Alfabetização e letramento de estudantes autistas:

desafios e possibilidades

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/eef.v28i56.8932

Palavras-chave:

Autismo, Formação docente, Práticas educativas inclusivas.

Resumo

Este texto é um recorte de uma pesquisa mais ampla que abordou os processos de alfabetização e letramento de autistas em uma perspectiva inclusiva. Tendo como base a Psicologia Histórico-cultural, seu objetivo é discutir as possibilidades e desafios que os docentes encontram no processo alfabético de estudantes autistas no interior de Alagoas. Foi realizado um estudo qualitativo e de campo em duas escolas de Santana do Ipanema-AL, com cinco docentes que atuam com estudantes autistas. Foram utilizadas entrevistas semiestruturadas, observações e apreciação de documentos. Os resultados provenientes da análise de conteúdo indicam que as dificuldades encontradas pelos docentes em alfabetizar e letrar estudantes autistas têm relação com a falta de formação em uma proposta de Educação Inclusiva, e da falta de uma prática educativa mediatizada com adaptações curriculares que contemplem as singularidades desses sujeitos, havendo a necessidade de políticas de formação e de educação inclusiva que supram esses desafios.

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Biografia do Autor

Dra. Danielle Oliveira da NÓBREGA , Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professora associada da Universidade Federal do Rio Grande do Norte no Departamento de Fundamentos e Políticas da Educação, atuando na área de Psicologia Educacional. Também compõe o Programa de Pós-Graduação em Ensino e Formação de Professores da Universidade Federal de Alagoas/Campus Arapiraca. Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2002), graduação em Psicologia - licenciatura pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2005), mestrado e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2007).

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Publicado

16/11/2025

Como Citar

BARROS DOS SANTOS, C., & Oliveira da Nóbrega, D. (2025). Alfabetização e letramento de estudantes autistas: : desafios e possibilidades. Educação Em Foco, 28(56), 1–27. https://doi.org/10.36704/eef.v28i56.8932