Expectativas de professores sobre um curso de formação continuada

tessituras de suas aprendizagens da docência

Autores

  • Daliane do Nascimento dos Santos Rodrigues Universidade Estadual do Ceará https://orcid.org/0000-0003-4298-0396
  • Francisco Mirtiel Frankson Moura Castro Universidade Estadual do Ceará
  • Ana Gabriella Ferreira da Silva Nóbrega Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.36704/eef.v26i49.6648

Palavras-chave:

Expectativas de aprendizagem, Formação de professores, Saberes docentes

Resumo

Buscamos analisar que expectativas de aprendizagem os professores/cursistas intencionam aprofundar e constituir sobre sua participação no Projeto de Alfabetização e Letramento – PROALE. Foram realizadas três rodas de conversa em 2020 com nove professoras do 1º ano do Ensino Fundamental – anos inicias, analisandas a partir das teorizações de Ibernón (2001), Tardif (2010), Candau (1997) e Veiga (2012). Os resultados apontaram como principais expectativas de aprendizagem: mediação pedagógica; estratégias de ensino voltadas para alfabetização e inovação pedagógica. Faz-se, necessário que os cursos de formação com suporte nas discussões teóricas possam mobilizar do professor uma reflexão sobre a sua prática pedagógica, de modo que ele seja capaz de consolidar e constituir aprendizagens relevantes para a docência.

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Biografia do Autor

Daliane do Nascimento dos Santos Rodrigues, Universidade Estadual do Ceará

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Graduada em Pedagogia, pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Membro Coordenador do Grupo de Estudo Pesquisas em Educação, Saberes e Aprendizagem da Docência (GEPESAD).

Francisco Mirtiel Frankson Moura Castro, Universidade Estadual do Ceará

Pós-Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Doutor em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC),  Especialista em Gestão, Planejamento e Avaliação Escolar pelo Instituto Superior de Teologia Aplicada - INTA. Graduado em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Licenciado em Geografia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Professor Assistente, nível D, do Setor de Estudos Metodologia e Pesquisa em Educação da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e docente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UECE. Coordenador do Grupo de Estudo Pesquisas em Educação, Saberes e Aprendizagem da Docência (GEPESAD).

Ana Gabriella Ferreira da Silva Nóbrega, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Doutoranda em Letras pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN. Mestrado em Letras pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN. Graduada em Letras, com habilitação em Língua Portuguesa e suas respectivas literaturas, pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte -UERN. Membro do Grupo de Pesquisa de Literaturas de Língua Portuguesa - GPORT.

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Publicado

03/08/2023

Como Citar

do Nascimento dos Santos Rodrigues, D., Frankson Moura Castro, F. M. ., & Ferreira da Silva Nóbrega, A. G. . (2023). Expectativas de professores sobre um curso de formação continuada: tessituras de suas aprendizagens da docência. Educação Em Foco, 26(49). https://doi.org/10.36704/eef.v26i49.6648