PROCESSO HISTÓRICO DA EJA NO BRASIL: Os desafios enfrentados pelos Educadores e Educandos da Educação de Jovens e Adultos em uma escola do interior de Minas Gerais.

Autores

  • Alex Vieira de Oliveira UEMG
  • Ariadna Rabelo Angeli
  • Maria Márcia Cândida

Resumo

A educação de jovens e adultos é tema obrigatório quando se trata de educação, bem como enfrentar o analfabetismo ou mesmo a falta de conclusão do ensino fundamental, e ou ensino médio. Nesse sentido é relevante conhecermos um pouco da história da educação de jovens e adultos no Brasil. O problema de pesquisa e como se dá o enfrentamento por educandos e educadores na educação de jovens e adultos no contexto histórico brasileiro. O objetivo da pesquisa é apresentar os caminhos percorridos pela Educação de Jovens e Adultos no Brasil assim como os desafios enfrentados pelos profissionais e estudantes dessa modalidade de ensino-EJA, em um pequeno distrito do município de Itapecerica-MG. As questões relacionadas aos encontros e desencontros dessa modalidade devido ao grande número de projetos criados pelo governo a fim de erradicar o analfabetismo no país. Apresenta também, alguns autores que contribuíram de maneira significativa para o crescimento da EJA, tais como Anísio Teixeira, Olavo Bilac e mais veemente Paulo Freire. No decorrer do trabalho é possível analisar o enfrentamento das questões, a necessidade de intervenção das autoridades competentes, para que tais problemas sejam sanados, bem como os obstáculos e à falta de uma estrutura eficiente dentro do ambiente de ensino, mas como essa experiência pode ser positiva quando todos desejam o mesmo resultado.

Biografia do Autor

Alex Vieira de Oliveira, UEMG

Pedagogo graduado pela Universidade do Estado de Minas Gerais e Especialista, professor da UEMG/Cláudio

Ariadna Rabelo Angeli

Mestre em Direito, Pós Graduanda em Gestão Pública Municipal pela UFLA

Maria Márcia Cândida

Pedagoga graduada pela Universidade do estado de Minas Gerais, especialista e professora.

Downloads

Publicado

08/10/2019

Como Citar

Oliveira, A. V. de, Angeli, A. R., & Cândida, M. M. (2019). PROCESSO HISTÓRICO DA EJA NO BRASIL: Os desafios enfrentados pelos Educadores e Educandos da Educação de Jovens e Adultos em uma escola do interior de Minas Gerais. Ciências Gerenciais Em Foco, 10(7), 60–83. Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/cgf/article/view/3817