A municipalização do ensino e a democratização educacional no município de Altamira (PA)
DOI:
https://doi.org/10.24934/eef.v15i20.116Palavras-chave:
Democratização educacional, Municipalização, Altamira (PA)Resumo
O artigo trata da municipalização do ensino em Altamira-Pa e suas implicações para a democratização educacional. A concepção de democratização baseou-se em Ellen Wood para quem a democracia supõe a indissociabilidade entre o econômico e o político. O tema foi analisado a partir dos seguintes eixos: acesso à educação, valorização do professor, financiamento e gestão educacional. Por meio de análise documental e pesquisa de campo, o estudo demonstrou que embora o acesso à educação tenha ampliado, a distorção idade-série persiste; o aumento das receitas pouco impactou na remuneração dos professores e no gasto-aluno-anual; os professores ‘municipalizados’ foram excluídos da rede pública de ensino e a política de gestão foi redimensionada pela parceria com o Instituto Ayrton Senna. Em alguns aspectos, a democratização educacional é apenas formal, evidenciando os limites da democratização no capitalismo.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
10/04/2013
Como Citar
Gutierres, D. V. (2013). A municipalização do ensino e a democratização educacional no município de Altamira (PA). Educação Em Foco, 15(20), 123–144. https://doi.org/10.24934/eef.v15i20.116
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.