Possíveis implicações da abordagem pedagógica adotada no curso de Gestão de Obras do CEFET-MG para evasão escolar
DOI:
https://doi.org/10.36704/eef.v28i56.8675Keywords:
Discurso, Formação profissional, Paulo Freire.Abstract
Este artigo investiga a evasão no curso de formação profissional para operários da construção civil ofertado pelo Programa de Estudos em Engenharia, Sociedade e Tecnologia (PROGEST) do Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET-MG). Autores como Paulo Freire (2009; 2011), Brandão (2004) e Orlandi (2009) compõem a perspectiva teórico-metodológica adotada. Foram realizadas entrevistas com sujeitos-participantes evadidos do curso de Gestão de Obras (turma 2018), analisadas à luz da análise do discurso franco-brasileira. A pesquisa revelou que a evasão é multifatorial, incluindo aspectos pessoais, institucionais e pedagógicos. Ademais, a análise aponta que, embora alguns elementos freirianos sejam evidentes nos dizeres dos entrevistados, como a participação e a problematização, as atividades e avaliações se assemelham à educação tradicional, o que pode ter contribuído para a evasão. O estudo também sugere a necessidade de realizar outras investigações a respeito e de investigar a formação e a prática docente no referido Programa.
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