Os professores de Educação Física iniciantes admitidos em caráter temporário e a autoeco-organização do trabalho docente
DOI:
https://doi.org/10.36704/eef.v28i55.8771Palavras-chave:
Professor iniciante, Pensamento Complexo, Organização do trabalho docenteResumo
O presente artigo traz como objetivo analisar a autoeco-organização do trabalho docente dos professores iniciantes admitidos em caráter temporário da rede municipal de Florianópolis-SC. A autoeco-organização possibilita compreender as relações dos professores iniciantes com o meio em que se inserem (cultura escolar), cujos acontecimentos, ações, interações, determinações, instabilidades e acasos marcam o trabalho docente. A metodologia utilizada nesta pesquisa foi a narrativa, amparada em Jochelovith e Bauer (2002), que possibilitou compreender a história de vida dos três docentes entrevistados. A lente epistemológica para o desenvolvimento deste trabalho fundamenta-se no pensamento complexo de Edgar Morin. As considerações apontam que os professores iniciantes admitidos em caráter temporário organizam o trabalho docente de acordo com as relações e interações nas culturas escolares em que se encontram, a partir de aberturas e de trocas com o meio.
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