Visualidades e afetos na educação
DOI:
https://doi.org/10.36704/eef.v27i51.7137Palavras-chave:
Cultura Visual, Práticas artísticas., Pedagogias culturais, ArtografiaResumo
A disciplina Arte pode conduzir o diálogo interdisciplinar, multidisciplinar e até transdisciplinar a partir da educação em visualidades. Conferir a essa disciplina uma maior importância na escola, assim como a educação em visualidades, permite que a expressão de sentimentos e visões de mundo, a estética e a produção criativa sejam incorporadas à pedagogia, imprimindo uma conotação mais sensível e humana na educação eminentemente racionalista que praticamos. A partir de temas do cotidiano recontados em eventos artísticos pedagógicos na escola é possível estabelecer diálogos entre a arte, a cultura de massa, a cultura popular e as demais disciplinas curriculares em aulas mais interativas, prazerosas e criativas. Entre as novas abordagens educacionais está a A/r/tografia, criada inicialmente como uma Pesquisa Baseada em Artes, mas que também pode ser uma filosofia de educação, uma vez que defende uma educação baseada na teoria, na prática, mas também na poética.
Downloads
Referências
ABREU, Carla Luzia. Géneros y sexualidades no heteronormativas en las redes sociales digitales. Barcelona: Biblioteca Fragmentada. (Tesis doctoral, 2010. Universitat de Barcelona) Disponível em: http://www.bibliotecafragmentada.org/generos-y-sexualidades-no-heteronormativas-en-las-redes-sociales-digitales/ Acesso em: 2 de novembro de 2016.
BARBOSA, Ana Mae. Arte/Educação Contemporânea: consonâncias internacionais. São Paulo: Cortez, 2008
BERTÉ, Odailso; TOURINHO, Irene. Entre madonas virgens e eróticas: corpo, imagem e afetos como investimentos das Pedagogias Culturais. In: MARTINS, Raimundo e TOURINHO, Irene (Orgs.) Pedagogias Culturais. Santa Maria: Ed. da UFSM, 2014.
BISHOP, Claire. (Org.).Participation. Cambrigde: MIT Press, Whitechapel Ventures, 2006.
BISHOP, Claire. Artificial Hell: participatory art and the politics of spectatorship. (ebook) London: Verso, 2012.
BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean Claude. La Reproduccion: Elementos para una teoria del sistema de la enseñanza. Barcelona: Ed. Laia, 1977. [1964].
BOURRIAUD, Nicolas. Estética relacional. São Paulo: Martins, 2009.
CONTE, Elaine; PEREIRA, Marcelo de Andrade. Pedagogia da Performance: da arte da linguagem à linguagem da arte. In: Marcelo de Andrade Pereira. (Org.). Performance e Educação: (des)territorializações pedagógicas. 1 ed. Santa Maria, 2013, v. 1, p. 101-120.
DE MASSI, Domenico. Criatividade e Grupos Criativos. Rio de Janeiro: Sextante, 2003.
ECO, Umberto. Obra Aberta: formas e indeterminação nas poéticas contemporâneas. São Paulo: Perspectiva, 2015.
FERNÀNDEZ, Tatiana. Eventos Artísticos como pedagogia cultural. Brasília, Ed. Universidade de Brasília, 2015.
FREEDMAN, Kerry. Enseñar la cultura visual: curriculum, estética y la vida social del arte. Barcelona: Octaedro Ediciones, 2006.
FREIRE, Paulo; BETTO, Frei; KOTSCHO, Ricardo. Essa escola chamada vida. São Paulo: Ed. Ática, 1986.
FRENDA, Perla; GUSMÃO, Tatiane Cristina; BOZZANO, Hugo Luis Barbosa. Arte em interação. São Paulo: IBEP, 2013.
GOMBRICH, Ernst H. A História da Arte. Rio de Janeiro: LTC Editora S.A, 1993.
GREGORIOU, Greg N. Encyclopedia of Alternative Investments. New York: Chapman and Hall/CRE, 2008. DOI: https://doi.org/10.1201/9781420064896
GUATTARI, Felix. Caosmosis. Buenos Aires: Ediciones Manantial. 1996.
HAUSER, Arnold. História Social da Arte e da Literatura. tradução Álvaro Cabral. São Paulo: Ed. Martins Fontes, 1995.
HERNÁNDEZ, Fernando. Transgressão e mudança na educação: os projetos de trabalho. Porto Alegre: ArtMed, 1998.
HERNÁNDEZ, Fernando. Abordagem Triangular e Cultura Visual: Possibilidades no Ensino da Arte. Polêmica. Boletim Arte na Escola. Edição #76 maio/junho 2015. Disponível em: < http://artenaescola.org.br/boletim/?id=75442&3289> Acesso em: 25 julho 2015.
IRWIN, Rita. A/r/tografia. In: DIAS, Belidson; IRWIN, Rita L. (Orgs.) Pesquisa Educacional Baseada em Arte: A/r/tografia. Santa Maria: Ed. da UFSM, 2013.
JAGODZINSKI, jan; WALLIN, Jason. Arts-Based Research: A Critique and a Proposal. Rotterdam: SensePublishers, 2013. DOI: https://doi.org/10.1007/978-94-6209-185-6
MAFFESOLI, Michel. O tempo das tribos: o declínio do individualismo nas sociedades de massas. Tradução de Maria de Lourdes Menezes. Rio de Janeiro: Forense, 2014.
MARTINS, R. Das Belas Artes à Cultura visual: enfoques e deslocamentos. MARTINS, R. (Org.) Visualidade e Educação. Goiânia: FUNAPE, 2008
MIRZOEFF, Nicholas. An Introduction to Visual Culture. New York: Routledge, 2009.
MITCHELL, William John Thomas. Picture Theory. London: The University of Chicago Press, 1995.
MITCHELL, William John Thomas. What do pictures want? London: The University of Chicago Press, 2005. DOI: https://doi.org/10.7208/chicago/9780226245904.001.0001
ONFRAY, Michel. La puissance d'exister. Paris: Edition Grasset&Fasquelle, 2006.
PROENÇA, Graça. História da Arte. São Paulo: Ed. Ática, 2001.
RANCIÈRE, Jacques. A partilha do sensível: estética e política; tradução Mônica Costa Netto. São Paulo: Editora 34, 2009.
RANCIÈRE, Jacques. O destino das imagens; tradução Mônica Costa Netto. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.
RANCIÈRE, Jacques. O espectador emancipado; tradução de Ivone C. Benedetti. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2014.
RODRIGUEZ, Simón. O inventamos o erramos. Caracas: Monte Ávila Editores Latinoamericana CA, 2008.
SANTOS, Boaventura de Sousa. A crítica da razão indolente: contra o desperdício da experiência. Para um novo senso comum: a ciência, o direito e a política na transição paradigmática. vol.1. São Paulo: Cortez, 2000.
SINNER, Anita; LEGGO, Carl; IRWIN, Rita; GOUZOUASIS, Peter; GRAUER, Kit. Analisando as práticas dos novos acadêmicos: teses que usam metodologias de pesquisas em educação baseadas em arte. In: DIAS, Belidson; IRWIN, Rita (Org.) Pesquisa Educacional Baseada em Arte: A/r/tografia. Santa Maria: Ed. da UFSM, 2013.
SOULAGES, François. Communications, Littératures&Signes. Collection “Les traces de l’image”. Paris, ÉditionsArgraphie, 1992.
TREND, David. Cultural Pedagogy: Art, Education, Politics. New York: Bergin & Garvey, 1992.
VASCONCELLOS, Sônia Tramujas. Entre {Dobras}Lugares da pesquisa na formação de professores de artes visuais e as contribuições da Pesquisa Baseada em Arte na Educação para ampliação de relações entre representação visual e produção de (auto)conhecimento. Disponível em: <http://www.ppge.ufpr.br/teses/d2015_Sonia%20Tramujas%20Vasconcellos.pdf> Acesso em: 2 de fevereiro de 2015.
VIDIELLA, Judit Pagès. Materialidade e Representação: repensando a corporalidade desde as pedagogias de contato. In: MARTINS, Raimundo e TOURINHO, Irene (Orgs.) Educação da Cultura Visual: aprender...pesquisar...ensinar... Santa Maria: Editora da UFSM, 2015.
WEINER, Eric. Making the Pedagogical (Re) Turn: Henry Giroux’s Insurgent Cultural Pedagogy.JAC. Vol. 21 No. 2, p. 434-451, Spring, 2001.
UTUARI, S.; LIBÂNEO, D.; SARDO, F.; FERRARI, P. Arte Por Toda Parte.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.