Simpático controle: poder disciplinar na escola

Autores

  • Camila Moura Pinto UEMG - Passos

Resumo

: O artigo apresenta a ideia de simpático controle como uma manifestação do poder disciplinar na escola, uma expressão criada a partir de um estudo de caso realizado em uma escola privada e católica do Rio de Janeiro, cujo intuito era analisar a manifestação do político no dia-a-dia de um grêmio estudantil. A reflexão apresenta algumas observações e análises de práticas pedagógicas incorporadas na cultura da escola interpretadas como estratégias de dominação e disciplina. Na análise do material levantado, a partir de leituras de Max Weber (1982, 2012) e da obra Vigiar e Punir, de Michel Foucault (1999), foi levantada e defendida a hipótese de que a escola acaba promovendo o controle, mesmo em contextos onde ela parece fomentar a liberdade e que isso relaciona-se a um projeto institucional moderno de disciplinarização e escolarização da sociedade. Concluímos, então, que a relevância deste trabalho reside na possiblidade da ampliar a noção de simpático controle, mesmo tendo sido criada através do estudo de um caso específico, a outros contextos educacionais, dada sua caracterização não somente enquanto prática pedagógica, mas relacionada ao projeto institucional moderno de sociedade.

Biografia do Autor

Camila Moura Pinto, UEMG - Passos

Docente dos cursos de História e Serviço Social da UEMG-Passos. Dedica-se ao estudo de questões relacionadas aos processos formativos e cognitivos humanos, sobretudo, práticas educacionais e sua relação com as tecnologias.

Downloads

Publicado

08/10/2019

Como Citar

Pinto, C. M. (2019). Simpático controle: poder disciplinar na escola. Ciências Gerenciais Em Foco, 10(7), 84–104. Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/cgf/article/view/3820