O parecer CFE 977/65 e o processo de institucionalização da pesquisa educacional na pós-graduação

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/eef.v27i53.7889

Palavras-chave:

Educação, Instituições, Pesquisa

Resumo

O tema no artigo é a institucionalização da pesquisa em educação. Considerando a importância do Parecer do Conselho Federal de Educação 977/65, que teve como objetivo a definição da pós-graduação, seus níveis e suas finalidades, este artigo tem como objetivo apresentar alguns apontamentos sobre o processo de institucionalização da pesquisa educacional, com base nas discussões normativas sobre a pós-graduação como espaço institucional da pesquisa científica. O Parecer foi documento fundamental no processo que institucionalizou, conceituou e sistematizou a pós-graduação brasileira em um contexto de transformações econômico-político-sociais em que a educação foi terreno necessário para as demandas exigidas pelo projeto de desenvolvimento nacional, no cenário organizado, à época, pelo governo militar. Resultante de pesquisa bibliográfica e documental, o artigo apresenta como resultado a presença do Parecer do Conselho Federal de Educação 977/65, sua importância no sistema de pós-graduação e seus impactos no debate sobre os processos institucionais da pesquisa educacional brasileira.

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Biografia do Autor

Aline de Carvalho Moura, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO

Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ProPed- UERJ). Professora Adjunta do Instituto Multidisciplinar da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), onde atua, também, como docente no Programa de Pós-graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEDUC).  Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino Superior e Pesquisa em Educação - ESPE/UFRRJ, e pesquisadora no Núcleo de Pesquisa em Epistemologia e Metodologia das Ciências (Episteme) ProPed/UERJ.

Siomara Moreira Vieira Borba, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro . Professora Associada da Faculdade de Educação, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Exerce atividades de ensino na Graduação em Pedagogia e na Pós-graduação. Tem experiência na área de pesquisa, dedicando-se as seguintes temáticas de investigação: pós-graduação em educação, formação do pesquisador, conhecimento científico, pesquisa em educação.

Alexandre Augusto e Souza, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutorando em Educação e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Graduado em Pedagogia e Licenciado Pleno pela Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Pesquisa a pesquisa em educação, ou seja, sobre a prática de pesquisa em educação. Tem experiência em pesquisas, no tema pesquisa em educação, como colaborador em grupos de pesquisas sediados em programas de pós-graduação em educação, como pesquisador colaborador em pesquisas sobre a pesquisa em educação financiadas por agências de fomento à pesquisa (CNPq e FAPERJ), como bolsista de pesquisa de agências como CNPq e FAPERJ e como bolsista UERJ de apoio à pesquisa, na Faculdade de Educação (UERJ)

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Publicado

23/12/2024

Como Citar

DE CARVALHO MOURA, A., Moreira Vieira Borba, S., & Augusto e Souza, A. (2024). O parecer CFE 977/65 e o processo de institucionalização da pesquisa educacional na pós-graduação. Educação Em Foco, 27(53), 1–22. https://doi.org/10.36704/eef.v27i53.7889