Notas sobre a Deficiência Intelectual

Authors

  • MARCIO PEREIRA UEMG - Unidade Cláudio

Abstract

Este artigo tem como objetivo clarificar o conceito de deficiência intelectual, tendo em vista que não se utiliza, atualmente, o termo deficiência mental. Historicamente a terminologia deficiência mental era a usual, mas de conformidade com a compreensão do que seja inteligência e das características que a pessoa com deficiência intelectual apresenta amplia-se o conceito e a terminologia é substituída. Essas mudanças possibilitam diferentes olhares a pessoa com deficiência intelectual e novas organizações de trabalhos pedagógicos frente a deficiência intelectual são construídas e praticadas. Conclui-se a que a mudança do conceito foi relevante, pois o mesmo coloca a pessoa com deficiência intelectual no processo de aprendizagem e não finda suas capacidades. O olhar da educação muda em relação a pessoa com deficiência intelectual, do não conseguir aprender ao conseguir aprender de conformidade ao funcionamento do seu intelecto e da forma de compreender e intervir na realidade.

Author Biography

MARCIO PEREIRA, UEMG - Unidade Cláudio

Graduado em Administração (FACED/MG,1991), Psicolgogia (FUNEDI/UEMG,1995), Pedagopgia (FUMPAC/ES, 2015), Matemática (ISEED/MG, 2016), Mestrado em Educação (UNISAL/SP, 2003), Especialização em Metodologia do Ensino da Matemática (Faculdade Claretianas/SP, 1995), Psicologia Clínica: Fenomenológica-Existencial (PUCMG, 1999), Inspeção Escolar (FIBH/MG, 2015), Educação Especial e Inclusiva (FIBH/MG, 2015), Psicologia Organizacional e do Trabalho (UCDB/MS, 2016). Experiênica na Educação Básica como professor de Matemática e no cursmo de Magistério como Professor de Psicologia da Educação em escolas públicas estaduais, Experiênica como Psicólogo na área da Educação Especial na rede pública estadual, experiência como professor universitário em cursos de Pedagogia, Matemática, Filosofia, Biologia, Adminstração, Ciências Contábies, Serviço Social, Psicolgogia, Normal Superior na UEMG unidades de Divinópolis e Cláuido. Experiência em estágio supervisionado e orientação de TCC, organização de eventos, orientação em pesquisas ligadas a psicologia da Educação na área de escola/familia/aprendizagem, dificuldades de aprendizagem, comportamento na perspectiva teórica cognitiva e psicanalítica. Professor de Pós-graduação na UEMG Divinópolis de Psicopedagogia Clínica e Institucional de psicologia da aprendizagem. Experiência em assessoria e consultoria na área da educação e psicologia, Experiência como palestrante e organização de cursos de atualização na área da educação especial e inclusão.

References

LURIA, A.R. Desenvolvimento Cognitivo. São Paulo: Ícone, 1990.

MANTOAN, Ser ou estar: eis a questão – explicando o déficit intelectual. Rio de janeiro: WVA, 2004.

PROTILHO, Evelise. Como se aprende? Estratégias, estilos e metacognição. Rio de Janeiro: Wak Ed., 2009.

VALLE, Luiza Elena Leite Ribeiro do e ASSUMPÇÂP JR, Francisco (organizadores). Aprendizagem, linguagem e pensamento. Rio de Janeiro: Wak Ed, 2008.

WANDSWORTH, Barry J. Inteligência e afetividade da criança na teoria de Piaget. São Paulo: Pioneira, 1996.

Published

29/11/2018

How to Cite

PEREIRA, M. (2018). Notas sobre a Deficiência Intelectual. Ciências Gerenciais Em Foco, 8(5). Retrieved from https://revista.uemg.br/index.php/cgf/article/view/3148