Ensino de gramática: contribuições de livros didáticos de Língua Portuguesa/ Grammar teaching: contributions from Portuguese textbooks

Autores/as

  • Janice Helena Chaves Marinho Universidade Federal de Minas Gerais
  • Delaine Cafiero Bicalho Universidade Federal de Minas Gerias

DOI:

https://doi.org/10.24934/eef.v18i26.507

Palabras clave:

Língua Portuguesa, Ensino, Ensino de gramática, Livro didático

Resumen

Este artigo apresenta uma análise do trabalho com o ensino de gramática proposto por coleções de livros didáticos de Língua Portuguesa, de modo a identificar as contribuições que as coleções têm trazido para o ensino. Apresentamos uma análise geral de 40 coleções, em uso em escolas de Ensino Fundamental do país nos períodos de 2010 a 2012 e de 2011 a 2013. Desenvolvemos essa análise com base no estudo dos livros didáticos, bem como nas resenhas dessas coleções, publicadas nos Guias de Livro Didático. Assumindo uma concepção discursiva da língua e da linguagem (ANTUNES, 2010), interessou-nos investigar: por meio de que tipos de atividades o trabalho com esse eixo é proposto? Como são abordados os fatos da língua? Até que ponto o ensino de gramática contribui para reflexão sobre o uso da língua?

 

ABSTRACT

This paper presents an analysis of the work with grammar proposed in Portuguese textbook series, aiming at identifying contributions they offer for Portuguese teaching. We present a general analysis of 40 textbook series that are in use in primary schools for the periods 2010-2012 and 2011-2013.   We developed this analysis based on the study of their textbooks and also on the Reviews published in the Textbook Guides regarding two editions of the National Textbook Program. Assuming a discursive conception of language (ANTUNES, 2010), what interested us was to understand: how is the work with linguistic knowledge in these collections; through what types of activities it is proposed; how the facts of language are approached; if the treatment of grammatical content contributes to a reflection on language use.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Janice Helena Chaves Marinho, Universidade Federal de Minas Gerais

Professora Associada da Faculdade de Letras da UFMG. Atua nas áreas de Língua Portuguesa e Linguística Aplicada. É doutora em Linguística pela UFMG.

Delaine Cafiero Bicalho, Universidade Federal de Minas Gerias

Professora Associada da Faculdade de Letras da UFMG. Atua na área de Linguística Aplicada. É doutora em Linguística pela UNICAMP.

Publicado

2015-11-10

Cómo citar

Chaves Marinho, J. H., & Bicalho, D. C. (2015). Ensino de gramática: contribuições de livros didáticos de Língua Portuguesa/ Grammar teaching: contributions from Portuguese textbooks. Educação Em Foco, 18(26), 179–207. https://doi.org/10.24934/eef.v18i26.507