JOGOS E DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO MATEMÁTICO NA INFÂNCIA:
estratégias lúdicas na Educação Infantil
DOI:
https://doi.org/10.36704/eef.v28i54.8309Palavras-chave:
Atividades lúdicas, Educação infantil, Ensino de matemática, JogosResumo
Este artigo resultou de uma pesquisa cujo objetivo central foi analisar a eficácia das brincadeiras infantis, com destaque para o jogo da Amarelinha, como ferramenta de aprendizagem ativa no ensino de Matemática na Educação Infantil. Buscamos analisar como se pode promover o desenvolvimento do pensamento lógico-matemático e estimular habilidades cognitivas, incluindo a resolução de problemas, atitude crítico-reflexiva e criatividade nas crianças. Trata-se de revisão bibliográfica e análise documental acerca dos condicionantes relativos à temática. Baseado no pensamento piagetiano, a pesquisa ressalta a importância de um ambiente educacional adaptado ao desenvolvimento da criança e enfatiza a relevância das atividades lúdicas. Os resultados indicam que as atividades lúdicas contribuem para a compreensão de conceitos matemáticos, estimulando habilidades cognitivas, como criatividade, socialização e resolução de problemas. O estudo conclui pela necessidade dos educadores valorizarem as atividades lúdicas, preparando as crianças para o pensar matemático, com vistas ao desenvolvimento intelectual.
Downloads
Referências
ARANÃO, Ivana Valéria Denófrio. A Matemática através de brincadeira e jogos. 2. ed. Campinas- SP: Papirus, 2011.
BRASIL. Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania. Lei nº 8069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Disponível em: https://www.gov.br/mdh/pt-br/navegue-por-temas/crianca-e-adolescente/publicacoes/eca_mdhc_2024.pdf. Acesso em: 12 set. 2024.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Conhecimento de Mundo. Brasília: MEC/SEB, 1998, v. 3. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/volume3.pdf. Acesso em: 12 set. 2024.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: https://www.gov.br/mec/pt-br/escola-em-tempo-integral/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal.pdf. Acesso em: 12 set. 2024.
BRENELLI, Rosely Palermo. O jogo como espaço para pensar: a construção de noções lógicas e aritméticas. Campinas, SP: Papirus, 1996.
CARDOSO, Bruno Gantes. Jogos didáticos e atividades lúdicas no ensino de Matemática: um mapeamento de artigos científicos na Revista Bolema. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2021, Rio Grande – RS, 2021.
FONSECA, Bárbara Meirelles. A construção do número na Educação Infantil. 2017. Monografia de Conclusão de Curso (Pedagogia) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo, SP: Atlas, 2002.
KAMII, Constance. A criança e o número: implicações educacionais da teoria de Piaget. São Paulo: Papirus, 1983.
KISHIMOTO, Tizuko Morchida. Jogos Tradicionais Infantis: O Jogo, a Criança e a Educação. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995.
KISHIMOTO, Tizuko Morchida (org.). Jogo, brinquedo, brincadeira e educação. São Paulo: Cortez, 2009.
LORENZATO, Sergio. Educação Infantil e percepção matemática. Campinas: Autores Associados, 2006.
PAPALIA, Diane E.; OLDS, Sally Wendkos; FELDMAN, Ruth Duskin. Desenvolvimento Humano. 8. ed. Porto Alegre: Artmed, 2019.
PIAGET, Jean. A formação do símbolo na criança: Imitação, jogo e sonho imagem e representação. 3. ed. Rio de Janeiro: LTC, 1964.
PIAGET, Jean. Seis estudos de Psicologia. Tradução de N. C. Pereira. Lisboa: D. Quixote, 1976. (Trabalho original publicado em 1964).
PÓLYA, George. A arte de resolver problemas. Rio de Janeiro: Interciência, 1995.
SMOLE, Katia Stocco. A Matemática na Educação Infantil: a teoria das inteligências múltiplas na prática escolar. Porto Alegre: Artmed, 2003.
SMOLE, Kátia Stocco; DINIZ, Maria Ignez; CÂNDIDO, Patrícia. Brincadeiras infantis nas aulas de Matemática. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.











