Uma análise sobre como docentes e familiares percebem uns aos outros em um centro de Educação Infantil de Lages, SC

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/eef.v28i54.8225

Palavras-chave:

Educação Infantil, Professoras, Famílias, Percepção

Resumo

Este artigo é resultado de uma dissertação de mestrado que trata das percepções recíprocas entre docentes e famílias de um centro de educação infantil de Lages, SC. Objetivou conhecer as percepções das famílias sobre a atuação das professoras na Educação Infantil e das professoras sobre a atuação das famílias das crianças com quem trabalham. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, exploratória, caracterizada como estudo de caso. A coleta de dados foi realizada pelo uso da técnica do grupo focal. Foi possível concluir que as professoras percebem maior preocupação das famílias apenas com atividades relacionadas ao cuidado, discurso bem presente entre as professoras das turmas de berçário e maternal. Quanto às famílias, elas até percebem o desenvolvimento das crianças, porém desconhecem a rotina na Educação Infantil, bem como, a formação das professoras e a maneira com que planejam e desenvolvem suas práticas pedagógicas.

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Biografia do Autor

Maive Cardoso Padilha Ventura, Universidade do Planalto Catarinense

Mestra em Educação pela Universidade do Planalto Catarinense. Pós-Graduada em Didática Psicopedagógica Interdisciplinar e Gestão Escolar na Educação Básica. Graduada em Pedagogia. Professora na Educação Infantil do Sistema Municipal de Educação de Lages, SC. Integra o Grupo de Pesquisa "NuPEB: políticas, estéticas e diferenças.

Jaime Farias Dresch, Universidade do Planalto Catarinense

Docente permanente e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNIPLAC. Realizou Doutorado em Educação na UFSCar, com período sanduíche na Universidade do Minho, Mestrado em Educação e Licenciatura em Pedagogia na UNESP-Rio Claro. Sócio da ANPEd - GT Educação de Crianças de 0 a 6 anos. Integra o Grupo de Pesquisa "NuPEB: políticas, estéticas e diferenças". Coordena o Laboratório de Inovação Educacional (Labin), projeto financiado pela FAPESC. Leciona no curso de Pedagogia. É membro do Comitê de Ética em Pesquisa da UNIPLAC. Atuou como professor nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Realiza pesquisas e atividades de extensão com as temáticas: Políticas e fundamentos da Educação Infantil; Educação e diferenças; Educação e democracia; Divulgação Científica e Inovação.

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Publicado

11/03/2025

Como Citar

Cardoso Padilha Ventura, M., & Farias Dresch, J. (2025). Uma análise sobre como docentes e familiares percebem uns aos outros em um centro de Educação Infantil de Lages, SC. Educação Em Foco, 28(54), 1–23. https://doi.org/10.36704/eef.v28i54.8225