Reconstrução histórica do grupo escolar de Ribeirão Claro no período de predominância da pedagogia nova no Brasil (1932-1969)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/eef.v25i45.5851

Palavras-chave:

Escola Nova, Grupo Escolar, História da Educação, Instituições escolares

Resumo

Este artigo apresenta o resultado de uma pesquisa sobre o Grupo Escolar de Ribeirão Claro, fundado em 1925 no Norte Pioneiro Paranaense. O trabalho objetivou reconstruir parte da história dessa instituição por meio da análise dos documentos do arquivo escolar. A reconstrução histórica realizada foi fundamentada pelo método do materialismo histórico-dialético, o que significa que o olhar para a instituição se articula à análise do contexto dos anos de 1932 e 1969, recorte da pesquisa. O período foi de predomínio da pedagogia nova no Brasil, o que possibilitou chegar a algumas conclusões: o Grupo Escolar foi, no período, uma instituição formadora da elite e com rígidos padrões de disciplina; a interiorização da educação escolar pública na região foi resultado dos ideais escolanovistas, do desejo do governo de modernizar a educação, dos novos núcleos populacionais gerados pela produção cafeeira e pela construção de ferrovias.

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Biografia do Autor

Maria Antonia de Lima

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP/CJ) (2021).
Participou do Grupo de Pesquisa História, Sociedade e Educação no Brasil (HISTEDBR) - GT
Norte Pioneiro (HISTEDNOPR) (2017-2020). Desenvolveu projeto de iniciação científica
vinculado a este grupo de pesquisa no Programa de Iniciação Científica Voluntária (PICV) da
UENP/CJ (2017-2018) e foi bolsista do Programa Residência Pedagógica da mesma universidade
(2020-2021). Mestranda em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). 

Vanessa Campos Mariano Ruckstadter, Universidade Estadual do Norte do Paraná/Programa de Pós-Graduação em Educação

Professora Adjunta do Centro de Ciências Humanas e da Educação da Universidade Estadual do Norte do Paraná, campus Jacarezinho. Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Norte do Paraná (PPEd/UENP). Líder do Grupo de Pesquisa "História, Sociedade e Educação no Brasil" (HISTEDBR) - GT Norte Pioneiro Paranaense. Coordenadora do Laboratório de Aplicações Pedagógicas Disciplinares (L@pis). Membro do Núcleo de Pesquisas Educacionais (NUPEd/UENP). 

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Publicado

29/04/2022

Como Citar

de Lima, M. A., & Campos Mariano Ruckstadter, V. (2022). Reconstrução histórica do grupo escolar de Ribeirão Claro no período de predominância da pedagogia nova no Brasil (1932-1969). Educação Em Foco, 25(45), 462–494. https://doi.org/10.36704/eef.v25i45.5851