A Adoção de Ferramentas Digitais nos Cursos de Ciências Contábeis da Universidade do Estado de Minas Gerais: Uma Adequação aos Novos Rumos da Profissão

Authors

Keywords:

UEMG; ferramentas digitais; ensino de contabilidade

Abstract

O presente artigo trata do uso de ferramentas digitais pelos professores bacharéis em Ciências Contábeis que atuam no curso de Ciências Contábeis da Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG. A utilização de dispositivos digitais vem aumentando a cada ano, por isso esse artigo buscou conhecer quais são as ferramentas utilizadas pelos docentes contadores do curso de Ciências Contábeis da UEMG. Partindo da pesquisa bibliográfica em livros e periódicos para elaboração do referencial teórico, a pesquisa de campo foi escolhida como forma de trabalho e o survey foi utilizado para a elaboração de um questionário e a consecução dos dados da pesquisa junto à amostra escolhida. Os dados demonstram que os docentes utilizam um grande volume de ferramentas digitais, mas, quando necessitam de conexão com a internet, estas não são utilizadas nas aulas devido à incapacidade da Universidade em prover dispositivos que permitam uma conexão que atenda às atividades docentes. Concluiu-se que os docentes vêm as ferramentas digitais como aliadas no ensino de Ciências Contábeis, por elas serem capazes de melhorar a didática de ensino, bem como também diminuir a distância entre professor e aluno ao mesmo tempo em que prepara o egresso para um mercado de trabalho cada vez mais informatizado.

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Published

01/10/2022

How to Cite

BOTELHO, A., DA SILVA, C., LAMOUNIER, E., & FRANCISCO, J. (2022). A Adoção de Ferramentas Digitais nos Cursos de Ciências Contábeis da Universidade do Estado de Minas Gerais: Uma Adequação aos Novos Rumos da Profissão. Ciências Gerenciais Em Foco, 14(12), 80–103. Retrieved from https://revista.uemg.br/index.php/cgf/article/view/6427