Impacto da Residência Pedagógica na Identidade Docente de Professores de Ciências Biológicas em Tempos de Pandemia
um estudo em uma Universidade Mineira
DOI:
https://doi.org/10.36704/eef.v28i54.8652Palavras-chave:
Covid-19, Formação docente., Políticas públicasResumo
Este artigo apresenta discussões do Programa de Residência Pedagogia e, neste sentido, se propõe a avaliar como o Programa contribuiu para a construção da identidade docente dos residentes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas no contexto da pandemia da COVID-19, em uma universidade sul mineira, durante o período de 2020 a 2022. Trata-se de uma pesquisa documental. A análise dos dados observou as premissas da Análise de Conteúdo. Como resultados, identificou-se nos estudos oito categorias: i) a busca por metodologias diferenciadas no ensino de Biologia; ii) o desencantamento com a baixa participação do alunato; iii) contribuição do ensino remoto na formação do professor; iv) práticas colaborativas entre os sujeitos da Residência; v) elementos afetivos no fortalecimento dos vínculos; vi) as tecnologias digitais de informação e comunicação como aliadas ao ensino; vii) os recursos digitais utilizados pelos residentes; viii) e o ensino digital e a formação docente.
Downloads
Referências
AGUIAR, Ana Caroline Inácio. et al. Ciranda entre Educação e Saúde: aspectos da saúde mental do adolescente em contexto escolar em tempos de pandemia. Saúde Coletiva, Barueri, v. 11, n. COVID, p. 707-712, 2021. DOI: https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2021v11iCOVIDp7007-7012
ALVES, Cristovam. et al. Identidade profissional de professores: um referencial para pesquisa. Educação & Linguagem, São Paulo, v. 10, n. 15, p. 269-283, 2007. DOI: https://doi.org/10.15603/2176-1043/el.v10n15p269-283
ALVES, Lynn. Educação remota: entre a ilusão e a realidade. Revista Interfaces Científicas, Aracajú, v. 8, n. 3, p.348-365, 2020. DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p348-365
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Tradução: Luís Antero Reto. São Paulo: Edições, 2016.
BERNARDY, Katieli.; PAZ, Dirce Maria Teixeira. Importância do estágio supervisionado para a formação de professores. In: XVII SEMINÁRIO INTERINSTITUCIONAL DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, 5., 2012, Rio Grande do Sul. Anais [...]. Rio Grande do Sul: Unicruz, 2012. p. 1-4.
BONILLA, Maria Helena Silveira.; OLIVEIRA, Paulo Cezar Souza. Inclusão digital: ambiguidades em curso. Salvador: Edufba, 2011. DOI: https://doi.org/10.7476/9788523212063.0003
BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (1996). Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: Ministério da Educação.
Disponível em http://portal. mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/tvescola/leis/ lein9394.pdf. Acesso em 20 de jun. 2023.
BROCHADO, Eliana Alice. Scratch como fator mobilizador para a produção de narrativas digitais. 2019. 199f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Alfenas, Alfenas, 2019.
BRASIL.Constituição Federal da República de 1988. Brasília. Disponível
em:https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em 02 de jan. 2024.
BUCKINGHAM, David. Cultura digital, educação midiática e o lugar da escolarização. Educação & Realidade. Porto Alegre, v. 35, n. 3, p. 37-58, 2010.
DIAS, Catarine Moura.; ALMEIDA, Lucileila de Sousa Cardoso. Pandemia e evasão escolar: os desafios para o ensino médio público cearense. Humanidades & Inovação, v. 9, n. 27, p. 200-215, 2022.
DUBAR, Claudio. A crise das identidades: a interpretação de uma mutação. Porto: Afrontamento, 2006.
ESTEVAM, Évely Ribeiro.; SALES, Shirlei Rezende. Formação de professores e tecnologias digitais: levantamento e análise da produção discente na pós - graduação em educação.Revista Intersaberes, Curitiba, v.13, n. 28, p. 37-50, jan/abr. 2018. DOI: https://doi.org/10.22169/revint.v13i28.1360
FARIA, Ederson.; SOUZA, Vera Lúcia Trevisan. Sobre o conceito de identidade: apropriações em estudos sobre formação de professores. Psicologia Escolar e Educacional, v. 15, p. 35-42, 2011. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-85572011000100004
FERREIRA, Janaína da Silva.; SOUZA Neto, Samuel.; BATISTA, Paula Maria Fazendeiro. Desenvolvimento do conhecimento profissional docente no seio de práticas colaborativas: um estudo no contexto de um programa de formação de professores. Movimento, v. 28, 2022.
GATTI, Bernardete. Educação, escola e formação de professores: políticas e impasses. Educar em Revista, n. 50, p. 51-67, 2013. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-40602013000400005
GERHARDT, Tatiana Engel.; SILVEIRA, Denise Tolfo. Métodos de pesquisa. Rio Grande do Sul: Plaged, 2009.
GADOTTI, Moacir. Boniteza de um sonho: ensinar-e-aprender com sentido. Novo Hamburgo: Feevale, 2003.
GOEDERT, Lidiane.; ARNDT, Klalter Bez Fontana. Mediação pedagógica e educação mediada por tecnologias digitais em tempos de pandemia. Criar Educação, v. 9, n. 2, p. 104-121, 2020. DOI: https://doi.org/10.18616/ce.v9i2.6051
GUNDIM, Vivian Andrade. et al. Saúde mental de estudantes universitários durante a pandemia de COVID-19. Revista Baiana de Enfermagem, v. 35, 2021. DOI: https://doi.org/10.18471/rbe.v35.37293
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: Lamparina, 2002.
INSTITUTO LOCOMOTIVA. O abismo digital no Brasil. Disponível em: https://www.pwc.com.br/pt/estudos/preocupacoes-ceos/mais-temas/2022/O_Abismo_Digital. Acesso em 02 jan. 2024.
IZA, Dijnane Fernanda Vedovatto et al. Identidade docente: as várias faces da constituição do ser professor. Revista Eletrônica de Educação, v. 8, n. 2, p. 273-292, 2014. DOI: https://doi.org/10.14244/19827199978
KENSKI, Vani Moreira. Dicionário crítico de Educação e tecnologias e de educação a distância. Campinas: Papirus, 2018.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. Tradução: Carlos Irineu da Costa. São Paulo: Editor, 2009.
LOPES, David Santana.; ALVES, Lynn Rosalina Gama.; DA SILVA, Rejâne Maria. O Programa de Residência Pedagógica e a formação digital de licenciandos das ciências da natureza. Investigações em Ensino de Ciências, v. 28, n. 1, p. 127-156, 2023. DOI: https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2023v28n1p127
LÖSCH, Silmara.; RAMBO, Carlos Alberto.; FERREIRA, Jacques Lima. A pesquisa exploratória na abordagem qualitativa em educação. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, 2023. DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.v18i00.17958
MORALES, Victor.; LOPEZ, Yanelixa, América. Impactos da pandemia na vida acadêmica dos estudantes universitários. Revista Angolana de Extensão Universitária, v. 2, n. 2, p. 53-67, 2020.
NONO, Maévi Anabel. Professores iniciantes: o papel da escola em sua formação. Porto Alegre: Mediação, 2011.
NÓVOA, António. Entre a formação e a profissão: ensaio sobre o modo como nos tornamos professores. Currículo sem fronteiras, v. 19, n. 1, p. 198-208, 2019.
NÓVOA, Antonio. Entrevista com o prof. António Nóvoa. Olhares, v. 1, n. 1, p. 416-418, 2013. DOI: https://doi.org/10.34024/olhares.2013.v1.141
NÓVOA, António. Devolver a formação de professores aos professores. Cadernos de Pesquisa em Educação, Vitória, v. 18, n. 35, p. 11-22, 2012.
OLIVEIRA, Breynner Ricardo. et al. Implementação da educação remota em tempos de pandemia:
análise da experiência do Estado de Minas Gerais. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 16, n. 1, p. 84-106, 2020.
PALUDO, Elias Festa. Os desafios da docência em tempos de pandemia. Em Tese, v. 17, n. 2, p. 44-53, 2020. DOI: https://doi.org/10.5007/1806-5023.2020v17n2p44
PIMENTA, Selma Garrido; FRANCO, Maria Amélia Santoro. Pesquisa em educação: possibilidades investigativas/formativas da pesquisa-ação. São Paulo: Loyola. 2008.
PIMENTA, Selma Garrido. Formação de professores: saberes da docência e identidade do professor. Revista da Faculdade de Educação, v. 22, n. 2, p. 72-89, 1996.
PRENSKY, Marc. Nativos digitais, imigrantes digitais. On the Horizon. NCB University Press, on-line, v. 9, n. 5, 2001.
RIBEIRO, Lahanna da Silva. et al. Efeitos da pandemia de COVID-19 na saúde mental de uma comunidade acadêmica. Acta Paulista de Enfermagem, v. 34, 2020. DOI: https://doi.org/10.37689/acta-ape/2021AO03423
RODRIGUES, Viviane Rose Machado. O mal-estar docente em tempos de pandemia: um olhar
psicanalítico. 2021. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) – Faculdade Anhanguera de Sorocaba, Sorocaba, 2021.
SEVERINO, Antonio Joaquim. Metodologia do Trabalho Científico. São Paulo: Cortez, 2007. DOI: https://doi.org/10.36311/2007.978-85-249-1311-2
SILVA, Vania Fernandes; BASTOS, Fernando. Formação de Professores de Ciências: reflexões sobre a formação continuada. Alexandria, p. 150-188, 2012.
SILVA, Jane Santos. et al. Letramento Digital: desafios à formação docente. Em Rede-Revista de Educação a Distância, v. 7, n. 2, p. 15-29, 2020. DOI: https://doi.org/10.53628/emrede.v7.2.613
SILVA, Katia Augusta Curado Pinheiro.; CRUZ, Shirleide Pereira. A Residência Pedagógica na formação de professores: história, hegemonia e resistências. Momento-diálogos em educação, v. 27, n. 2, p. 227-247, 2018. DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v27i2.8062
SILVA, Bruna Gabriel. et al. Afetividade e processo de ensino e aprendizagem: contribuições de Henri Wallon à prática pedagógica. Revista Interfaces, v. 13, n. 8, p. 24-41, 2021.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Editora Vozes Limitada, 2002.
UNICEF. Reabertura segura das escolas é urgente para garantir direitos de crianças e adolescentes. Brasília, [entre 2011 e 2021]. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/manifesto-unicefunesco-opas-oms-reabertura-segura-das-escolas. Acesso em: 07 jun. 2023.
VAZQUEZ, Daniel Arias. et al. Vida sem escola e saúde mental dos estudantes de escolas públicas na pandemia de COVID-19. Saúde em Debate, v. 46, p. 304-317, 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/0103-1104202213304
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.











