MÍDIA, CONSUMO E INFÂNCIA: PRODUÇÃO E SUJEIÇÃO DOS CORPOS POR ADEREÇOS E ACESSÓRIOS
DOI:
https://doi.org/10.36704/eef.v27i52.7209Palabras clave:
Infância, Mídias, Indústria, Consumo, AcessóriosResumen
O artigo, de abordagem bibliográfica e qualitativa, insere-se no campo das discussões sobre infância e cultura. Com um olhar foucaultiano, faz uma leitura crítica em torno da lógica da indústria e de suas apropriações estratégicas, as quais apostam na criação de produtos e acessórios para serem usados como parte integrante do corpo da criança. Como resultado, o estudo sinaliza que as redes midiáticas impulsionam o consumo de adereços, formados por figuras simbólicas e personagens, com o intuito de promover o sentimento de pertença, representatividade e poder. Assim, mídia e consumo acabam conformando modos de ser e existir, tornando o público infantil objeto de disputa do mercado.
Descargas
Citas
ANDRADE, Paula Deporte; COSTA, Marisa Vorraber. Usando crianças para vender: infância e consumo na publicidade de revistas. Reflexão e Ação, v. 18, n. 2, p. 230-248, 2010. Disponível em: https://online.unisc.br/seer/index.php/reflex/article/view/1551. Acesso em: 19 dez. 2022. DOI: https://doi.org/10.17058/rea.v18i2.1551
ANDRADE, Marcelo; CASTRO, Gisela G. S. A criança conectada: os youtubers mirins e a promoção de modos de ser criança nas lógicas do consumo. Intexto, Porto Alegre, n. 52, p. 1-17, 2021. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/intexto/article/view/94351. Acesso em: 19 dez. 2022. DOI: https://doi.org/10.19132/1807-8583202152.94351
BARBOSA, Maria Carmem Siveira. Culturas escolares, culturas de infância e culturas familiares: as socializações e a escolarização no entretecer dessas culturas. Educ. Soc., Campinas, vol. 28, n. 100 - Especial, p. 1059-1083, out. 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/KsN57fkpqH35MtdpqcHfmZL/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 19 dez. 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302007000300020
BASSANI, Patrícia Scherer. A internet dos corpos, as realidades emergentes e a constituição de arquiteturas digitais de interação. Contrapontos, Itajaí, v. 22, n. 1, p. 175-187, jan./jul. 2022. Disponível em: https://periodicos.univali.br/index.php/rc/article/view/17778. Acesso em: 06 dez. 2022. DOI: https://doi.org/10.14210/contrapontos.v22n1.p175-187
BAUMAN, Zigmunt. Vida para consumo. A transformação das pessoas em mercadorias. (Tradução de Carlos Alberto Medeiros). Rio de Janeiro: Zahar, 2008.
BUCKINGHAM, David. Crescer na era das mídias eletrônicas. São Paulo: Loyola, 2007.
CASTRO, Michele Guedes Bredel de. A infância e a cultura do consumo na contemporaneidade. Movimento – Revista de Educação, Niterói, v. 3, p. 273-293, 2015. Disponível em: https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32569. Acesso em: 19 dez. 2022.
DORNELLES, Leni Vieira. Na escola infantil e todo mundo brinca se você brinca. In: CRAIDY, C.; KAERCHER, G. E. Educação Infantil. Prá que te quero? Porto Alegre: Artes Médicas, 2001. p. 101-108.
DORNELLES, Leni Vieira. Infâncias que nos escapam: da criança na rua à criança cyber. Rio de Janeiro: Vozes, 2005.
FISCHER, Rosa Maria Bueno. O estatuto pedagógico da mídia: questões de análise. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 22, n. 2, p. 59-79, jul./ dez.1997. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/71363. Acesso em: 07 abr. 2021.
FISCHER, Rosa Maria Bueno. O dispositivo pedagógico da mídia: modos de educar na (e pela) TV. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 28, n. 1, p.151-162, jan./jun. 2002. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/27882. Acesso em: 07 nov. 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022002000100011
FORBES. 10 filmes de animação que mais faturaram na história. Forbes, 2014. Disponível em: https://forbes.com.br/forbeslife/2014/11/10-filmes-de-animacao-que-mais-faturaram-na-historia/. Acesso em: 19 dez. 2022.
FOUCAULT, Michel. História da sexualidade: a vontade de saber (volume I). São Paulo: Graal, 1988.
FOUCAULT, Michel. Resumo dos cursos do Collège de France (1970-1982). Rio de Janeiro: Zahar, 1997.
FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. São Paulo: Loyola, 2000.
GIRARDELLO, Gilka. (2005). Produção cultural infantil diante da tela: da TV à internet. Teias, Rio de Janeiro, v. 6, n. 10-11, p. 1-12, 2005. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistateias/article/view/23980. Acesso em: 19 dez. 2022.
JENKINS, Henry. Cultura da Convergência. São Paulo: Aleph, 2008.
LEMOS, André. Cibercultura: tecnologia e vida social na cultura contemporânea. Porto Alegre: Sulina, 2007.
LOURO. Guacira Lopes. O corpo educado: pedagogias da sexualidade. 4. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora; 2019.
MOMO, Mariangela. Mídia e consumo na produção de uma infância pós-moderna que vai à escola. Tese de doutorado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Repositório Institucional da UFRGS, LUME, 2007. Disponível em: http://hdl.handle.net/10183/12185. Acesso em: 19 dez. 2022.
NÚCLEO DE INFORMAÇÃO E COORDENAÇÃO DO PONTO BR. Pesquisa Sobre o Uso da Internet por Crianças e Adolescentes no Brasil: TIC Kids Online Brasil (Edição COVID-19, metodologia adaptada). Grappa Marketing Editorial, 2021. Disponível em: https://cetic.br/pt/pesquisa/kids-online/publicacoes. Acesso em: 19 dez. 2022.
PETERSEN, Michele Luciana; SCHMIDT, Saraí Patrícia. Consumo e infância: de mãos dadas a caminho da escola. In: ALCÂNTARA, Alessandra; GUEDES, Brenda. Culturas infantis do consumo: práticas e experiências contemporâneas. São Paulo: Pimenta Cultural, 2014. p. 37-55
PICH, Santiago; MANSKE, George Saliba. A medida certa: corpo, confissão e tecnologias do self em tempos de governamentalidade liberal. Contrapontos, Itajaí, v. 22, n. 1, p. 149-174, jan./jul. 2022. Disponível em: https://periodicos.univali.br/index.php/rc/article/view/17912. Acesso em: 06 dez. 2022. DOI: https://doi.org/10.14210/contrapontos.v22n1.p149-174
STEINBERG, Shirley; KINCHELOE, Joe. Sem segredos: cultura infantil, saturação de informação e infância pós-moderna. In: STEINBERG, Shirley; KINCHELOE, Joe. (Orgs.). Cultura infantil: a construção da infância corporativa da infância. Rio de janeiro: Civilização Brasileira, 2001. p. 11-52.
TOMAZ, Renata. Mídia, infância e socialização: perspectivas contemporâneas. Cadernos IHU ideias, São Leopoldo, v. 18, n. 303, 2020. Disponível em: https://www.ihu.unisinos.br/categorias/602900-midia-infancia-e-socializacao-perspectivas-contemporaneas. Acesso em: 06 dez. 2022.
TOMAZ, Renata Oliveira. Infância e mídia: breve revisão de um campo em disputa. Contracampo, Niterói, v. 35, n. 03, p. 272-294, dez. 2016/ mar. 2017. Disponível em: https://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/17592. Acesso em: 06 dez. 2022. DOI: https://doi.org/10.22409/contracampo.v35i3.919
WEEKS, Jeffrey. Invented moralities: sexual values in an age of uncertainty. Nova York: Columbia University Press, 1995.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.











