Visualidades e afetos na educação

Autores

  • Leisa Sasso Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal e Secretaria de Cultura e Economia Criativa MUSEU Nacional da República

DOI:

https://doi.org/10.36704/eef.v27i51.7137

Palavras-chave:

Cultura Visual, Práticas artísticas., Pedagogias culturais, Artografia

Resumo

A disciplina Arte pode conduzir o diálogo interdisciplinar, multidisciplinar e até transdisciplinar a partir da educação em visualidades. Conferir a essa disciplina uma maior importância na escola, assim como a educação em visualidades, permite que a expressão de sentimentos e visões de mundo, a estética e a produção criativa sejam incorporadas à pedagogia, imprimindo uma conotação mais sensível e humana na educação eminentemente racionalista que praticamos. A partir de temas do cotidiano recontados em eventos artísticos pedagógicos na escola é possível estabelecer diálogos entre a arte, a cultura de massa, a cultura popular e as demais disciplinas curriculares em aulas mais interativas, prazerosas e criativas. Entre as novas abordagens educacionais está a A/r/tografia, criada inicialmente como uma Pesquisa Baseada em Artes, mas que também pode ser uma filosofia de educação, uma vez que defende uma educação baseada na teoria, na prática, mas também na poética.

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Biografia do Autor

Leisa Sasso, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal e Secretaria de Cultura e Economia Criativa MUSEU Nacional da República

Leísa Sasso

Doutora em Arte (UnB 2018). Mestre em Arte ( UnB 2014). Especialização em Gestão Escolar (UnB 2009). História da Arte (FADM 2005). Graduação em Artes Visuais pela Universidade de Brasília (UnB 2001). É professora da Secretaria de Estado de Educação do DF (SEEDF) em atuação desde 2021 até o presente momento na Secretaria de Cultura e Industria Criativa (SECEC) responsável pelo Programa Educativo do Museu Nacional da República em Brasília. Foi bolsista da Capes e realizou seu estágio doutoral em Vancouver no Canadá na British Columbia University no ano de 2017, coorientada pela Profª Rita Irwin. Pertence ao Grupo de Pesquisa em Mediação Cultural -GPeMC/UPM/CNPq coordenado pela Profª Dr. Mirian Celeste Martins da Universidade Presbiteriana Mackenzie de São Paulo e ao grupo de pesquisas Metodologias Educação e Materiais em Artes Visuais - MEMAV/UnB/CNPq do Instituto de Artes da Universidade de Brasília, coordenado pela Profª. Dr. Therèse Hofman Gati.  Foi Diretora do Centro Educacional São Francisco em São Sebastião DF de 2008 data da fundação da escola até março de 2015. Foi Chefe da Unidade Regional de Educação Básica de São Sebastião (SEEDF-2019 -2020) responsável pela parte pedagógica de 28 Escolas públicas de Educação Básica. Tem experiência na área de Gestão, Artes Visuais, Teatro, Cenografia, Figurino e Texto teatral. Recebeu prêmios por seu trabalho como arte-educadora entre eles - Prêmio Arte na Escola Fundação IOSCHPE/Bradesco em 2006, Prêmio Cultura Viva do Ministério da Cultura em 2007, Prêmio de Teses e Dissertações da Universidade de Brasília 2015. Atuou como consultora do MEC como Integrante da Comissão Técnica do Plano Nacional do Livro Didático no Edital 2021, Objeto 3. Obras destinadas para a Formação Continuada para Gestores do Ensino Médio. E-mail: leisa.sasso@gmail.com ; Link do lattes: http://lattes.cnpq.br/2572871221495786 ; Link do Orcid: http://orcid.org/0000-0003-4398-2297

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Publicado

06/04/2024

Como Citar

Sasso, L. (2024). Visualidades e afetos na educação. Educação Em Foco, 27(51), 1–27. https://doi.org/10.36704/eef.v27i51.7137