MÍDIA, CONSUMO E INFÂNCIA: PRODUÇÃO E SUJEIÇÃO DOS CORPOS POR ADEREÇOS E ACESSÓRIOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/eef.v27i52.7209

Palavras-chave:

Infância, Mídias, Indústria, Consumo, Acessórios

Resumo

O artigo, de abordagem bibliográfica e qualitativa, insere-se no campo das discussões sobre infância e cultura. Com um olhar foucaultiano, faz uma leitura crítica em torno da lógica da indústria e de suas apropriações estratégicas, as quais apostam na criação de produtos e acessórios para serem usados como parte integrante do corpo da criança. Como resultado, o estudo sinaliza que as redes midiáticas impulsionam o consumo de adereços, formados por figuras simbólicas e personagens, com o intuito de promover o sentimento de pertença, representatividade e poder. Assim, mídia e consumo acabam conformando modos de ser e existir, tornando o público infantil objeto de disputa do mercado.

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Biografia do Autor

Michelle Floriani, UNICENTRO

Mestranda em Educação no Programa de Pós-graduação em Educação pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO). Bacharela em Direito pela Universidade Tuiuti do Paraná, licenciada em Pedagogia pela Universidade Castelo Branco/RJ. Consultora pedagógica para redes municipais de ensino e experiência como professora da Educação Básica em turmas da Educação Infantil e do Ensino Fundamental Anos Iniciais.

Contribuição na elaboração do texto: os autores contribuíram igualmente na elaboração do manuscrito. https://lattes.cnpq.br/4114189525933557

Diego Paiva Bahls, UNICENTRO

Mestre em educação pela Universidade Federal do Paraná (2021). Doutorando pela Universidade Estadual do Centro Oeste. Professor da rede municipal de Guarapuava e como pedagogo na Secretaria de Educação do Estado do Paraná - SEED/PR. Pesquisador do Grupo Interdisciplinar em Linguagem, Diferença e Subjetivação - GILDA, (UFPR/CNPq).

Contribuição na elaboração do texto: os autores contribuíram igualmente na elaboração do manuscrito.

 http://lattes.cnpq.br/0082725809824414

Aliandra Cristina Mesomo Lira, UNICENTRO

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Professora Associada do Departamento de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Centro-Oeste/UNICENTRO, Guarapuava/PR. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Infantil/GEPEDIN/UNICENTRO/CNPq.

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Publicado

06/08/2024

Como Citar

Floriani, M., Paiva Bahls, D., & Mesomo Lira, A. C. (2024). MÍDIA, CONSUMO E INFÂNCIA: PRODUÇÃO E SUJEIÇÃO DOS CORPOS POR ADEREÇOS E ACESSÓRIOS. Educação Em Foco, 27(52), 1–20. https://doi.org/10.36704/eef.v27i52.7209