Ensino de Ciências, Parâmetros Curriculares Nacionais e Base Nacional Comum Curricular:

uma análise à luz da pedagogia histórico-crítica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/eef.v27i52.8070

Palavras-chave:

Ciências da Natureza., Competência., Currículo de Ciências., Ensino fundamental. , Neoliberalismo.

Resumo

O foco central deste estudo é o ensino de Ciências em dois documentos orientadores de currículo brasileiro: os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A pedagogia histórico-crítica é o referencial teórico adotado, possibilitando compreender esses documentos alinhados às ideologias neoliberais. O objetivo geral é analisar as principais mudanças do ensino de Ciências no ensino fundamental II, dos PCNs para a BNCC, em relação aos objetivos, conteúdos e metodologias. A pesquisa é qualitativa e de caráter documental. Verificamos as seguintes mudanças dos PCNs para a BNCC: objetivos mais alinhados com a pedagogia das competências; redução de conteúdos, impactando mais a área da Biologia, seguida da Química e da Física; e menos metodologias de ensino, com proeminência de métodos ativos. Portanto, há um alinhamento de ambos os documentos com as pedagogias do "aprender a aprender", sendo a pedagogia histórico-crítica um contraponto às mazelas produzidas pelas pedagogias dominantes.

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Biografia do Autor

Lucas Nain Oliveira de Almeida, UNESP - Botucatu

Graduado em Ciências Biológicas Licenciatura UNESP (2023). Durante a graduação foi aluno bolsista CAPES pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID. Também foi bolsista COPE/UNESP de Iniciação Científica. Atualmente cursa graduação em Ciências Biológicas Bacharelado na mesma universidade. É estagiário do departamento de Biodiversidade e Bioestatística.

Luciana Maria Lunardi Campos, Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" Botucatu

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1989), mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial) pela Universidade Federal de São Carlos (1994) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1998). Atualmente é professor assistente da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, formação inicial, ensino, ciências e formação de professores.

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Publicado

23/08/2024

Como Citar

Oliveira de Almeida, L. N., & Lunardi Campos, L. M. (2024). Ensino de Ciências, Parâmetros Curriculares Nacionais e Base Nacional Comum Curricular: : uma análise à luz da pedagogia histórico-crítica. Educação Em Foco, 27(52), 1–30. https://doi.org/10.36704/eef.v27i52.8070