O Ensino Médio e a Educação Física: o embate em diferentes matizes / High School Physical Education: the clash in different shades

Autores

  • Denise Grosso da Fonseca Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Vicente Molina Neto Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Lisandra Oliveira e Silva Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.24934/eef.v21i33.1913

Palavras-chave:

Educação Física, Ensino Médio, História da Educação no Brasil.

Resumo

Esta pesquisa propõe-se a apresentar o percurso percorrido pela Educação Secundária no Brasil e a presença da Educação Física enquanto Componente Curricular. Trata de um estudo bibliográfico que compõe o marco teórico da pesquisa “A Educação Física no Ensino Médio: estudos de casos na Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Sul” e procura delinear o cenário em que ocorrem os embates ao longo da história e quais suas implicações nas políticas educacionais que orientam o Ensino Médio e a Educação Física, nesse nível de escolaridade. O resgate da trajetória sociopolítico-pedagógica do Ensino Médio, e o percurso da Educação Física na esteira desse processo, nos desvela os diversos movimentos que imprimem diferentes matizes e demarcam as tensões entre dois caminhos distintos que acompanham o Ensino Médio no Brasil e que culminam com as últimas medidas legislativas que ameaçam conquistas históricas do processo educacional brasileiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Denise Grosso da Fonseca, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Docente Titular da Graduação da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança da Universidade Federal do Rio Grande do Sul ESEFID/UFRGS. Líder do Grupo de Estudos em Docência e Avaliação em Educação Física – GEDAEF/ ESEFID/UFRGS. Licenciada em Educação Física pela UFSM/RS, Mestre em Educação pela UFRGS e Doutora em Educação pela UNISINOS/RS.

Vicente Molina Neto, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Docente Titular da Graduação e da Pós-Graduação da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (ESEFID/UFRGS). Líder do Grupo de Estudos F3P-EFICE/ESEFID/UFRGS. Licenciado em Educação Física pela UFRGS. Mestre em Educação pela PUC/RS. Doutor em Filosofia e Ciências da Educação pela Universidade de Barcelona/Espanha. Pós-Doutor pela Universidade de Barcelona/Espanha.

Lisandra Oliveira e Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Docente Titular da Graduação da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança da Universidade Federal do Rio Grande do Sul ESEFID/UFRGS.  Doutora em Ciências do Movimento Humano pela UFRGS. Integrante do Grupo de Estudos Qualitativos Formação de Professores e Prática Pedagógica em Educação Física e Ciências do Esporte (F3P-EFICE).

Downloads

Publicado

11/05/2018

Como Citar

da Fonseca, D. G., Molina Neto, V., & Silva, L. O. e. (2018). O Ensino Médio e a Educação Física: o embate em diferentes matizes / High School Physical Education: the clash in different shades. Educação Em Foco, 21(33), 161–178. https://doi.org/10.24934/eef.v21i33.1913