Medicalização da infância:

uma análise sobre o estado do conhecimento a partir das pesquisas de mestrado em Educação e Psicologia no Brasil (2010-2020)

Autores

  • Brunesa Paulus de Morais Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE https://orcid.org/0000-0002-7823-024X
  • Janaina Damasco Umbelino Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

DOI:

https://doi.org/10.36704/eef.v27i51.6955

Palavras-chave:

criança, desenvolvimento, educação, medicalização, psicologia

Resumo

As discussões acerca do fenômeno da medicalização da infância demonstram como os sofrimentos humanos e a própria existência são patologizados desde a mais tenra idade. Dessa forma, objetivamos discutir sobre esse fenômeno a partir das pesquisas de mestrado em Educação e Psicologia no Brasil (2010-2020). Para isso, optamos por uma pesquisa bibliográfica do tipo estado do conhecimento, à luz da Teoria Histórico-Cultural, cujos fundamentos se assentam no Materialismo Histórico-Dialético. As categorias analíticas foram: medicalização e interseccionalidade; medicalização, exigências da sociedade capitalista e indústria farmacêutica; e medicalização e formação de professores. Os resultados indicam que as intervenções de cunho médico repercutem no imaginário coletivo como responsáveis pela melhora no funcionamento biológico e cognitivo da criança e por sua aprendizagem e desenvolvimento, justificando processos medicalizantes na infância. Ainda, as exigências da sociedade capitalista, somadas aos interesses da indústria farmacêutica, contribuem para a promoção inadvertida de psicofármacos, incidindo igualmente na formação de docentes.

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Biografia do Autor

Brunesa Paulus de Morais, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE, campus de Francisco Beltrão/PR, Brasil. Psicóloga. E-mail: morais.brunesa@gmail.com.

Janaina Damasco Umbelino, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Professora do curso de Pós-graduação em Educação e do curso de Pedagogia na Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE, campus de Francisco Beltrão/PR, Brasil. E-mail: janaina.umbelino@unioeste.br.

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Publicado

06/04/2024

Como Citar

Paulus de Morais, B., & Damasco Umbelino, J. (2024). Medicalização da infância:: uma análise sobre o estado do conhecimento a partir das pesquisas de mestrado em Educação e Psicologia no Brasil (2010-2020). Educação Em Foco, 27(51), 1–31. https://doi.org/10.36704/eef.v27i51.6955