The politics of friendship and childhood. Saying "yes" to those who arrive: the possibility of hospitality at school

a possibilidade da hospitalidade na escola

Authors

  • Eduardo Rezende Melo Juiz de Direito no Estado de São Paulo. Escola Paulista da Magistratura
  • Flávia Inês Schilling Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Educação https://orcid.org/0000-0001-5126-8507
  • Maria José de Rezende Universidade Estadual de Londrina https://orcid.org/0000-0002-3426-910X

DOI:

https://doi.org/10.36704/eef.v28i54.8574

Keywords:

Direitos humanos, Escola, Hospitalidade, Políticas de amizade, Solidariedade

Abstract

In this article, we will start with the current issue of enmity and follow Derrida to understand what it could be and what the dilemmas and contradictions - impasses - of the idea of hospitality are. There will be an attempt at a more structural understanding of the issue based on the concept of internal (Pablo Gonzales Casanova) and external colonialism, introducing current Latin American authors (Rodolfo Stavenhagen) in dialogue with classics such as Norbert Elias, Foucault, Derrida, Rancière and Simmel. And finally, we conclude with a debate on friendship and the institutional imagination (or possible imaginations) that could respond - even if only provisionally - to the issues of friendship, welcoming, human rights and justice.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Eduardo Rezende Melo, Juiz de Direito no Estado de São Paulo. Escola Paulista da Magistratura

Juiz de direito no Estado de São Paulo desde 1991, atualmente coordenador pedagógico da área temática da infância e da juventude na Escola Paulista da Magistratura, é editor-chefe da revista Chronicle da Associação Internacional de Juízes e Magistrados da Juventude e Família (AIMJF), da qual foi diretor, já tendo também sido presidente da Associação Brasileira de Magistrados e Promotores de Justiça da Infância e da Juventude (ABMP) e vice-presidente da Associação Internacional Mercosul de Juízes da Infância e da Juventude. Pesquisador colaborador do Grupo de Pesquisa "Direitos Humanos, Democracia e Memória" do IEA.

Flávia Inês Schilling , Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Educação

Flávia Inês Schilling é  livre docente e Professora Associada da Faculdade de Educação da USP. Está vinculada na pós-graduação à área de Sociologia da Educação na FEUSP e à área de Direitos Humanos da FDUSP, trabalhando com a temática da violência, das identidades contemporâneas e direitos humanos. É pesquisadora do CNPq (bolsa Pq) trabalhando com o tema da escola justa. Integrante do Grupo de Pesquisa sobre Direitos Humanos, Memória e Democracia do IEA/USP. https://orcid.org/0000-0001-5126-8507 

Maria José de Rezende, Universidade Estadual de Londrina

Professora de Sociologia na Universidade Estadual de Londrina - UEL. Docente no Programa de Mestrado em Sociologia em Rede Nacional - ProfSocio - Sede/UEL. Doutora  em Sociologia pela Universidade de São Paulo - USP. Mestre em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC SP. Membro do Grupo de Pesquisa em Direitos Humanos, Democracia e Memória – GPDH/IEA-USP.

References

AGAMBEN, G. A comunidade que vem. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.

ARENDT, H. A condição humana. 5. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1991.

ARENDT, H. A Dignidade da Política: ensaios e conferências. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 1993.

BALANDIER, G. A situação colonial: abordagem teórica. Cadernos CERU, São Paulo, v. 25, n. 1, p. 33-58, 2014. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/ceru/article/view/89147. Acesso em: 19 abr. 2023. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2595-2536.v25i1p33-58

BARTRA, A. Tiempos turbulentos: hacía subversión carnavalesca de un capitalismo grotesco. Trabalho apresentado na Conferência inaugural del 10º Congreso Ecuatoriano de Sociologia, Ecuador, 2015. Disponível em: www.biblioteca.clacso.edu.ar. Acesso em: 19 abr. 2023.

BARTRA, A. Capitalismo depredador. In: Barcellos, J. Jornal Estado de Direito, Porto Alegre, p. 1-6, 30 mar. 2017.

BAUMAN, Z. Modernidade Líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.

BENVENISTE, É. Le vocabulaire des institutions indo-européennes: 1. economie, parenté, société. Paris: Les éditions de minuit, 2003.

BOLTANSKI, L. L´amour et la justice comme compétences. Paris: Gallimard, 2011.

BONILLA, H. La metodología histórica y las ciencias sociales. In: CADENA, C. (org.). XX años de Ciencias Sociales: memoria del coloquio Internacional. Ciudad de México: Colegio del México Ediciones, 2008. p. 196-203.

BUTLER, J. Notes toward a performative theory of assembly. Cambridge: Harvard University Press, 2015. DOI: https://doi.org/10.4159/9780674495548

BUTLER, J. A força da não-violência. Lisboa: Edições 70, 2021.

CANCLINI, N. G. Culturas híbridas: estrategias para entrar y salir de la modernidad. Ciudad de México: Grijalbo, 1989.

CASANOVA, P. G. Sociología de la explotación. Ciudad de México: Siglo XXI, 1969.

CASANOVA, P. G. La formación de conceptos en los pueblos indios: el caso de Chiapas. Nueva Sociedad, Buenos Aires, n. 154, p. 42-57, mar./abr. 1998.

CASANOVA, P. G. Sociología de la explotación. Buenos Aires: Clacso, 2006.

CASANOVA, P. G. Colonialismo interno. In: GONZÁLEZ, S. et al. (org.). Teoría marxista hoy: problemas y perspectivas. Buenos Aires: Clacso, 2007. p. 431-456.

CASANOVA, P. G. De la sociología del poder a la sociología de la explotación. Ciudad de México: Siglo XXI; Buenos Aires: Clacso, 2015.

CASSIN, B. L´effet sophistique. Paris: Gallimard, 1995.

CASSIN, B. Elogio da tradução. São Paulo: Martins Fontes, 2022.

CHAUI, M. Amizade, recusa do servir. In: LA BOÉTIE, É. de. Discurso da servidão voluntária. 3. ed. São Paulo: Brasiliense, 1986. p. 173-239.

CORSARO, W. A. The sociology of childhood. 2. ed. London: Sage Publications, 2005.

DERRIDA, J. Politiques de l´amitié. Paris: Galilée, 1994a.

DERRIDA, J. Force de loi. Le ‘fondement mystique de l´autorité’. Paris: Galilée, 1994b.

DERRIDA, J. Politics of Friendship. London/New York: Verso, 1997.

DERRIDA, J. Políticas da amizade. São Paulo: Campo das Letras, 2003a.

DERRIDA, J. Questão do estrangeiro: vinda do estrangeiro. In: DERRIDA, J.; DUFOURMANTELLE, A. (org.). Anne Dufourmantelle convida Jaques Derrida a falar da Hospitalidade. São Paulo: Escuta, 2003b. p. 5-65.

DERRIDA, J. Politique et amitié. Entretiens avec Michael Sprinker sur Marx et Althusser. Paris: Galilée, 2011.

DERRIDA, J. Justices. In: COHEN-LEVINAS, D.; MICHAUD, Ginette. Appels de Jacques Derrida. Paris: Hermann, 2014. p. 19-71. DOI: https://doi.org/10.3917/herm.cohen.2014.01.0019

DERRIDA, J. L´hospitalité. Séminaire (1995-1996). Paris: Seuil, 2021.

DIDI-HUBERMAN, G. La Imaginación, nuestra Comuna. Theory Now: Journal of literature, critique and thought, Granada, España, v. 3, n. 2, p. 5-21, jul./dic. 2020. Disponível em: https://revistaseug.ugr.es/index.php/TNJ/article/view/13931/pdf_1. Acesso em : 19 abr. 2023. DOI: https://doi.org/10.30827/tnj.v3i2.13931

DIDI-HUBERMAN, G. Imaginer, recommencer. Ce qui nous soulève, 2. Paris : Les Éditions de Minuit, 2021.

ELIAS, N. A sociedade dos indivíduos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1994a.

ELIAS, N. Teoria simbólica. Oeiras: Celta Editora, 1994b.

ELIAS, N. Envolvimento e alienação. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1998.

ELIAS, N. Conceitos sociológicos fundamentais: civilização, figuração, processos. In: NEIBURG, F.; WAISBORT, L. (org.). Escritos & Ensaios. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2006. p. 21-33.

FALS BORDA, O. El campesino Cundi-Boyacense: Conceptos sobre su pasividad. Revista colombiana de Psicología, Bogotá, Colombia, v. 1, n. 1, p. 74-83, 1956.

FALS BORDA, O. (comp.). Participación Popular: retos del futuro. Compilación y análisis de Orlando Fals Borda. Bogotá, Colombia: ICFES, IEPRI, Colciencias, 1998.

FALS BORDA, O. Ciencia, compromiso y cambio social: antología. Montevideo: Lanzas y Letras, 2014.

FALS BORDA, O. Una sociología “sentipensante” para América Latina: antología. Ciudad de México: Siglo XXI Editores; Buenos Aires: Clacso, 2015.

FALS BORDA, O. Campesinos de los Andes y otros escritos antológicos. Bogotá: Universidad Nacional, 2017.

FERNANDES, F. Sociedade de classes e subdesenvolvimento. Rio de Janeiro: Zahar, 1968.

FERNANDES, F. Capitalismo dependente e classes sociais na América Latina. Rio de Janeiro : Zahar, 1972.

FOUCAULT, M. Dits et écrits. Paris: Gallimard, 1994. v. IV.

FOUCAULT, M. A coragem da verdade. São Paulo: Martins Fontes, 2011.

FRASER, N.; HONNETH, A. Redistribution or recognition? A political exchange. New York: Verso, 2003.

GOMES, L. G. N.; SILVA JUNIOR, N. Experimentação, Política da Amizade: Alteridade e Solidariedade nas Classes Populares. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, DF, v. 23, n. 2, p. 149-158, 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ptp/a/75c3B78sqgV9HypxRZM64Ss/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 19 abr. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-37722007000200005

IBORRA-MALLENT, J. V.; MONTAÑEZ-PICO, D. Los orígenes de la idea del «colonialismo interno» en el pensamiento crítico del comunista afroamericano Harry Haywood: crónica de una conversación con Gwendolyn Midlo Hall. Tabula Rasa, Bogotá, Colombia, n. 35, p. 89-114, 2020. Disponível em: https://www.revistatabularasa.org/numero-35/04-iborra.pdf. Acesso em: 19 abr. 2023. DOI: https://doi.org/10.25058/20112742.n35.04

LA BOÉTIE, É. de. Discurso da servidão voluntária. 3. ed. São Paulo: Brasiliense, 1986.

MACKENZIE, C. Imagining Oneself Otherwise. In: MACKENZIE, C.; STOLJAR, N. Relational autonomy. Feminist perspectives on autonomy, agency and the social self. Oxford: Oxford University Press, 2000. p. 124-150. DOI: https://doi.org/10.1093/oso/9780195123333.003.0007

MBEMBE, A. NECROPOLÍTICA. Arte & Ensaios, Rio de Janeiro, n.32, p. 123-151, 2016. Disponível em: https://www.procomum.org/wp-content/uploads/2019/04/necropolitica.pdf . Acesso em: 21 out.2024

MBEMBE, A. Política de Inimizade. Lisboa: Antígona editores, 2017.

MBEMBE, A. Politiques de l’inimité. Paris : La Découverte, 2019.

MELO, E. R. ; SCHILLING, F. ; REZENDE, M. J. de. Imaginações políticas para um outro mundo possível. As contribuições de Sen, Fraser, Boltanski e Butler. Lua Nova, São Paulo, v. 117, p. 95-126, 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/0102-095126/117

MELO, E. R. Direito ao desenvolvimento. Arqueologia de um dispositivo na subjetivação de crianças e adolescentes. São Paulo: Intermeios, 2021.

MOTA NETO, J. C. Paulo Freire e Orlando Fals Borda na genealogia da pedagogia decolonial latino-americana. Folios, Bogotá, Colombia, n. 48, p. 3-13, 2018. Disponível em: http://www.scielo.org.co/pdf/folios/n48/0123-4870-folios-48-00003.pdf. Acesso em: 19 abr. 2023. DOI: https://doi.org/10.17227/folios.48-8131

PASSETTI, E. Éticas dos amigos. Invenções libertárias da vida. São Paulo: Imaginário, 2003.

PRECIADO, P. Dysphoria mundi. Le son du monde qui s’écroule. Paris: Bernard Grasset, 2022.

QUEIROZ, M. I. P. de. Educação como uma forma de colonialismo. Cadernos CERU, São Paulo, v. 25, n. 1, p. 19-32, 2014. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2595-2536.v25i1p19-32

QUIJANO, A. Modernidad, identidad y utopía en América Latina. Lima: Sociedad y Política Ediciones, 1988.

QUIJANO, A. Colonialidade do poder, eurocentrismo e América Latina. In: QUIJANO, A. A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais: Perspectivas latino-americanas. Buenos Aires : Clacso, 2005. p. 227-278.

RANCIÈRE, J. Le maître ignorant. Cinq leçons sur l´émancipation intellectuelle. Paris: Fayard, 1987.

RANCIÈRE, J. La mésentente. Politique et philosophie. Paris: Galilée, 1995.

RANCIÈRE, J. Au bords du politique. Paris: Gallimard, 2012.

RANCIÈRE, J. O tempo da emancipação já passou? In: SILVA, R.; NAZAR, L. (org.). A República por vir: arte, política e pensamento para o Século XXI. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2015. p. 73-100.

REIS, D. S. Políticas da inimizade, de Achille Mbembe. Cadernos de ética e filosofia política, São Paulo, v. 2, n. 37, p. 252-255, 2020. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/cefp/issue/view/11855. Acesso em: 19 abr. 2023. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.1517-0128.v2i37p252-256

REZENDE, M. J. de. Los elementos racionales e irracionales del colonialismo interno en Casanova, Stavenhagen, Fals Borda y Elias. Revista Central de Sociología, Santiago, Chile, v. 14, p. 29-51, 2022. Disponível em: https://www.centraldesociologia.cl/index.php/rcs/article/view/127. Acesso em: 19 abr. 2023.

ROSENMANN, M. R. Pablo González Casanova: sociología del poder y sociología de la explotación. In: CASANOVA, P. G. De la sociología del poder a la sociología de la explotación. Ciudad de México: Siglo XXI; Buenos Aires: Clacso, 2015. p. 9-54. Disponível em: https://biblioteca.clacso.edu.ar/clacso/coediciones/20150112054546/01.pdf. Acesso em: 19 abr. 2023.

SCHILLING, F.; ANGELUCCI, C. B. Conflitos, violências, injustiças na escola? Caminhos possíveis para uma escola justa. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 46, p. 694-715, 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/bxGqGm6PVSQWxzNKY94WFDn/#. Acesso em: 19 abr. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/198053143675

SCHILLING, F. Igualdade, desigualdade e diferenças: o que é uma escola justa? Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 39, n. 1, p. 31-48, 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/KxZpmcxqbSTc7QLCvw3cfVR/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 19 abr. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022013000100003

SCHILLING, F. Mediação de conflitos, justiça restaurativa: caminhos para uma escola mais justa? Dossiê Brasil/Portugal: possibilidade de uma escola justa e das artes de fazer o comum, coordenado por Flávia Schilling e José Manuel Resende. ETD: Educação Temática Digital, São Paulo, v. 20, n. 2, p. 325-342, 2018. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8650506/0. Acesso em: 19 abr. 2023. DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v20i2.8650506

SIMMEL, G. Individualismus der modernen Zeit und anderen soziologische Abhandlungen. Frankfurt: Suhrkamp, 2008.

SIMMEL, G. Probleme der Geschichtsphilosophie. Altenmünster, Jazzybee-verlag, 2016 [Livro digital]

SLOTERDIJK, P. Crítica da razão cínica. 2. ed. São Paulo: Estação Liberdade, 2012.

STAUFFER, J. Ethical loneliness: the injustice of not being heard. New York: Columbia University Press, 2015. DOI: https://doi.org/10.7312/stau17150

STAVENHAGEN, R. Etnodesenvolvimento: uma dimensão ignorada no pensamento desenvolvimentista. Anuário Antropológico, Rio de Janeiro, v. 9, n. 1, p. 11-44, 1985.

STAVENHAGEN, R. Educação para um mundo multicultural. In: DELORS, J. et al. Educação um tesouro a descobrir: Relatório para a Unesco da Comissão Internacional sobre educação para o século XXI. Brasília, DF: Unesco: MEC; São Paulo: Cortez, 1998. p. 246-256.

STAVENHAGEN, R. Repensar a América Latina desde la subalternidad: el desafío de Abya Yala. In: ARAVENA, F.; ÁLVAREZ-MARTIN, A. (ed.). América Latina y el Caribe: globalización y conocimiento. Repensar las Ciencias Sociales. Montevideo: Flacso, 2011. p. 167-185.

SUÁREZ FERNÁNDEZ, N. J. Coherencia e vigencia de la vida y obra del sociólogo Orlando Fals Borda. In: FALS BORDA, O. Campesinos de los Andes y otros escritos antológicos. Bogotá, Colombia: Universidad Nacional, 2017. p. XI-XLIV.

Published

2025-04-23

How to Cite

Rezende Melo, E., Schilling , F. I., & de Rezende, M. J. (2025). The politics of friendship and childhood. Saying "yes" to those who arrive: the possibility of hospitality at school: a possibilidade da hospitalidade na escola. Educação Em Foco, 28(54), 1–27. https://doi.org/10.36704/eef.v28i54.8574

Issue

Section

Dossiê Justiça, Educação e Movimentos Sociais.