EDUCAÇÃO E MUDANÇA SOCIAL

perspectivas a partir do humanismo em Paulo Freire

Autores

  • Daniel Ribeiro de Almeida Chacon Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.36704/eef.v28i55.8996

Palavras-chave:

Pedagogia do(a) oprimido(a),, revolução, diálogo, política, humanismo

Resumo

O objetivo deste artigo consiste em elucidar um elemento fundamental do humanismo pedagógico em Paulo Freire, a saber, o problema da politicidade do fenômeno educativo. Destacamos, assim, que o ideário freiriano se configura como uma práxis revolucionária latino-americana, orientada para a conscientização da classe oprimida frente à alienação capitalista do trabalho e da cultura. O método desta pesquisa será o da revisão bibliográfica. Com o intuito de realizar uma ampliação heurística cuidadosa, a obra Pedagogia do oprimido constituirá a nossa referência teórica fundamental. Adicionalmente, outras obras freirianas serão devidamente consideradas e integradas, conforme exigido pelas reflexões desenvolvidas durante a investigação.  As considerações do presente artigo situam-se na perspectiva de que a pedagogia da(o) oprimida(o) é, fundamentalmente, uma teoria da ação que enfatiza a dimensão política da educação e a dimensão pedagógica da luta revolucionária. 

 

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Publicado

14/08/2025

Como Citar

Ribeiro de Almeida Chacon, D. . (2025). EDUCAÇÃO E MUDANÇA SOCIAL: perspectivas a partir do humanismo em Paulo Freire. Educação Em Foco, 28(55), 1–25. https://doi.org/10.36704/eef.v28i55.8996