) e coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Cultura Escrita.

Referências

BASILLE, Marcelo. A bem da ordem e tranquilidade: A Sociedade Defensora In: BASILLE, Marcelo. A politização das ruas: projetos de Brasil e ação política no tempo das Regências. Volume 1. Brasília: Senado Federal, 2022, p. 169-220.

FARIA FILHO, Luciano Mendes de. Instrução elementar no século XIX. In: LOPES, Eliane Marta T. S.; FARIA FILHO, Luciano M. De; VEIGA, Cynthia G. (Orgs.) 500 anos de Educação no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica, 2000. p. 135-150.

GINZBURG, Carlo; PONI, Carlo. O nome e o como: troca desigual e mercado historiográfico. In: GINZBURG, Carlo; PONI, Carlo (Orgs.). A microhistória e outros ensaios. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1991, p. 169-178.

GOMES, Ângela de Castro. Essa gente do Rio. Modernismo e Nacionalismo. Rio de Janeiro: Ed. FGV, 1999, p. 20.

GONDRA, José Gonçalves; SCHUELER, Alessandra. Educação, poder e sociedade no império brasileiro. São Paulo: Cortez, 2008.

INÁCIO, Marcilaine Soares; FARIA FILHO, Luciano Mendes de. A educação no espaço público: as pedagogias da associações cívico-literárias mineiras. In: LOPES, Eliane Marta T.; CHAMON, Carla S (Orgs.). História da Educação em Minas Gerais: da Colônia à República. Volume 2 – Império. Uberlândia: EDUFU, 2019, p. 39-62.

INÁCIO, Marcilaine Soares. Educação e política em Minas Gerais: o caso das sociedades políticas, literárias e filantrópicas no período regencial (1831/1840). Tese (Doutorado em Educação). Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais, 2010.

JINZENJI, Mônica Yumi. Cultura impressa e educação da mulher no século XIX. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2010.

MONTEIRO, Tobias. História do Império. Tomo 2. Rio de Janeiro: Briguiet, 1946.

MORAIS, Christianni Cardoso. Para o aumento da instrução da mocidade da nossa pátria: estratégias de difusão do letramento na Vila de São João del-Rei (1824-1831). Dissertação (Mestrado em Educação). Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais, 2002.

MOREL, Marco. Transformações dos espaços públicos, Imprensa, Atores Políticos e Sociabilidades na Cidade Imperial (1820-1840). São Paulo: HUCITEC, 2005.

NASCIMENTO, Helvécio Pinto do. O poder local e a articulação política em 1822. In: RESENDE, Maria Efigênia Lage de; VILLALTA, Luiz Carlos. (Orgs.). A Província de Minas, 2. Belo Horizonte: Autêntica Editora; Companhia do Tempo, 2013, p. 27-45.

PAULA, Dalvit Greiner de. Educação, liberalismo e modernidade em Bernardo Pereira de Vasconcelos (1795-1850). Tese (Doutorado em Educação). Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais, 2021.

PANDOLFI, F. C.. A viagem de D. Pedro I a Minas Gerais em 1831: embates políticos na formação da monarquia constitucional no Brasil. Revista Brasileira de História, v. 36, n. 71, p. 35-55, jan. 2016.

SALES, Zeli E. S. de . Escolarização da infância brasileira: a contribuição do bacharel Bernardo Pereira de Vasconcelos. In: Marcos Cezar de Freitas; Moysés Kuhlmann. (Org.). Os Intelectuais na História da Infância. 1.ª ed. São Paulo: Cortez, 2002, p. 245-265.

SANTOS, Marileide Lopes dos. Educação, assistência e sociabilidade: o governo dos pobres em Sabará/Mg 1832-1860. Dissertação (Mestrado em Educação). Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais, 2007.

SANTOS, Marileide Lopes dos. Instrução pública em Sabará/MG nos Oitocentos. In: VALE, Ione Ribeiro; HAMDAN, Juliana Cesário; DAROS, Maria das Dores. (Orgs.). Moderno, Modernidade e Modernização: a educação nos projetos de Brasil – séculos XIX e XX. 1ed. Vol. 2. Belo Horizonte, MG: Mazza Edições Ltda, 2014, p. 81-96.

SCHWARCZ, Lilia Moritz. As barbas do Imperador. D. Pedro II, um monarca dos trópicos. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.

SOBRINHO, José Seixas. O teatro em Sabará: da Colônia à República. Belo Horizonte: Bernardo Álvares, 1961.

SILVA, Wlamir. Liberais e povo: a construção da hegemonia liberal-moderada na Província de Minas Gerais (1830-1834). Tese (Doutorado em História). Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2002.

SIRINELLI, Jean-François. Os intelectuais. In: RÉMOND, René. Por uma história política. Rio de Janeiro: UFRJ; FGV, 1996 p. 231-269.

SOUSA, Octavio Tarquínio de. História dos fundadores do Império do Brasil: a vida de D. Pedro I. Vol. 4. Rio de Janeiro: J. Olympio Ed., 1957.

VAINFAS, Ronaldo (Org.) Dicionário do Brasil colonial (1500-1808). Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.

VAINFAS, Ronaldo (Org.). Dicionário do Brasil Imperial (1822-1889). Rio de Janeiro: Objetiva, 2002.

VERONA, Priscilla Samantha Barbosa. A imprensa como instância educativa em Mariana, Minas Gerais, na primeira metade dos Oitocentos: estratégias de escrita. Tese (Doutorado em Educação). Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais, 2020.

VILLALTA, Luiz Carlos. O Antigo Regime e a Independência do Brasil (1808-1822). In: RESENDE, Maria Efigênia Lage de; VILLALTA, Luiz Carlos. (Orgs.) A Província de Minas, 1. Belo Horizonte: Autêntica Editora; Companhia do Tempo, 2013, p. 21-43.

Downloads

Publicado

16/11/2025

Como Citar

Sá, C. M. de, & Jinzenji, M. Y. (2025). O intelectual Pedro Gomes Nogueira e as ações educacionais, políticas e filantrópicas pelo ordenamento de Sabará – Minas Gerais (1810-1842). Educação Em Foco, 28(56), 1–24. https://doi.org/10.36704/eef.v28i56.8744