Memória, monumentos e educação: a distribuição no espaço e no tempo dos colégios católicos na cidade do Rio de Janeiro / Memory, monuments and education: the distribution in space and time of catholic colleges in the city of Rio de Janeiro

Autores

  • Paula Leonardi Faculdade de Educação UERJ

DOI:

https://doi.org/10.24934/eef.v22i37.2755

Palavras-chave:

colégios católicos, memória, cidade, Rio de Janeiro

Resumo

As cidades são espaços de disputas nos quais a memória coletiva se constrói permitindo certa coesão e identificação de um grupo, nas quais marcos simbólicos promovem o reforço dae individuação e distinção de uma dada comunidade. Esta comunicação apresenta a distribuição de escolas e colégios católicos na cidade do Rio de Janeiro entre 1843 e 1950 observando-os como monumentos, marcas na paisagem, parte de um projeto político da Igreja para a socialização/educação dos sujeitos que habitam a cidade. A análise dos dados mostra que a escolha pelo local de fundação e de construção de colégios monumentais acompanha a mobilidade das elites cariocas, assim como as mudanças no traçado urbano empreendidas por reformadores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paula Leonardi, Faculdade de Educação UERJ

Graduada em Pedagogia pela UNESP- Rio Claro; mestre em Educação pela Faculdade de Educação UNICAMP (financiamento FAPESP); doutora em Educação pela área História da Educação e Historiografia da Faculdade de Educação USP (2008), com período de estágio no exterior na École des Hautes Études en Sciences Sociales (financiamento CAPES); pós-doutora em História da Educação e Historiografia pela Faculdade de Educação USP (2011), com financiamento FAPESP. Integra o projeto Temático FAPESP Congregações Católicas e Estado Nacional no Brasil. É professora adjunta da Faculdade de Educação UERJ e do Programa de Pós-Graduação em Educação (Proped/UERJ). Tem experiência docente na área de Educação, com ênfase em História da Educação, concentrando seus trabalhos docentes e de pesquisa em torno dos seguintes eixos: educação e cultura, memória, religião e educação.

Downloads

Publicado

12/08/2019

Como Citar

Leonardi, P. (2019). Memória, monumentos e educação: a distribuição no espaço e no tempo dos colégios católicos na cidade do Rio de Janeiro / Memory, monuments and education: the distribution in space and time of catholic colleges in the city of Rio de Janeiro. Educação Em Foco, 22(37), 151–170. https://doi.org/10.24934/eef.v22i37.2755