Prácticas y modelos de enseñanza educativa digital en el PIBID de química: un análisis de la experiencia de formación.

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.36704/eef.v27i51.7121

Palabras clave:

TDIC; multimodalidad digital; PIBID química; Pandemia.

Resumen

El Programa Institucional de Iniciativa de Enseñanza (PIBID) en química de la UFAM vivió una inmersión
envuelta en dilemas, posibilidades y experiencias en la multimodalidad digital de las prácticas pedagógicas
durante la pandemia. Destacamos y evaluamos dos momentos en forma de minicurso-talleres mediante el uso
de Tecnologías Digitales de la Información y la Comunicación (TDIC) con la producción de material
didáctico y paradidáctico a educacion basica. El enfoque metodológico utilizado en la investigación y
análisis fue el enfoque cualitativo como relato de experiencia exploratoria, observación participante, en la
recolección de datos en el chat durante las actividades e interacciones realizadas en los talleres de
capacitación. Los resultados apuntan al potencial y las múltiples posibilidades de las herramientas digitales
en la enseñanza-aprendizaje en sus prácticas pedagógicas, así como en sus limitaciones.

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Biografía del autor/a

Pierre André de Souza, Ufam

Doutor em Ciências Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Pós-doutorado (Fotoquímica e Fotofísica de Fármacos) pela Universidade Politécnica de Valência, Espanha (UPV). Pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Especialização lato sensu em Educação Digital pela UNEB, ambos em andamento. Mestre em Química Orgânica área de Produtos Naturais pela Universidade UFRuralRJ. Licenciado e Bacharel em Química pela UFSC. Professor efetivo da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Líder do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Educação e Ensino de Ciências Química & Ciências de Produtos Naturais/CNPQ (UFAM/ ICET). Desenvolve pesquisa em produtos naturais de compostos antioxidantes de meliponíneos do amazonas e metodologias didático-pedagógicas de Ensino e Aprendizagem de Ciências por Investigação, CTSA e Educação Digital. É autor de dois livros que trata de suas experiências com os povos indígenas do Xingu-MT abordando os temas: plantas medicinais, xamanismo, química de produtos naturais e etnofarmacobotânica.  

Email: pierreandre.ufam.icet@gmail.comprofpierreandre@ufam.edu.br

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3428061204977867

Endereço para acessar este orcid: https://orcid.org/0000-0002-0606-3681

Adria Vasconcelos Cortez

Mestra em Ciência e Tecnologia para Recursos Amazônicos (PPGCTRA) - UFAM / ICET. Graduada em Química Industrial (UFAM/ ICET). Licenciada em Química (IFAM / CITA). Especialista em Gestão Ambiental (UNOPAR). Cursando formação pedagógica em Letras-Libras (UNIASSELVI). Membro do Grupo de Pesquisa interdisciplinar em educação e ensino de ciências química & ciências de produtos naturais (UFAM/ ICET), sob a coordenação do Dr. Pierre André de Souza. Experiência profissional na área de química analítica, química ambiental e educação inclusiva, atuando principalmente nos seguintes temas: Poluição aquática e parâmetros físico-químicos da qualidade da água; Análises físico-químicas em óleos fixos de espécies oleaginosas da Amazônia e suas aplicabilidades em produtos cosméticos; Uso de imagens digitais em análises químicas; Capacitação na Formação Continuada de Professores de Ciências Química em Libras.

Email: adriacortez91@gmail.com

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5368959903510993

Endereço para acessar este orcid: https://orcid.org/0000-0001-9592-7754

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Publicado

2024-04-06

Cómo citar

de Souza, P. A., & Cortez, A. V. (2024). Prácticas y modelos de enseñanza educativa digital en el PIBID de química: un análisis de la experiencia de formación. Educação Em Foco, 27(51), 1–22. https://doi.org/10.36704/eef.v27i51.7121