Reflexões sobre as narrativas (auto) biográficas de um professor e o seu desenvolvimento profissional
DOI:
https://doi.org/10.36704/eef.v28i56.8678Palavras-chave:
Aprendizagem da docência., Formação docente. , Narrativas (auto) biográficas., Práticas pedagógicas.Resumo
O presente artigo tem como objetivo compreender e analisar a partir das narrativas de um professor de história da educação básica, os elementos de desenvolvimento profissional da docência contidos no relato socializado. Para tanto, o texto realizou, com base na literatura especializada, a reflexão acerca das principais acepções sobre o desenvolvimento profissional em relação a formação docentes, suas caracterizações legais, seus entendimentos práticos e o campo das narrativas na pesquisa educacional. Após o balanço teórico, as narrativas e o professor foram apresentados, com algumas interlocuções de análise frente ao narrado e as temáticas apresentadas. Ao fim, pode-se sinalizar como as narrativas, por terem um caráter de mescla entre o subjetivo e o coletivo, possibilitam pensar os processos de desenvolvimento dos docentes.
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