Impacto da Residência Pedagógica na Identidade Docente de Professores de Ciências Biológicas em Tempos de Pandemia

um estudo em uma Universidade Mineira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/eef.v28i54.8652

Palavras-chave:

Covid-19, Formação docente., Políticas públicas

Resumo

Este artigo apresenta discussões do Programa de Residência Pedagogia e, neste sentido, se propõe a avaliar como o Programa contribuiu para a construção da identidade docente dos residentes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas no contexto da pandemia da COVID-19, em uma universidade sul mineira, durante o período de 2020 a 2022. Trata-se de uma pesquisa documental. A análise dos dados observou as premissas da Análise de Conteúdo. Como resultados, identificou-se nos estudos oito categorias: i) a busca por metodologias diferenciadas no ensino de Biologia; ii) o desencantamento com a baixa participação do alunato; iii) contribuição do ensino remoto na formação do professor; iv) práticas colaborativas entre os sujeitos da Residência; v) elementos afetivos no fortalecimento dos vínculos; vi) as tecnologias digitais de informação e comunicação como aliadas ao ensino; vii) os recursos digitais utilizados pelos residentes; viii) e o ensino digital e a formação docente.

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Biografia do Autor

Gabriel Gerber Hornink, UNIFAL

Possui bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Campinas, licenciatura em Ciências Biológicas pela Unicamp, especialização em gestão ambiental pela Unicamp, mestrado em Biologia Funcional e Molecular (área Bioquímica, subárea Ensino) e doutorado em Ciências, ambos pela Unicamp, na área de tecnologias educacionais

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Publicado

27/03/2025

Como Citar

SANTOS PORTELA, E. M., & Gerber Hornink, G. (2025). Impacto da Residência Pedagógica na Identidade Docente de Professores de Ciências Biológicas em Tempos de Pandemia: um estudo em uma Universidade Mineira. Educação Em Foco, 28(54), 1–31. https://doi.org/10.36704/eef.v28i54.8652