VIOLÊNCIA NA ESCOLA: DIÁLOGOS NÃO ESTABELECIDOS, estudo de caso no município de Cláudio, MG
Resumen
Este artigo sistematiza, em uma abordagem qualitativa, os resultados de uma pesquisa exploratória e explicativa que buscou analisar a violência física registrada entre aluno(a)s do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da cidade de Cláudio, oeste de Minas Gerais. Na pesquisa de campo foram adotadas as técnicas de observação direta e da entrevista semiestruturada e, em alguns casos, estruturada, com gestore(a)s, professore(a)s, aluno(a)s e familiares. A fundamentação teórica do estudo recorre ao(a)s autore(a)s Abramovay e Rua (2003), Abramovay (2006, 2016), Charlot (2002), Soares (2013) e outros. O objetivo da pesquisa foi analisar o fenômeno social dentro, e, fora dos muros escolares. Constatando suas origens na ausência de uma parceria efetiva entre escola e família, cuja situação se agrava à medida que órgãos e instituições de acolhimento e proteção dos direitos das crianças e adolescentes demonstram incapacidade de articulação e de garantia de direitos.
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