A construção da cidadania e o incentivo à participação social no processo de formação da cidade a partir de práticas pedagógicas construtivistas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/eef.v26i50.6625

Palavras-chave:

Cidadania, Conhecimento, Construtivismo, Interpretação de sentido

Resumo

A ideia de trabalhar o conhecimento sobre leis urbanísticas em escolas públicas de Garanhuns/PE, entre fevereiro e dezembro/2018, surgiu do resultado da pesquisa PIBIC 2016-2017. Selecionou-se duas das escolas de ensino fundamental trabalhadas: Instituto Presbiteriano de Heliópolis, turma do 6° ano; e, Escola Silvino Almeida, turma do 5° ano. O objetivo foi demonstrar o incentivo aos jovens na construção da cidade e da cidadania no ambiente escolar, através de práticas pedagógicas construtivistas. Adotou-se o método interpretação de sentido conforme Gomes (2011), em duas etapas: aplicação de questionário e análise de imagem, em papel A3, de uma cidade fictícia, considerando temas abordados durante o período. Como resultado, verificou-se clara demonstração do incentivo dado através das colocações dos alunos. A compreensão da necessidade de participar, conhecendo e respeitando seus direitos e deveres reforçou o entendimento que a escola é o lócus ideal para essa construção, trabalhando vivências e experiências cotidianas dos alunos.

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Biografia do Autor

Maria do Carmo de Albuquerque Braga, Universidade Federal do Agreste de Pernambuco

Arquiteta e Urbanista (UFPE,1982), mestre em Geografia (UFPE,2000), doutorado em Desenvolvimento Urbano (UFPE,2006), pós-doutora (UNIBO/Itália,2016). Professora associada da Universidade Federal do Agreste de Pernambuco, em Garanhuns. Coordenadora de projetos de pesquisa e de extensão. Orientadora de Trabalhos de conclusão de curso. Membro do grupo de pesquisa Movimentos Sociais e Dinâmica Espacial (UFPE) e avaliadora de curso superior para reconhecimento pelo INEP/MEC. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Planejamento e Gestão Urbana e Regional e Dinâmica Espacial. 

 

link currículo lattes:   http://lattes.cnpq.br/6425147064576151

 

link ORCID:    https://orcid.org/0000-0002-5751-8930

Ângela Cordeiro Tenório dos Santos, Prefeitura Municipal de Garanhuns

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (UFAPE). Participou como bolsista do projeto de extensão no ano de 2018 pela mesma Universidade com tema do projeto (A cidade e o cidadão: estímulo à participação social no processo de construção da cidade). Professora contratada pela rede Municipal de Garanhuns – PE atuando na educação infantil.

Catarina da Silva Souza, Universidade Federal do Agreste de Pernambuco

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPE. Possui Mestrado em Educação (2010) e Licenciatura Plena em Educação Física (2006) pela UFPE. Atualmente é Professora Adjunto 3 da UFAPE, Chefe de Seção de Promoção de Saúde, Esporte, Lazer e Cultura da Coordenadoria de Atenção e Permanência Estudantil e Docente do Banco Nacional de Avaliadores do Sinaes – BASis.

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Publicado

30/11/2023

Como Citar

de Albuquerque Braga, M. do C., Cordeiro Tenório dos Santos, Ângela, & da Silva Souza, C. (2023). A construção da cidadania e o incentivo à participação social no processo de formação da cidade a partir de práticas pedagógicas construtivistas. Educação Em Foco, 26(50), 1–25. https://doi.org/10.36704/eef.v26i50.6625