EDUCAÇÃO E MUDANÇA SOCIAL
perspectivas a partir do humanismo em Paulo Freire
DOI:
https://doi.org/10.36704/eef.v28i55.8996Palavras-chave:
Pedagogia do(a) oprimido(a),, revolução, diálogo, política, humanismoResumo
O objetivo deste artigo consiste em elucidar um elemento fundamental do humanismo pedagógico em Paulo Freire, a saber, o problema da politicidade do fenômeno educativo. Destacamos, assim, que o ideário freiriano se configura como uma práxis revolucionária latino-americana, orientada para a conscientização da classe oprimida frente à alienação capitalista do trabalho e da cultura. O método desta pesquisa será o da revisão bibliográfica. Com o intuito de realizar uma ampliação heurística cuidadosa, a obra Pedagogia do oprimido constituirá a nossa referência teórica fundamental. Adicionalmente, outras obras freirianas serão devidamente consideradas e integradas, conforme exigido pelas reflexões desenvolvidas durante a investigação. As considerações do presente artigo situam-se na perspectiva de que a pedagogia da(o) oprimida(o) é, fundamentalmente, uma teoria da ação que enfatiza a dimensão política da educação e a dimensão pedagógica da luta revolucionária.
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