Transição acadêmica: expectativas dos alunos do ensino secundário em relação ao ensino superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/eef.v26i50.6679

Palavras-chave:

Transição, Moçambique, Escola pública, Expectativas acadêmicas

Resumo

Durante a transição do ensino secundário para o ensino superior, os alunos levam consigo várias expectativas sobre o que vão encontrar nesse novo contexto com características bem diferente do ensino secundário. A conclusão do ensino secundário coincide com o momento de preparação para o ensino superior e de elaboração de projetos fundamentais de transição para o futuro. As expectativas desta fase  A nossa pretensão ao desenvolver este artigo, visa identificar e descrever as expectativas dos alunos finalistas do ensino secundário público e fatores que interferem no processo de transição para o ensino superior. Um estudo qualitativo, desenvolvido a partir da entrevista compreensiva de Kaufmann (2013), participaram sete alunos de escolas públicas da região sul de Moçambique. Constatou-se a necessidade de haver diálogo entre as instituições do ensino secundário e do ensino superior para divulgar os cursos que oferecem e as condições de acesso.

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Biografia do Autor

Jacob Silva Alage, Universidade Federal da Bahia

Doutorando em Psicologia, Universidade Federal da Bahia

Mestre em Psicologia Educacional pela Unversidade Pedagogica de Mocambique

CURRICULO LATTES: http://lattes.cnpq.br/6132117583004100

 

Sônia Maria Rocha Sampaio, UFBA

Doutora em Educação (UFBA), Professora Titular do Instituto de Artes, Humanidades e Ciências Prof. Milton Santos (IHAC); Vice coordenadora do PPGEISU- UFBA

Currículo Lattes:  http://lattes.cnpq.br/8410150315315456 

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Publicado

13/11/2023

Como Citar

Silva Alage, J., & Rocha Sampaio, S. M. . (2023). Transição acadêmica: expectativas dos alunos do ensino secundário em relação ao ensino superior. Educação Em Foco, 26(50), 1–23. https://doi.org/10.36704/eef.v26i50.6679