A EXPERIMENTAÇÃO EM FÍSICA MEDIADA POR INTERFACES DIGITAIS NA VISÃO DOS PROFESSORES DA UAB

Autores

  • Ivanderson Pereira da Silva Universidade Federal de Alagoas
  • Luis Paulo Leopoldo Mercado Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.24934/eef.v22i38.3163

Palavras-chave:

Experimentação, Universidade Aberta do Brasil, Ensino de Física, Formação de Professores, Licenciatura em Física

Resumo

Esse estudo investigou as concepções dos professores que atuam nos cursos de formação docente da área de Física da Universidade Aberta do Brasil acerca das possibilidades didáticas do uso de experimentos mediados por interfaces digitais. A investigação teve por objetivos identificar a presença desse tipo de prática experimental nesses cursos e evidenciar concepções pedagógicas emanadas dos professores que neles atuam acerca de suas potencialidades didáticas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que utilizou como instrumento de coleta de dados, questionário online envolvendo professores que atuam nos cursos de formação docente em Física ofertados por meio da UAB. Os dados coletados foram submetidos à Análise Textual Discursiva. Nos resultados evidenciamos três concepções: experimentos mediados como recursos inferiores aos experimentos convencionais; experimentos mediados como complementos dos experimentos convencionais; e a defesa da substituição, para fins didáticos, dos laboratórios convencionais pelos laboratórios mediados por interfaces digitais.

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Biografia do Autor

Ivanderson Pereira da Silva, Universidade Federal de Alagoas

É Licenciado em Física, Especialista em Mídias na Educação, Mestre e Doutor em Educação. Atualmente é professor da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Campus de Arapiraca, atuando nos Cursos de Licenciatura em Física e Pedagogia. É professor permanente do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática da UFAL. É líder do Grupo de Pesquisa em Educação, Mídias, Tecnologias e Sociedade (GEEMTS) e, dentro dessa perspectiva, desenvolve estudos no campo do Ensino de Ciências e da Formação de Professores.

Luis Paulo Leopoldo Mercado, Universidade Federal de Alagoas

Professor Titular da Universidade Federal de Alagoas com atuação na graduação em Educação Física e Pedagogia e na Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado em Educação). Bolsista Produtividade em Pesquisa 2 do CNPq. Doutor em Educação (PUC/SP, 1998), Mestre em Educação (UFSM, 1993), Especialista em Formação de Professores em Mídias na Educação (UFAL, 2010), Licenciado em Ciências Biológicas Licenciatura Plena (UFSM, 1989). Bacharel em Direito (CESMAC, 2012). Realizou Aperfeiçoamento em Formação em Tutoria Online pela Organização dos Estados Americanos (OEA/INEAM) e em Melhoria da Qualidade da Educação Básica pela UNESCO (UNESCO/OEA). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Alagoas. Lider do Grupo de Pesquisa Tecnologias da Informação e Comunicação na Formação de Professores Presencial e Online, certificado pelo CNPq.

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Publicado

27/12/2019

Como Citar

Silva, I. P. da, & Mercado, L. P. L. (2019). A EXPERIMENTAÇÃO EM FÍSICA MEDIADA POR INTERFACES DIGITAIS NA VISÃO DOS PROFESSORES DA UAB. Educação Em Foco, 22(38), 113–138. https://doi.org/10.24934/eef.v22i38.3163