A construção da cidadania e o incentivo à participação social no processo de formação da cidade a partir de práticas pedagógicas construtivistas
DOI:
https://doi.org/10.36704/eef.v26i50.6625Palavras-chave:
Cidadania, Conhecimento, Construtivismo, Interpretação de sentidoResumo
A ideia de trabalhar o conhecimento sobre leis urbanísticas em escolas públicas de Garanhuns/PE, entre fevereiro e dezembro/2018, surgiu do resultado da pesquisa PIBIC 2016-2017. Selecionou-se duas das escolas de ensino fundamental trabalhadas: Instituto Presbiteriano de Heliópolis, turma do 6° ano; e, Escola Silvino Almeida, turma do 5° ano. O objetivo foi demonstrar o incentivo aos jovens na construção da cidade e da cidadania no ambiente escolar, através de práticas pedagógicas construtivistas. Adotou-se o método interpretação de sentido conforme Gomes (2011), em duas etapas: aplicação de questionário e análise de imagem, em papel A3, de uma cidade fictícia, considerando temas abordados durante o período. Como resultado, verificou-se clara demonstração do incentivo dado através das colocações dos alunos. A compreensão da necessidade de participar, conhecendo e respeitando seus direitos e deveres reforçou o entendimento que a escola é o lócus ideal para essa construção, trabalhando vivências e experiências cotidianas dos alunos.
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