Os professores de Educação Física iniciantes admitidos em caráter temporário e a autoeco-organização do trabalho docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/eef.v28i55.8771

Palavras-chave:

Professor iniciante, Pensamento Complexo, Organização do trabalho docente

Resumo

O presente artigo traz como objetivo analisar a autoeco-organização do trabalho docente dos professores iniciantes admitidos em caráter temporário da rede municipal de Florianópolis-SC. A autoeco-organização possibilita compreender as relações dos professores iniciantes com o meio em que se inserem (cultura escolar), cujos acontecimentos, ações, interações, determinações, instabilidades e acasos marcam o trabalho docente. A metodologia utilizada nesta pesquisa foi a narrativa, amparada em Jochelovith e Bauer (2002), que possibilitou compreender a história de vida dos três docentes entrevistados. A lente epistemológica para o desenvolvimento deste trabalho fundamenta-se no pensamento complexo de Edgar Morin. As considerações apontam que os professores iniciantes admitidos em caráter temporário organizam o trabalho docente de acordo com as relações e interações nas culturas escolares em que se encontram, a partir de aberturas e de trocas com o meio.

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Publicado

17/08/2025

Como Citar

Santos da Conceição, V. J., & Oliveira Júnior, S. de. (2025). Os professores de Educação Física iniciantes admitidos em caráter temporário e a autoeco-organização do trabalho docente. Educação Em Foco, 28(55), 1–21. https://doi.org/10.36704/eef.v28i55.8771