O parecer CFE 977/65 e o processo de institucionalização da pesquisa educacional na pós-graduação
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https://doi.org/10.36704/eef.v27i53.7889Palavras-chave:
Educação, Instituições, PesquisaResumo
O tema no artigo é a institucionalização da pesquisa em educação. Considerando a importância do Parecer do Conselho Federal de Educação 977/65, que teve como objetivo a definição da pós-graduação, seus níveis e suas finalidades, este artigo tem como objetivo apresentar alguns apontamentos sobre o processo de institucionalização da pesquisa educacional, com base nas discussões normativas sobre a pós-graduação como espaço institucional da pesquisa científica. O Parecer foi documento fundamental no processo que institucionalizou, conceituou e sistematizou a pós-graduação brasileira em um contexto de transformações econômico-político-sociais em que a educação foi terreno necessário para as demandas exigidas pelo projeto de desenvolvimento nacional, no cenário organizado, à época, pelo governo militar. Resultante de pesquisa bibliográfica e documental, o artigo apresenta como resultado a presença do Parecer do Conselho Federal de Educação 977/65, sua importância no sistema de pós-graduação e seus impactos no debate sobre os processos institucionais da pesquisa educacional brasileira.
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