Ensino de Ciências, Parâmetros Curriculares Nacionais e Base Nacional Comum Curricular:
uma análise à luz da pedagogia histórico-crítica
DOI:
https://doi.org/10.36704/eef.v27i52.8070Palavras-chave:
Ciências da Natureza., Competência., Currículo de Ciências., Ensino fundamental. , Neoliberalismo.Resumo
O foco central deste estudo é o ensino de Ciências em dois documentos orientadores de currículo brasileiro: os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A pedagogia histórico-crítica é o referencial teórico adotado, possibilitando compreender esses documentos alinhados às ideologias neoliberais. O objetivo geral é analisar as principais mudanças do ensino de Ciências no ensino fundamental II, dos PCNs para a BNCC, em relação aos objetivos, conteúdos e metodologias. A pesquisa é qualitativa e de caráter documental. Verificamos as seguintes mudanças dos PCNs para a BNCC: objetivos mais alinhados com a pedagogia das competências; redução de conteúdos, impactando mais a área da Biologia, seguida da Química e da Física; e menos metodologias de ensino, com proeminência de métodos ativos. Portanto, há um alinhamento de ambos os documentos com as pedagogias do "aprender a aprender", sendo a pedagogia histórico-crítica um contraponto às mazelas produzidas pelas pedagogias dominantes.
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