Relações entre os conceitos de jogos e aprendizagem significativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24934/eef.v24i43.5534

Palavras-chave:

Aprendizagem Significativa, Ferramentas educacionais, Jogos

Resumo

Este artigo estabelece as relações entre as definições do conceito de jogos de diferentes autores e os conceitos de Aprendizagem Significativa de Ausubel (1968). Assim, pretendemos entender se os jogos podem ser utilizados como ferramenta para atingir uma aprendizagem mais significativa. Os dados da pesquisa foram coletados através de pesquisa bibliográfica e os resultados obtidos mostram que existem relações entre os conceitos de jogos e a Aprendizagem Significativa. Os jogos podem ser usados como ferramentas para uma aprendizagem mais significativa desde que sejam aplicados de forma não arbitrária, não literal e de uma forma que motivem os alunos a aprender.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raphael de Alcântara do Carmo, Instituto Federal do Ceará - IFCE

Mestrando no PPGArtes - IFCE, possui graduação em Sistemas e Mídias Digitais pela Universidade Federal do Ceará - UFC (2015), com graduação sanduíche no curso de Media na Soongsil University (Coréia do Sul) e graduação em Marketing pela Faculdade de Tecnologia Darcy Ribeiro - FTDR (2009). Possui Especialização em Tecnologias Digitais na Educação Básica (2019) pela Universidade Estadual do Ceará - UECE. Atualmente é professor e coordenador técnico do curso de Multimídia na EEEP Professora Alda Façanha. Atuou como designer e pesquisador de multimídia da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Design Gráfico, Design de Jogos e Ilustração, atuando principalmente nos seguintes temas: design, tipografia, jogos de plataforma, gamificação e game design.

José Maximiano Arruda Ximenes de Lima, Instituto Federal do Ceará - IFCE

Doutor em Artes pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais, Mestre em Informática Educativa pela Universidade Estadual do Ceará e Licenciado em Educação Artística (Lic.Plena) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professor Titular do Programa de Pós-Graduação em Artes/Departamento de Artes/IFCE. Leciona no curso de Licenciatura em Artes Visuais, no Mestrado Profissional em Artes do IFCE e no Mestrado Profissional em Artes (PROFARTES) da Universidade Federal do Ceará. Membro da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas (ANPAP) do Comitê Educação em Artes Visuais, representante da Sessão Regional Ceará (2013-2020) e 1° secretário da ANPAP (biênio 2013-2014). Membro da Comissão Editorial da Revista ARJ (Art Research Journal) para o período 2020-2022. Avaliador do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD)/2015-ARTE, PNLD/2018 e Coordenador Pedagógico do PNLD/2019-ARTE. Realizou exposições individuais e coletivas em Fortaleza, Santa Maria -RS, Bulgária e New York; e lidera o Grupo de Pesquisa Arte UM/CNPQ-IFCE. Desenvolve pesquisas nos seguintes temas: Ensino de Arte e Gravura.

Referências

APTER, Michael J. A Structural Phenomenology of Play. In: KER, J. H,; APTER, Michael J (org.). Adult Play: A Reversal Approach. Amsterdan: Swets and Seitlinger, 1991. p. 192-201.

ARAUJO, Maria Betânia Francisca de Albuquerque. Jogos educativos para dispositivos móveis ao alcance da aprendizagem significativa no processo de ensino-aprendizagem. 2016. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação). Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2016.

AUSUBEL, D.P. Educational Psychology: a cognitive view. Nova York: Holt, Rinehart and Winston, 1968.

AUSUBEL, D.P. Aquisição e Retenção de Conhecimentos: Uma Perspectiva Cognitiva. Lisboa: Plátano-Edições Técnicas, 2000.

AVEDON, E. M.; SUTTON-SMITH, B. The Study of Games. Nova York: John Wiley, 1971.

BORGES, Eciângela Ernesto. Contribuições dos jogos e atividades lúdicas para a aprendizagem significativa em química orgânica no 3º ano do ensino médio. 2015. 110 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2015.

CAILLOIS, Roger. Man, Play and Games. Londres: Thames and Hudson, 2001.

Candy Crush Saga. St. Julian’s: King. 2012. 1 jogo eletrônico.

CRAWFORD, Chris. The Art of Computer Game Design. Disponível em: http://www.vancouver.wsu.edu/fac/peabody/ game-book/Coverpage.html. Acesso em: 03 mar. 2020.

CSIKSZENTMIHALYI, Mihaly. Beyond Boredom and Anxiety: Experiencing Flow in Work and Play. San Francisco: CA, 1975.

ESPN: Central eSports: Programação de eSports na ESPN, Felps na SK Gaming e como foi a 3ª rodada do CBLoL. Disponível em: ://www.espn.com.br/noticia/669174_central-esports-programacao-de-esports-na-espn-felps-na-sk-gaming-e-como-foi-a-3-rodada-do-cblol. Acesso em: 15 mar. 2021.

HALLFORD, Neal; HALLFORD, Jana. Swords and Circuitry: A Designer’s Guide to Computer Role Playing Games. Boston: Premier Press, 2001.

HUIZINGA, J. Homo ludens: o jogo como elemento da cultura. São Paulo: 7.ed.Perspectiva, 2012.

JESUS, Rafael Tereso de. Proposta de uma UEPS para ensinar física de partículas através de jogos de cartas. 2018. [138] f., il. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.

MCGONICAL, Jane. A realidade em jogo: Por que os games nos tornam melhor e como eles podem mudar o mundo: 1 ed. Pasadena: Best Seller. 2011.

MOREIRA, Marco Antônio. ¿Al afinal, qué es aprendizaje siginificativo? Qurriculum : revista de teoría, investigación y práctica educativa. N. 25. La Laguna, Espanha. 2012.

PARLETT, David. The Oxford Dictionary of Card Games. Oxford: Oxford University Press, 1992.

SALEN, Katie; ZIMMERMAN, Eric; Rules of Play. United States: Mit Press, 2003.

SCHELL, Jesse. The Art of Game Design: A Book of lenses. EUA: Morgan Kaufmann Publishers, 2008. 250 p.

VYGOTSKY, L. S. Play and its Role in Mental Development of the Child. In: BRUNER, J. S.; JOLLY, A.; SYLVIA, K. Play and Its Role in Evolution and Development. New York: Peguin, 1976. p. 548-563.

WOODS, Stewart. Eurogames: The Design, Culture and Play of Modern European Board Games: 1 ed. Carolina do Norte: McFarland. 2012.

Downloads

Publicado

30/08/2021

Como Citar

de Alcântara do Carmo, R., & Maximiano Arruda Ximenes de Lima, J. . (2021). Relações entre os conceitos de jogos e aprendizagem significativa. Educação Em Foco, 24(43), 82–103. https://doi.org/10.24934/eef.v24i43.5534