Coordenação de cursos no Ensino Médio e Técnico:

aspectos históricos da função no Estado de São Paulo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/eef.v24i44.5705

Palavras-chave:

Gestão educacional, Educação profissional, História e memória da educação.

Resumo

O objetivo é apresentar um histórico da coordenação de cursos de ensino médio e técnico nas Escolas Técnicas Estaduais [Etecs] de São Paulo, explorando aspectos relacionados à sua inserção e trajetória no âmbito de um sistema público de educação profissional – o Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. Circunscrevemos esta pesquisa documental, de ordem qualitativa, ao âmbito da história das instituições escolares e dos espaços formais de educação. Buscou-se demonstrar o perfil do coordenador de curso, e como se constituiu historicamente este personagem nas Etecs. Sua atual forma derivou de outras funções, durante a expansão das unidades escolares e do próprio sistema estadual, conforme apontaram os registros iniciais da atividade de coordenação em 1988, passando pelo seu momento mais incisivo na segunda década dos anos 2000. A amplitude de suas competências e atribuições foi se modificando e ajustando às demais presenças, como as dos orientadores educacionais ou coordenadores pedagógicos.

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Biografia do Autor

Cristiano Pereira da Silva, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza

Mestre em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional. Diretor de Escola Técnica Estadual.

Paulo Roberto Prado Constantino, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza

Pós-doutorado pela Universidade Aberta de Portugal. Doutor em Educação pela UNESP - Marília. Mestre em Educação pela UNESP - Marília. Graduado em Música pela UEL - Londrina. Interesses em Educação, Música, Artes. Atua como professor e pesquisador na Unidade de Pós-Graduação, Extensão e Pesquisa do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza [Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional] e também na performance e ensino da Música. Líder do Grupo de Pesquisa "Gestão, Administração e Cultura da Educação Profissional e Tecnológica - GEACEP"

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Publicado

29/12/2021

Como Citar

Pereira da Silva, C., & Roberto Prado Constantino, P. (2021). Coordenação de cursos no Ensino Médio e Técnico: : aspectos históricos da função no Estado de São Paulo. Educação Em Foco, 24(44), 108–134. https://doi.org/10.36704/eef.v24i44.5705